Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

domingo, 31 de outubro de 2021

FAZENDO OS REMENDOS.

 Estamos vendo os dias passando tão rápidos que nos assusta. Tem horas que a semana parece ter encolhido e os dias já não tem mais 24 horas.

Será que realmente o tempo está voando ou nós que estamos com pressa?

De agora para frente já começa o cheirinho de natal no ar. Esse ano, mesmo ainda vivendo uma pandemia, já percebemos as pessoas se planejando para as festividades do fim de ano.

Com certeza o natal já não será o mesmo. Vão faltar muitas pessoas. Uma tristeza diferente estará sentada ao nosso lado.

Sinto cheiro de melancolia. Um vazio muito grande estará entre as famílias. Muitas crianças ficaram órfãos, muitos pais perderam seus filhos, muitas famílias foram dizimadas.

Eu perdi, você perdeu, todos nós de alguma maneira tivemos nossas perdas. É muito recente. Ainda dói.

Como comemorar o natal desse jeito?

Para esse ano precisamos dobrar os joelhos e agradecer por estarmos aqui, por mais que nos falte a alegria, mas nós sobrevivemos a esse maldito vírus invisível. Já é motivo de gratidão. 

Agora é seguir nossas vidas, fazendo os remendos necessários e manter nossa fé em Deus e na vida . Confiando sempre: nada acontece por acaso 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 30 de outubro de 2021

O QUE LEVAR PARA O FUTURO?

 Eu não sei você, mas me pego com o olhar parado no tempo e revejo minha trajetória.

É algo diferente de se fazer, afinal nem todo passado é um lugar seguro para se visitar.

No entanto, ele trás respostas para muitas coisas que estão acontecendo no agora. Pode ser a tal da colheita, pois essa é certa.

Gosto muito de viajar pela minha infância, pela simplicidade. Tudo era pouco, conforto não tínhamos, vivíamos felizes com o básico.

Pés descalços, escaladas em pé de manga, pega pega no escuro, queimada, casas sem muros altos, luz de lamparina. Assim era a vida, assim vivíamos rodeados de amor .

Sem tv, internet até mesmo sem carro. As compras anotadas na caderneta, todos eram de confiança e amigos. A solidariedade era vizinha de todos. A generosidade companheira de vida. Uns se alegravam pela conquista do outro, não havia tanta ambição.  

Rever esses momentos me torna nostálgica. Olho para o lado nos dias de hoje e desconheço essa humanidade.

Para onde foram as virtudes e bons costumes? O que fizeram com todo aprendizado? Quem é esse ser tão inteligente que manipula para o mal?

Já não tenho mais meus 7 anos. Estou pertinho da melhor idade e tenho preocupação com essa geração do futuro.

O que levarão? Eu trouxe na minha bagagem tantas coisas boas que hoje são a parte mais gostosa que guardo com muito amor.

E você? O que traz em sua bagagem? O que leva para o futuro?

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

SOMOS VÍTIMAS DE NÓS MESMOS.

 Agimos por impulso ou de caso pensado .

Agimos na hora da raiva, sem pensar e a resposta pode ser brutal.

Agimos programando cada passo, não podemos falhar, porém mesmo assim para cada reação tem uma reação .

Não brinque de Deus com a vida de ninguém. Você também pode estar no olho do furacão e também ser a próxima vítima.

A vida não brinca com ninguém, muito menos alisa você; ela é justa. Passe o tempo que passar.

Talvez você seja como lobo em pele de cordeiro, mas as máscaras caem com o tempo. A roda da vira gira e a cobrança chega.

Por que agir pelas costas contra alguém que sempre lhe fez bem, lhe estendeu a mão, te tirou de enrascada e até mesmo te livrou de pagar perante a lei?

O que fez ou melhor: quem te instruiu a ser mau caráter, covarde, medíocre? Você tem um caráter duvidoso, isso ninguém tem dúvidas, só imaginei que a vida, a maternidade lhe ensinaria a ser mais humana.

Enganei- me feio. Fui vítima fácil em suas mãos, em suas mentiras e tramas. Eu sobrevivi pois sou do bem, sou amada e muito querida. Tenho Deus me blindando .

E você? Tem esperança de passar impune nessa vida?

Eu fui vítima de mim mesma, pois sabendo quem você era acreditei em sua mudança. Me ferrei 

Agora estou longe de suas fofocas e intrigas. Deito e coloco minha cabeça no travesseiro.e durmo. Tenho paz. Estou feliz e a espera de mais felicidade.

Lembre-se sempre: o bem sempre vence.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

O VELHO E BOM AMIGO.

 Quem não gosta de tirar um tempinho para seu velho e bom amigo? 

Estamos voltando devagar a sair e fazer visitas. Senti falta de sentar no banquinho com minha amiga Flor e como diz o seu marido :" falar da vida alheia".

Senti também falta dos longos bate-papo com minha amiga Patrícia. Sempre alto astral não deixando a peteca cair. Sempre usando do bom humor para me tirar do desânimo. Com isso uma cerveja leva a outra e os longos papos agradavam as duas.

Isso sem falar do salão da Ezangela, onde os assuntos são sempre variados. O bate papo com Jane ao fazer minha unha e minhas vizinhas que com certa distância colocávamos as conversas em dia.

Conversas jogadas fora com Ana Paula, onde tínhamos tanto pra dividir, demos boas gargalhadas. Dividimos medos e sonhos.

As conversas presenciais  ficaram guardinhas na pandemia e agora já voltam  normal . Sentimos tanta falta do olho no olho. Ali rolava cumplicidade.

Não podendo jamais esquecer da Heloísa, prima/irmã que batemos um papo diário pelo celular. São tantos assuntos que a distância não atrapalhou, muito pelo contrário; nos reaproximou ainda mais.

Eu e Valdênia dividindo nossos problemas. Uma dando força pra outra. 

E a família da Isabela ( minha nora) que são fundamentais para me tirar de casa e ter ótimas noites de uma boa conversa! 

Hoje vou tomar café com minha amiga Lurdinha. Companheira do curso de confeitaria. Será uma tarde de rir dos momentos que vivemos tão descontraídas. Sei que vamos ter muito pra falar.

Um bom e velho amigo faz tanta falta que todos deveriam prezar pelos seus.

O verdadeiro amigo mesmo a distância é tão presente que parece está ali, bem pertinho.

Com um cafezinho fica ainda melhor.

Márcia Coutinho

www facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

SOMOS A AÇÃO.

 Todos os dias vivemos sensações diversas. Sentimos coisas que até então eram desconhecidas. 

Isso só acontece porque não somos imunes às injustiças que nos cercam. Porém nem sempre somos capazes de tomar alguma atitude.

Isso nos machuca, nos torna seres impotentes.

Não podemos com isso deixar as coisas " rolarem soltas", nós podemos de alguma maneira ser a diferença. Agregar aos fatos nossas atitudes.

Como sempre digo: falar todos falam, criticar então todos criticam mesmo que não sabem nada sobre a situação. Precisamos colocar ações em movimento. Nos entrosar com o meio onde a situação acontece.

É importante não se calar diante da injustiça, nem mesmo procurar briga. É necessário ter a razão em suas mãos para ter respaldo em suas decisões.

Sempre iremos esbarrar em seres " donos da razão", pessoas que não se incomodam com a dor do outro ou aquelas que só vivem em função de si mesmo.

Fuja dessas pessoas. Procure estar sempre perto de pessoas que se preocupam mesmo com o próximo, exercite o bem.

Márcia Coutinho

www.fscebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 26 de outubro de 2021

ME TRANSFORMANDO.

 Cheguei em uma fase da minha vida em que grandes sonhos já não fazem parte dos meus desejos. 

Também não sonho pequeno. Ainda tenho muitos planos para mim e o principal deles é me manter feliz .

Passeia muitos "perrengues" aos longos desses anos. Cada queda uma nova cicatriz. A princípio questionava Deus o porquê.

Hoje, com a maturidade e as experiências adquiridas; vejo que essas cicatrizes são marcas do meu crescimento pessoal .

Ninguém cai por se manter no mesmo lugar. Cai quem se arrisca, quem se permite caminhar para alcançar seus sonhos.

Tenho dentro de mim uma força muito grande. Ela é capaz de transformação. Sou capaz de me transformar para me tornar melhor.

Já não quero contos de fada, nem beleza, muito menos riqueza. Busco e prezo pela minha paz e com ela mantenho minha saúde física e mental.

Aprendi que pessoas tóxicas me fazem mal, deletei uma por uma. Sigo tranquila, fazendo o que posso fazer de melhor por mim e pelos outros .

Agora sei o que é o equilíbrio. É manter-se focada , de bem com a vida e as pessoas, tirando do seu caminho pessoas e coisas que não agregam ao seu novo ritmo de vida, isso tudo sem gritos, mas sim com muita elegância.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

FAZENDO A MALA.

 Em algum momento da vida vamos precisar despedir dela. Na maioria das vezes partimos sem chance de nos despedir ou tentar reverter aquilo que não fizemos de maneira correta.

Dessa maneira, devemos ao longo dos anos ir fazendo a nossa mala para que nada fique para trás.

Nela é preciso colocar o que aqui fizemos.

Para começar coloque a amizade. Todos aqueles que você caminhou ao lado deles. Aqueles que você fez a diferença com seu apoio e parceria.

Agora; coloque a generosidade para todas as suas atitudes que ajudaram o próximo . O partilhar engrandece a nossa alma e não nos custa nada.

Coloque o respeito. Independente da idade ou sexo , respeite a todos. Para cada oi, bom dia que deu sem olhar a quem também devem ser colocados um ao lado do outro.

E o amor. Ah!! O amor...esse aí nunca pode ficar para trás. Ele deve nos acompanhar em cada passo. Sem o amor não conseguimos fazer amigos, nem ser generosos e muito menos respeitar.

O amor é o mais nobre dos sentimentos. Ele é companheiro de vida. Ele não pesa sua bagagem muito pelo contrário; ele alivia o peso.

Então, para cada coisa boa que fizer sua bagagem vai ficando leve .

Para cada vez que errar o passo, o peso só aumenta. Por isso viva de boas ações e nunca arrependerá de nada que deixou para trás. 

Levará a saudade dos bons tempos vividos.

Márcia Coutinho

www facebook.com/salpicandoideias

domingo, 24 de outubro de 2021

O QUE LEVAREMOS?

 Como gostamos de comprar o que queremos! Como é bom pagar por isso! 

Melhor ainda é viajar, conhecer lugares, pessoas. Ir e vir quando queremos!

E comer? Escolher nosso cardápio diário ou simplesmente pagar por ele.

Tem pessoas que se sacrificam dia após dia, anos após anis para acumular bens e muitas vezes " comprar"amigos. Aquilo é o que os mantém de pé e infla seu ego .

Mas, afinal de conta: o que levamos dessa vida?

Não me entendam mal. Não sou contra trabalhar e ter o que precisa para seu conforto e bom proveito. Sou contra as pessoas deixarem de comer e muitas vezes pagarem suas contas para ter o seu smartphone do ano. 

Trocam viver dentro de seu padrão de vida para ostentar o que não possuem. Precisam estar bem nas postagens. Vivem de uma falsa aparência.

Mas pra que tudo isso? Nada levaremos. 

Independente do seu fim, todos voltaremos de onde viemos, voltaremos de mãos vazias. Nenhum rótulo, nem carros, jóias ou imóveis. Tudo ficará para trás.

Então, quando pensar em passar a perna em alguém ou trair a confiança de seu amigo, fazer os outros um degrau, lembre-se: aqui somos meros passageiros, deixe bons exemplos, deixe uma saudade gostosa dos bons momentos vividos, deixe um legado de solidariedade e generosidade.

Deixe exemplos e será lembrado do que fez, não deixe um rastro de sujeira por onde andou.

Deixe saudade.

Márcia Coutinho

www.facebook com/salpicandoideias

sábado, 23 de outubro de 2021

BUSQUE A ALEGRIA.

 Está difícil a alegria!

Sim. Muito difícil, porém não é impossível. Basta acordar disponível a fazer o bem e ver sua contribuição na alegria do próximo. Isso já vale seu sorriso. Sua alegria acontecerá expontâneanente.

Não perca a oportunidade de ser a diferença em um mundo tão cheio de ódio, críticas, maldades, intolerâncias.

Não compactue com o mal. Vire as costas. Aprenda a estender as mãos, a ser um ouvinte, a silenciar. Todos nós somos capazes disso, mas muitas vezes nos aliamos ao lado errado para nos sentir importantes, nos sentir inseridos onde acreditamos ser o nosso lugar.

Confundimos os conceitos e virtudes. O mal nunca se justifica. A verdade tem que ser prioridade, por mais que ela vá contra aos princípios dos oportunistas.

Seja sempre a luz, a esperança, mesmo que se sinta fragilizado e triste. 

Toda essa mudança na maneira de conduzir nossa vida com certeza trará a alegria de volta à nossa vida e mostrará que, mesmo em dias nublados um pequeno raio de sol pode ser a grande diferença .

Em falta do sol, de empatia; distribua o bem, ele será a claridade que falta.

Márcia Coutinho

www.facebook.com) salpicandoideias

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

É HOJE.

 Estamos vivendo o agora e isso é o suficiente. Viver o hoje com intensidade, fazendo valer a pena cada atitude é um marco de esperança para o futuro.

Cada ação tem suas consequências, por isso a necessidade de se fazer presente, ser presente para você e para quem te acompanha nessa caminhada maluca chamada de vida.

O hoje é pra ser vivido com gratidão, com a certeza de que está fazendo um bom plantio com respeito e amor ao próximo.

O hoje não é o que deixamos de fazer ontem nem o que pretendemos para o amanhã; é o agora.

Não se vislumbra o futuro se seu hoje é cheio de interrogações ou quem sabe de reticências. É viver o agora, é não trapacear seu destino, é não jogar suas sujeiras debaixo do tapete.

Cada passo errado que der, cada pessoa que você desprezar, cada aceno, cada sorriso, tudo isso se junta em um mesmo caminho. Por isso a necessidade do agora, do hoje serem vividos de maneira a não se arrepender com as consequências...ali bem no futuro.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

UMA DURA LIÇÃO.

 Essa pandemia nos mostrou que não estamos preparados para ficarmos presos dentro de casa. Somos seres prontos para voar 

Descobrimos também que somos capazes de nos reinventar. 

Reviramos o baú dos velhos tempos, nos tornamos criativos e até mesmo nos arriscamos no novo.

Muitas pessoas passaram a conviver e se conhecerem melhor dentro da própria casa. Viram o tamanho da distância que existiam entre eles .

Clamamos por Deus. Nos aproximamos mais da nossa fé.

São períodos difíceis. Não sabíamos e ainda não sabemos grandes informações sobre essa doença. Convivemos com informações desencontradas e uma briga política lamentável.

Aos poucos estamos tentando voltar a uma nova normalidade. A vacina chegou trazendo esperança, por mais que um lado tenta impor um negacionismo que levou muitas vidas.

Esse período, principalmente no início, tirou muitas pessoas do eixo, fez a ansiedade e o medo crescerem. A depressão aflorou.

Agora, mais fortes e ainda tentando compreender tudo que aconteceu no mundo nesses últimos anos, uma coisa temos certeza: a vida é muito curta, precisamos vivê-la de forma intensa, nos permitindo ser quem queremos.

O amanhã pode não chegar.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quarta-feira, 20 de outubro de 2021

QUEM É VOCÊ ?

 Você já deve ter ouvido a seguinte pergunta em vários momentos: quem é fulano na fila do pão?

Para várias versões essa frase vem como um deboche, uma crítica ou uma insinuação.

Nos coloca como alguém superior, capaz de menosprezar o outro. Mesmo que esse outro esteja errado. Estamos errando ao apontar o dedo.

Você já se perguntou quem é você na fila do pão? Você como tantos por aí se acham capazes de julgar, apontar os erros. Quem é você?

Tem assuntos que não nos dizem respeito, nem ao menos conhecemos as pessoas ou situações as quais elas se encontram. E, procuramos algo para criticar.

As redes sociais realmente são terras sem donos. Todos postam o que querem e recebem elogios ou críticas de desconhecidos. 

Esquecem os críticos que em algum momento essa roda vai girar.

Gostariam de estar no olho do furacão? Então; cuidado com suas palavras, seus julgamentos. Todos nós erramos, somos imperfeitos, por mais que pensamos o contrário.

Tem críticas tão severas e amargas que influenciam diretamente no comportamento e vida das pessoas.

Cuide mais de você, da sua vida. Semeia a paz para colher o sono tranquilo. 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 19 de outubro de 2021

A QUE PONTO CHEGAMOS!

 Nada melhor do que acordar com uma boa notícia e ela se multiplicar durante o d

Quem não gostaria disso, não é mesmo?

Infelizmente não é essa a realidade da maioria das pessoas. Já não temos tantos motivos de alegria ou felicidade.

Como ser feliz quando sabemos que o nosso semelhante está sofrendo tanto? Será que somos frios o suficiente para não nos compadecer do sofrimento alheio?

Estou estarrecida e ao mesmo indignada com a situação da fome aqui no Brasil. Está estampada nas manchetes de todas as mídias. 

Não podemos fechar nossos olhos. Precisamos parar de reclamar e olhar atentamente para essa catástrofe. A fome chega a 19 milhões de pessoas e ainda tem quem quer lucrar com isso .

É muito desumano.

No sul do país e agora já se espalha pelo país inteiro a VENDA de ossos. Como podem?

Pé de galinha passou a valer peso de ouro. Eu que aprecio e sempre compro estou assustada com o aumento do preço. É vergonhoso!

Para completar; em Fortaleza as pessoas estão procurando comida nas caçambas de caminhões de lixo. É lamentável.

Até quando vamos ver a humilhação, o descaso, a falta de amor ao próximo serem manchetes de jornais?

É preciso que o poder público faça sua parte.

 É preciso cada um de nós sermos solidários.

É preciso mais humanidade, menos egoísmo, 

É preciso parar de fazer política com a dor do outro. Se nada for feito, sinto em dizer: o mundo não tem mais jeito.

Márcia Coutinho

www Facebook com/ salpicandoideias

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

QUANTAS INCERTEZAS!

 Vivemos acuados pelas incertezas . Por mais que façamos as coisas para darem certo; isso nem sempre acontece.

Essas incertezas muitas vezes nos levam a não tentar. Nos acovardamos.

É preciso tentar, confiar em você. Por mais que sua insegurança lhe sopre nos ouvidos, arrisque-se. Não deixe a incerteza fazer morada em seu coração.

É preciso lembrar que, a única certeza que temos é que somos passageiros nessa vida. A morte chega para todos. Não existe nada que mude essa realidade .

O dinheiro pode lhe proporcionar realizar grandes sonhos e até te fazer feliz. Mas não é suficiente para lhe garantir o sono tranquilo.

Por mais que as incertezas sejam grandes e desafiadoras, você pode bater de frente com ela e mostrar a sua grandeza, sua força.

Não perca a oportunidade que tem de ser quem é por medo. Tenha certeza que se não tentar as "incertezas" sempre serão as pedras do seu caminho.

Márcia Coutinho

www facebook com) salpicandoideias


domingo, 17 de outubro de 2021

TENHO ORGULHO DE MIM.

 Hoje, resolvi me olhar no espelho. Encarar de frente essa nova mulher que estou me transformando.

Eu sabia que nos últimos anos precisei me reinventar, descobrir e encarar minhas falhas e melhorar. 

Está sendo um processo de descobertas. Percebi que muitas coisas podiam ter sido diferentes, no entanto é caindo que se aprende a levantar.

Falar alto, impondo minhas opiniões não quer dizer que estou certa. Muito pelo contrário; quem grita é porque está perdendo a razão .

O silêncio é o mais sábio conselheiro. Eu não me calava, precisava ter a última palavra. Me perdi.

Foram tantos anos errando quando pensava estar acertando que, precisei mergulhar no fundo do poço para descobrir que não sou ruim para as pessoas, mas comigo mesmo .

Encontrei amigos tão especiais que mostraram que sou capaz de ir muito além. Que Deus colocou alguém para seguir comigo a minha caminhada . Está sendo revelador.

Venho aprendendo todos os dias que posso melhorar , que posso encarar cada cabelo branco, cada marca de expressão com orgulho.

Estou amadurecendo com qualidade de vida. Estou orgulhosa de mim mesma, estou construindo a minha felicidades. 

A mulher que vejo no espelho é sim, uma nova e forte mulher.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


sábado, 16 de outubro de 2021

DESELEGANTE.

 Hoje, vou descrever duas situações que aconteceram bem perto de mim e que, acreditem; não era o desfecho que pensei .

Na segunda-feira fui fazer uma viagem para resolver um "problema". 

Já estava sentada na poltrona do ônibus e na frente, nas primeiras poltronas estava uma senhora com uma criança .

Logo entrou uma outra senhora com mais idade da que estava sentada e logo questionou que a poltrona que a criança estava sentada era dela.

A mulher pediu se a senhora não importava de trocar de lugar pois não encontrou lugares juntos para ela e a neta.

Admirei-me com a resposta dela: não, comprei essa e nela vou viajar. O rapaz que estava ao lado do numero que seria da crianca se prontificou a trocar de lugar.

Não custou nada a ele e ainda fez uma boa ação.

Na volta aconteceu a mesma situação. Só que era um rapaz que queria vir ao lago do tio. O rapaz fez a troca tranquilo e ainda disse: sem problema. O importante é chegarmos ao destino.

Aquilo só mostrou que, com idades tão opostas tiveram atitudes também opostos. O rapaz foi cavalheiro e a senhora de uma grosseria sem necessidade. 

Ela só trocaria se quisesse. É um direito dela. O que pegou mal foi a maneira ríspida com que respondeu . Será que gostaria de viajar distante de sua neta? Como agiria se a situação fosse com ela?

Trate as pessoas como gostaria de ser tratado. Imagine-se no lugar do outro. 

Márcia Coutinho

www.facebook com/salpicandoideias

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

A MÃE DE TODAS.

 Ela é a mãe de todas, também aquela tão pouco recompensada e na maioria das vezes desvalorizada. Ela é a professora.

Missão sublime. Um amor pela arte de educar. 

Nunca uma profissão provou o seu valor como estamos vendo nos dias atuais. O professor precisou se reinventar para não deixar que o conteúdo não chegasse aos seus alunos.

Enfrentam críticas, piadinhas mas não perdem a capacidade de buscarem inovações, capacitações e com isso provam o quanto são necessárias.

Salas lotadas, alunos sem nenhum interesse, pais que transferem a responsabilidade de educar, mal remunerados, carga horária além da sala de aula, trabalho exaustivo. Assim definimos a rotina e vida dos trabalhadores da educação.

A importância dos professores vai além do que podemos definir. Basta olhar o brilho no olhar quando vêem a sua missão sendo cumprida. 

Quem valoriza o professor aplaude as outras profissões, sem o educador não existe o médico, o advogado, o dentista, o engenheiro e tantos outros profissionais.

Quando erguer o seu diploma de qualquer que seja sua profissão escolhida, ofereça- o a todos os seus mestres.

Eles sim, te conduziram ao pódio de suas conquistas.

A todos os professores o meu respeito, o meu abraço.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

SOMOS INFLUENCIÁVEIS?

 Desde pequena entendi e aprendi que os melhores conselhos são dados por pessoas de nossa confiança que, com sua sabedoria adquirida com o tempo e as experiências possam nos orientar.

No entanto novos conceitos são lançados dia após dia, nem por isso quer dizer que são os corretos. 

Vivemos uma fase onde o certo já não é certo, nossos pais já não são os melhores conselheiros.

Mas pergunto: o que mudou?

Estamos vivendo uma era onde o desconhecido de uma vida impecável consegue direcionar sua vida sem saber suas reais condições e situações. E você se deixa iludir.

Estou falando dos influencers digitais. Eles não são pessoas normais muito menos comuns. Ostentam uma vida sem problemas, um corpo e cabelos perfeitos, relacionamentos com as melhores pessoas, viagens , luxo...

Isso não te deixa com a pulga atrás da orelha? Quem são essas pessoas por detrás dessa fama? Elas realmente são isso tudo, são exemplos pra você?

Exemplos tiramos de quem convivem conosco, de quem faz o bem e expõe sua verdadeira realidade.

Ser influencer digital não é profissão, me desculpa quem se considera profissional, essa é minha opinião. Essas pessoas são montagens. Profissionais são aqueles que estudam, se capacitam e se oferecem ao mercado de trabalho, prontos e capacitados. 

Cuidado, não se deixe o influenciar pelo desconhecido. O mundo não é tão cor de rosa como querem te apresentar.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

SEM PRESSA.

 Gente que vai e vem, sem direção em busca da tal felicidade.

Gente que busca no acaso a resposta da sua angústia.

Gente que sobe e desce a espera de um milagre.

E por onde anda a sua felicidade? Não adianta procurar debaixo do tapete ou dentro da gaveta. Ela está onde menos se espera: está dentro de você.

Está nos pequenos detalhes, nos passos displicentes, no piscar dos olhos.

Tem pessoas que andam grandes distâncias, desafiam a existência, subornam, mentem ou até mesmo trapaceiam. Elas quer ser felizes a qualquer custo.

A felicidade chega e assim como veio ela se despede, deixando um vazio. Um gosto amargo do fracasso.

Essa gente toda que passa ao seu lado, vai em direção a um ponto em comum: todos buscam ser felizes.

Não importa a raça ou a religião, nem mesmo a  classe social. Todos corremos na mesma direção. Aqueles que vão na contra mão, se perdem, caem, vêem seus objetivos fracassarem  e a felicidade escorrer por entre os dedos.

Não desafie a natureza, não force sua presença, não imponha passos a mais do necessário .

A vida passa num instante e talvez sua pressa não os leve a lugar algum.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 12 de outubro de 2021

DIA DE CELEBRAR.

Hoje no Brasil se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso país .

Hoje se comemora o dia das crianças.
Duas comemorações que ganham significados diferentes.

Em um ano tão difícil, com tantas perdas o mundo se agarrou a Deus, se uniu em orações pela cura. O mundo está doente.

Independência de quem não crê em Nossa Senhora, à sua maneira fizeram e fazem suas orações. 

Para os católicos a data é muito importante e por isso muito comemorada. Romarias enchem o Santuário, os fiéis se unem pedindo a padroeira do nosso país para que nos cubra com seu manto e nos livre das doenças, da violência, do desemprego e de tantas maldades.

Dia das crianças, quando estas estão perdendo a infância para a tecnologia, estamos vendo cada vez mais as crianças deixando de ser crianças.

É preciso trabalhar muito para que o encanto dessa fase não se perca. Nossas crianças precisam voltar a brincar de boneca, de casinha, de futebol, de carrinho .

Que Nossa Senhora Aparecida ilumine o caminho dessas crianças ; que a modernidade e as necessidades estão tirando a infância, a inocência.

Para quem acredita, façamos uma corrente de oração pelo povo tão sofrido desse nosso país.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

EU TENHO AMIGOS.

 Sempre gostei de ajudar as pessoas. Isso me fazia bem, pois sabia que um dia poderia estar na situação de precisar também. 

É a lei da vida. E foi isso que aconteceu comigo. 

Quando descobri que estava com depressão, foi um susto, porém sabia que algo estava errado. Eu não me reconhecia mais.

A vida havia perdido seu encanto. Já não queria as coisas que me davam alegria. Ler, escrever que eram minhas paixões foram ficando para trás.

Me perdia em lágrimas, um nó na garganta, uma solidão que doía. Me refugiava em meu quarto, ali sim me sentia melhor.

Não conseguia descrever o que sentia, não conseguia me abrir. Só sabia que estava me afundando. Era hora de pedir socorro. 

Busquei forças, talvez o restinho que ainda tinha. A ajuda veio de pessoas que estavam sempre ao meu lado, que sabiam da minha história e do meu desejo de sempre ajudar.

Aos poucos,com ajuda médica , psicológica e principalmente dos amigos as cores começaram a voltar. Eu quis minha vida de volta. 

Não foi uma caminhada fácil, ainda tenho recaídas, mas não me descuido. Sempre tenho perto de mim quem está atento às minhas palavras e atitudes . 

Eu tenho amigos. Por isso continuo na missão de também estar atenta. Tem sempre alguém precisando de você.

Márcia Coutinho

www.facebook.com) salpicandoideias



domingo, 10 de outubro de 2021

TERIA QUE SER ASSIM.

 Em um mundo cheio de pessoas imperfeitas; procuramos alguém que aceite nossas imperfeições e juntos vamos nos adequando um na vida do outro .

Teria que ser assim, mas não é. Estamos vendo pessoas tentando moldar a outra, querendo criar " pessoas", se esquecendo que temos nossas peculiaridades e um berço de onde trazemos uma bagagem muito grande.

Claro que, muitos se perdem na vida. Se tornam fracas, maleáveis demais e principalmente influenciáveis.

Como um balanço pendem de um lado para o outro. Nunca estão bem muito menos felizes .

Será possível no mundo de hoje, com tanta intolerância, desrespeito sermos nós mesmos sem sermos julgados ou moldados por uma sociedade tão imperfeita?

A resposta é simples: não. Quem tenta ser ele mesmo, impondo suas ideias; recebe críticas, principalmente dos fracassados e covardes.

Se você aceite suas imperfeições e sabe lidar com elas, com certeza saberá aceitar o outro como ele é. Juntos chegarão a um consenso e trilharão um caminho de erros e acertos com cumplicidade e sabedoria .

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 9 de outubro de 2021

SE AME ANTES DE TUDO.

 Quero tanto entender o porquê de tanta maldade, tanta covardia entre os homens!

Está cada dia pior essa situação. Não dá pra engolir essa violência; principalmente contra as mulheres.

Ninguém é de ninguém. Somos livres e podemos fazer nossas escolhas. Não somos obrigadas a ficar em um relacionamento abusivo. 

O tempo das cavernas se foi. Estamos em pleno século XXI e os homens continuam agindo como predadores. Chega!!

Infelizmente nem todos aceitam o NÃO. Agridem, violentam, matam. E o pior, a maioria fica pouco tempo preso. São acobertados por meus frágeis. As medidas protetivas ficam apenas no papel. O medo, as ameaças, as chantagens estão escancaradas.

Será possível que não existe lei nesse nosso país para punir esses agressores, assassinos?

Essas mulheres mortas, agredidas não são apenas números de uma triste estatística. Elas tem rostos, tem nomes, tem famílias.

Não aceite nenhum tipo de violência. Dê um basta. Quem ama não machuca. Não acredite em falsas promessas.

Ninguém muda da noite para o dia. 

Se ame antes de tudo .

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

SUAS ESCOLHAS.

 Pensamos que temos tão pouco da vida, afinal vemos pessoas com carro do ano, bom emprego, trocam de namorados, viajam...

Me pergunto: parecem pessoas realizadas, felizes. Mas, será que são mesmo? 

A felicidade muitas vezes é feita por pequenos detalhes. Não precisamos esfregar nossas conquistas na cara da sociedade. A conquista é sua, o mérito também. 

Quantas pessoas se sentem vazias, mesmo tendo tudo. Às vezes falta o mínimo. Corremos tanto para ter e esquecemos de ser.

Sim, termos tudo e sermos pequenos, vazios. 

A vida pede que saibamos pesar tudo que queremos para não sermos ambiciosos demais e termos tão pouco de valores e ética.

Não se preocupem em mostrar suas conquistas, elas causam inveja aos incompetentes que não são capazes de ser igual ou melhor a você.

Busque viver da melhor maneira, semeie o bem, pratique a verdade, use seus valores. Não menospreze ninguém.

Lembre-se sempre: nós somos aquilo que queremos ser, porém pagamos um preço pelas nossas escolhas.

Márcia Coutinho

www.facebook.com) salpicandoideias

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

O PESO DA INGRATIDÃO.

 Quando abrimos nosso coração para receber uma pessoa, estamos prontos a servir. O bem sempre é um alento.

Aos poucos vamos deixando as pessoas fazendo moradia em nossos corações, em nossas vidas .

Muitas vezes esquecemos de fazer o bem a nós mesmos para servir ao próximo. Aquilo enriquece nosso existir. Nos faz bem.

E quando aquele que ajudamos se torna um ingrato? Isso nos machuca, nos faz questionar a vida. 

Vale a pena ser sempre bom?

Ao mesmo tempo devemos lembrar que ajudar é muito bom, só não podemos criar expectativas. Nem sempre o que fizemos será reconhecido .

As pessoas na maioria das vezes são movidas pela ambição. Seu caráter pende onde melhor lhe servem.

Continue sendo quem é, ajudando, sendo solidário. Sua parte você faz, os outros que se preocupem com a conta que irão pagar no futuro, afinal a colheita é certa .

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quarta-feira, 6 de outubro de 2021

VENTANIA OU BRISA?

 Tenho medo do vento forte. Ele provoca estragos, tira a poeira das folhas e a transporta para outros cantos. Causa estragos, sujeiras.

Esse vento quando vem de mansinho em forma de brisa, transforma os sons dos galhos das árvores em lindas canções. Um espetáculo auditivo.

Portas que batem, medo do que aquele vento pode tirar do lugar causando tragédias e perdas. É preciso estarmos atentos o tempo todo diante de um vendaval.

Assim como a brisa e o vento que fazem parte do nosso cotidiano, a nossa vida também passa por momentos de alvoroço e calmaria.

Se de repente percebemos que não estamos sabendo lidar com nossos problemas, nossa vida vira de ponta cabeça; é a ventania forte. Precisamos nos ater ao foco do problema e tentar resolve-lo para alcançar a brisa .

Não é fácil, porém devemos entender que só nós podemos interferir na natureza de nossas atitudes, se vamos permitir que o vento forte nos destrua ou se vamos reverter e transformar em uma brisa mansa, mas eficaz.

Todos temos nossos dias de tempestades, mas eles passam.  Não permitam que os estragos desses momentos lhe tirem a força, a perseverança e os bons sentimentos.

O vendaval só persiste em nossas vidas se permitimos. Você tem o poder para mudar o rumo de sua vida .

Márcia Coutinho

www facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 5 de outubro de 2021

PAREM TUDO.

 Um dia do nada, o mundo parou. Uma pandemia tomou conta de nossas vidas. Era o novo coronavírus que adentrava os nossos lares, mudando nossa rotina, tirando vidas e deixando cientistas de cabelo em pé à procura da cura para a covid-19.

Aos poucos, em meio ao caos descobrimos nossas fragilidades e  foi preciso nos reinventar .

Já são dois anos de pandemia. A vacina chegou para alívio dos que acreditam na doença, nos que perderam familiares e amigos . Um verdadeiro alívio .

Os comerciantes descobriram através dos aplicativos da internet uma maneira de driblar a crise. O whatsapp tornou-se a ferramenta do socorro. Com isso muitos aprenderam a contornar a crise.

Como dizem por aí" nada é tão ruim que não possa piorar"; ontem o mundo parou novamente. Não por causa de uma nova pandemia, mas por causa de uma pane nas plataformas digitais .

Foram sete horas sem Facebook, Instagram e whatsapp .

Mais um teste para todos. Mesmo que uns surtaram por causa do vício, outros tiveram prejuízos enormes porque viram seus negócios pararem, empresas ficaram de pés e mãos amarradas. Vencemos o dia.

Percebemos que somos capazes de muito mais do que imaginamos .

As redes sociais são muito importantes, porém podemos ser surpreendidos por elas. Precisamos ter uma carta na manga, afinal as máquinas também surtam e os seus condutores também.

Percebemos que nossas vidas não podem parar, somos capazes de nos reinventar quantas vezes for preciso.

E quanto aos prejuízos? Esse aí é um assunto mais delicado. Vamos nos reinventar outras vez.

Márcia Coutinho

www Facebook com/salpicandoideias

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

ESPELHE-SE.

 Não podemos generalizar todas as afirmações, porém essa é para aquelas mulheres que se encaixam nela: como é difícil ser mulher!

Aliás, é tão difícil que algumas fogem às regras e fazem nossas lutas se tornarem árduas e nossas escolhas impossíveis.

Vamos falar da mulher mãe. Solteira ou casada  que tem filhos e muitas vezes não podem abraçar a maternidade como um todo 

Vivem um dilema: serão mães em tempo integral auxiliando na tarefa de educar, cuidar, zelar ou serão mães profissionais; deixando esses cuidados para terceiros?

É uma dificil escolha. Mães em tempo integral se anulam como profissionais .

Profissionais e mães será um tempo dividido . Não podendo assim ser 100% nenhuma de suas escolhas.

Mesmo assim, vivendo entre as suas escolhas, sempre colocando seus filhos como prioridade são julgadas o tempo todo .

As críticas são muitas, mas quem julga não sabe como essas mulheres são guerreiras e incansáveis. Mesmo cansadas do dia de trabalho fora de casa não medem esforços para estar sempre ao lado dos filhos .

Viram noites que se emendam com dias quando seus filhos adoecem . Fazem horas extras para " compensar" as faltas justificáveis.

Quando ver uma mulher de olheiras, cansadas não façam críticas ou julgamentos. Admirem-as.

É preciso olhar com carinho, você sabe o que sua mãe passa todos os dias, apesar da sua idade, para que nada lhe falte .

Bata no peito e diga: que orgulho dessa mulher!

E você que não é mãe, espelhe-se na sua mãe para ter a certeza que sendo mãe ou não também será uma grande mulher.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 3 de outubro de 2021

NOVA SEMANA.

 Mais uma semana começando e com ela a esperança de que seja boa, mais leve.

Assim estamos construindo nossos sonhos, um dia por vez. Aprendemos que em algum momento é preciso parar, olhar para os lados, nos reconstruir e seguir frente .

Nada de correria, atropelando etapas. Tudo no tempo certo. Pelo menos esses últimos anos nos mostrou que, estamos sujeitos aos imprevistos, ao acaso. Não estamos preparando o futuro deixando algo inacabado.

É preciso cautela, sabedoria, equilíbrio.

Mais uma semana sim. Eu conto cada dia para dezembro chegar. Não apenas para finalizar o ano, mas para que eu possa iniciar um novo ciclo.

Minha história vai ganhar novas páginas. Escreverei um capítulo por vez, respeitando o tempo e buscando me acertar.

Para cada dia que passa aumentam minhas expectativas, eu não posso errar. Por isso venho aprendendo todos os dias a trabalhar minha ansiedade. Busco deixar para trás tudo que me fez mal, todas as pessoas que me magoaram .

Minha vida não será perfeita, mas sim, um ajuste diário de meus atos para não ferir aquele que confia em mim.

E que essa nova semana seja regada de boas notícias, esperança e muita fé para todos nós.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


sábado, 2 de outubro de 2021

VELHO É BOTINA.

 Ontem comemoramos uma data que serve de alerta a todos sobre os cuidados que devemos dedicar aos nossos idosos.

Estava sem inspiração para falar sobre algo tão importante e queria dedicar a eles todo o meu tempo e carinho, e aqui estou 

Meu filho tinha 5 anos e chamou minha mãe para brincar com ele. Ela parou o que estava fazendo e foi. Só que, criança tem muita energia e queria mais e mais. Ela então disse a ele que, depois brincava mais pois estava velha e cansada 

Meu filho ficou tão bravo, olhou nos olhos dela e disse: -" você não quer brincar pode falar, mas velha você não é. Velha é botina, você é idosa."

Fiquei assistindo aquela cena e vi naquele momento que não existem pessoas velhas, pois o velho jogamos fora, nos desfazemos ou reciclamos .

O idoso que merece atenção, carinho, respeito e todo nosso cuidado. São partes nossa.

Por mais que estamos vendo tantos idosos maltratados, esquecidos nos asilos, sendo explorados por seus familiares o que muito nos machuca. Também vemos eles sendo cuidados, amados.

O idoso já não quer ficar em casa curtindo a aposentadoria. Eles estão voltando a viver na melhor idade. Estão se cuidando. O que é muito bom .

Como nem tudo são flores, assistimos o descaso das autoridades, da saúde pública em relação aos idosos. Esquecem eles que, um dia estarão nessa posição e a roda da vida gira. O amanhã a Deus pertence .

Sonho com um mundo melhor, com mais  respeito para que nossos idosos possam envelhecer com dignidade e que saibamos valorizar essas pessoas sábias que nos enriquecem com suas histórias, seu passado .

Maltratar um idoso é arrancar uma página de um livro, é conviver com a incerteza do final 

Márcia Coutinho

www Facebook com/ salpicandoideias

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

FAXINANDO MEU EU .

 Nem sempre acordamos ou deitamos de bem com a vida e conosco mesmo. Parece que algo está errado.

Mesmo na correria do dia a dia, aquela sensação de fracasso nos tira a paz e o sono.

Tentamos fingir que está tudo bem, porém dentro de nós sabemos que isso não é verdade. É como se olhássemos nossa casa, mesmo arrumada algo parece fora do lugar.

Quando isso acontece resolvemos fazer uma boa arrumação e acabar com essa sensação.

Te pergunto: por que não fazer uma faxina no seu próprio eu? Isso mesmo, vasculhe dentro de você e busque o que anda te tirando o sossego.

Já aviso, como arrumar casa cansa, faxinar seu coração alem de cansar pode demorar mais do que o previsto .

Comece buscando pelas pessoas que estão ao seu lado. Elas sugam sua energia ou somam à sua vida? Quem não agregar deve ser excluída.

Precisei fazer isso, no princípio doeu, mas hoje vejo que já devia ter feito vem antes, estou bem melhor comigo mesmo.

Você está feliz no seu emprego ou com o que faz? Se a resposta for não, procure aperfeiçoar, busque se aprimorar. Saia do comodismo e arrisque-se.

Está numa boa no seu relacionamento? Se a  resposta for não, proponho uma boa conversa. Acerte as arestas. Não fique em um relacionamento tóxico. Você merece mais.

Assim vai acontecendo essa limpeza interior. Vamos deletar o que não nos faz bem, o que nos incomoda. Busque para você apenas o que agrega. Desfaça do que acumula negatividade, assim como tiramos o pó dos móveis.

Pronto. Agora de coração limpo e alma mais leve, seguirá feliz pelo seu caminho, afinal você acertou consigo mesmo e está pronta para o recomeço ou talvez o novo.

O nosso eu precisa estar sempre limpo, organizado. Nós precisamos da paz interior para manter nosso corpo e mente sãos. Só nós sabemos o que nos incomoda e como resolver. 

De vez em quando pare o que está fazendo e cuide de si mesmo.

Vai valer a pena.

Márcia Coutinho

www.faxebook.com/salpicandoideias