Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

domingo, 4 de janeiro de 2015

ISTO É UMA CONTRADIÇÃO.

            
                                                    
               Vivemos diariamente em contradições.  Isso  só acontece porque a cada instante tentamos nos conhecer melhor e buscamos realizar nossos objetivos.
                Muitas vezes usamos a lógica, a coerência, revivemos situações e com isso o tempo vai passando e quando percebemos perdemos algumas chances.
                A todo esse processo de busca e aprendizado sempre aparecerão as contradições, fazendo com que nos nossos caminhos  a busca pela verdade demore um certo tempo para acontecer.
                O futuro não vem pronto, ele não acontece agora, o verdadeiro caminho é feito de compreensão, busca e aperfeiçoamento, é uma constante construção. Os prós e contra aparecem como contradições que a vida oferece.   
                Se sua busca não deu certo, culpe alguém e tudo bem. Mais uma contradição da vida: culpar quem nem mesmo esteve ao seu lado, é mais fáci, mais prático ,menos dolorido.
                As injustiças  retratam as contradições que a vida nos oferece, queremos respeito mas não somos capazes de respeitar em todos os sentidos. Isso faz parte da nossa evolução. A isso damos o nome de trajetória da compreensão. Compreender para ser um dia compreendido.
                Algumas contradições chamam a nossa atenção: antes médico era apenas um para tratar todos os tipos de doenças, hoje é um para cada especialidade, mais mortes acontecem sem diagnóstico, falta médico, falta humanidade.
                Brincava-se na rua de bola, peteca, carrinho de rolimã, boneca, hoje é playstation, celular, tablet e não pode sair de casa, muita violência. Agora tem a depressão causada pelo medo e insegurança.
            Roupa nova era só para ir à missa. Hoje guarda-roupa cheio e não tem escolha...
            Para tentar entender as contradições da vida, em uma frase de Dalai Lama talvez seja a resposta que queremos:
             “Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido”.

Márcia Coutinho 


0 comentários:

Postar um comentário