Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

terça-feira, 7 de junho de 2016

SOMOS MESTRES E ALUNOS.


                                                                                                 

Quando criança ficava imaginando que, quando crescesse iria ser professora. A arte de ensinar me encantava.

Aquelas figuras que passaram em minha vida, foram tão importantes que até hoje me inspiro nelas em tudo. Na perseverança, na amizade e competência. Realmente elas tinha na educação uma missão.

O tempo passou. Tornei-me educadora. Porém a grande missão que me propus não estava nas salas de aulas. O dia a dia foi e está sendo o meu maior aprendizado.

Aqueles alunos que passaram em minha vida não apenas aprenderam comigo, aprendi com cada um. Eles tinham em suas bagagens muitas histórias.

Quantas vezes nos sentimos superiores por ter mais conhecimento, na verdade eu tinha aprendido mais, estudado, me dedicado à minha profissão. Estava preparada para enfrentar uma sala de aula, sabia dos desafios. Trazia em meus livros e planos de aula tudo preparado para ensinar.

Quantas aulas passei sem nada ensinar, eu estava aprendendo. Aqueles olhares famintos, aqueles casos de vó, aquelas conversas atravessadas, aquelas amizades sinceras que ali nasciam.

Percebi então que, nessa vida somos o mestre na arte de ensinar e os grandes alunos sedentos por aprender.

Em todas situações podemos ser professores e nos tornar também alunos.

Podemos fazer de cada experiência uma lição de aprendizado. Vale a pena aprender um pouco mais a cada dia.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

0 comentários:

Postar um comentário