Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

quinta-feira, 31 de julho de 2014

QUERO LHE CONTAR UMA FOFOCA

A primeira coisa que faço ao acordar é ligar o rádio para ficar por dentro das notícias. E pasmem! Uma mulher de 35 anos, juntamente com mais duas pessoas matou um homem, seu companheiro, com golpes de facas e pauladas ; não satisfeitos, passaram com com carro por cima da vítima para terem certeza que ele estava morto. A causa deste ódio tão grande? Vizinhos disseram que seu companheiro havia estuprado sua filha de 9 anos. Cega de raiva, armou com seus amigos e colocou o plano em ação.Agora presos, cumprirão pena. Ficarão bons anos na prisão! Conclusão: após investigações descobriram que não houve estupro, foi uma grande fofoca entre vizinhos.
Fiquei tão estarrecida com a notícia, que pensei com meus botões: como a fofoca tem poder! Que mentes doentias criam uma intriga que é capaz de acabar com amizades, famílias. É preciso "investigar" a notícia, saber de onde partiu, se tem fundamento. A pessoa que lhe contou é digna de confiança?
Imagino a fofoca como um fermento; se colocado o tanto certo; a receita será um sucesso,  colocado a mais, tudo sairá errado. Perda de ingredientes, tempo...
Assim é a fofoca.Se termos atenção, se passarmos adiante, aumentando sempre um pouquinho aqui, outro ali, ela se espalhará ao ponto de poder provocar uma tragédia como aconteceu. Porém, se ficarmos atentas a detalhes, não dermos tanta importância ela acabará, sem sequelas.
Tem pessoas que vivem de fofocas, lhe faz bem. No entanto esta pessoa ficará sozinha, ninguém confiará a ela nem mesmo uma simples receita, sua maldade, seu prazer pela infelicidade alheia será sua ruína.
Temos que ficar atentos aos sinais, pessoas fazem-se de amigos, entram em sua casa, passam a fazer parte de sua família, no entanto com  esta mesma rapidez destrói, aniquila!
As redes sociais estão recheadas de fofocas de celebridades... as revistas investem nestes assuntos. As pessoas gostam de saber do que acontece com o outro, e nós passamos isso adiante.Assim é a vida:
de conto em conto, cada um aumenta um ponto.Vamos ficar atentos.


Márcia Coutinho

quarta-feira, 30 de julho de 2014

CUIDADO: VOCÊ PODE ESTAR NA MIRA

Imagine esta situação: um jovem cheio de energia, trabalhando com o que mais gostava,muitos amigos para farras nos fins de semana, não se preocupava em agradar a família, apenas a mãe, porém devido uma grave doença veio a falecer. Agora estava sem nenhum laço para viver livremente.Seria muita azaração, bebedeira e churrasco! Isto pode ter um final feliz? Quem disse que sim, pois ele é jovem, tem que aproveitar a vida com os "Amigos", enganou-se.Ele se acidentou gravemente de moto há 3 anos e ficou muitos dias na UTI, correndo risco de morte. Passou-se o tempo, voltou para casa e assim começava uma nova etapa:Cabeça confusa, não reconhecia as pessoas, inquieto... Com isto veio a depressão,ficou praticamente cego, vive na sombra, passa os dias sozinho, já que no final do ano perdeu o seu pai e seu irmão trabalha durante o dia.Vive escondido atras das janelas fechadas, vê o que não existe, depende de alguém para sair com ele quando é absolutamente necessário.Aquele jovem abusado, tornou-se inseguro, medroso.
Passa o dia em frente a televisão ouvindo noticias. Isto não é ficção, é historia real.
Sabe por que estou lhes contando isto?Quero lhes mostrar que amigos de farra, são de momento, família é um presente!De todos estes anos; o que lhe sobrou foi nada, apenas a solidão. Aquela família que ele nunca fez questão de conviver , continua ausente, os amigos se foram.
A única coisa boa disto tudo, foi que, em algum momento de sua vida ele semeou amor. Hoje ele colhe neste único terreno apoio e solidariedade, isto o mantém vivo!
Fica a dica: não confie demais naqueles que te dão rosas, tenho um olhar sábio e uma atitude de amizade com quem lhe tira os espinhos.
Se você acha que pode resolver tudo, pois tem bons contatos, que você é inatingível . Cuidado: você pode estar na mira!


Márcia Coutinho

terça-feira, 29 de julho de 2014

PAIS ADOTIVOS:UMA MISSÃO DE AMOR!

Eu sempre digo que, tudo é uma questão de escolha! Porém há coisas que a decisão não depende apenas de nós mesmos, existe a tal burocracia.
Estou me referindo a adoção de filhos.Uma decisão séria, pensada, repensada e importante!
Para quem está vendo outro lado tudo parece simples, mas não é. Quem quer adotar precisa passar por várias etapas até a chegada do grande dia: a escolha do novo membro da família.
O filho de coração é esperado. Ele consegue transformar um lar: pais se tornam "babões", os avós corujam, os amigos se tornam cúmplice. Aquele lar foi abençoado!
Porém nem tudo são flores : muitos destes filhos se tornam problemas, não é uma criação diferenciada, é sim, o tal sangue que fala mais alto, é a tal da índole negativa, enquanto outros desses filhos tornam-se parceiros, amigos, fiel escudeiro.
No coração dos pais os filhos são sempre iguais, todos tem o mesmo amor. Os pais sabem qual precisa de mais atenção do que o outro.
Quem decide pela adoção sabe dos riscos e das alegrias. Filho não se devolve.O filho de coração tem que ser uma parcela para somar em uma família. Ele não acontece, ele foi escolhido.
Aos pais cabe a missão de educar, semear o amor, criar com responsabilidade, ensinando a fazer as escolhas certas. Ser pai adotivo é uma missão de amor!


Márcia Coutinho

segunda-feira, 28 de julho de 2014

PEQUENOS TESOUROS, GRANDES HOMENS

Dois sonhos que se unem, uma realidade que acontece. Assim poderíamos definir os nossos pequeninos tesouros que contam com nossa responsabilidade, amor e dedicação para a sua trajetória plena.Teria que ser assim, mas as coisas mudaram, estão aceleradas no tempo. Novos conceitos surgindo e temos que deixar as tradições de lado para acompanharmos a evolução da humanidade.
Nos dias de hoje o que estamos vendo são crianças cuidando de crianças, avós criando netos,adolescentes que desafiam seus pais, ficam e deixam as consequências pra lá, regras sendo quebradas, destinos transformados.
Neste emaranhado de mudanças o que me chama mais atenção é a triste realidade dos " filhos do crack".É muito doloroso crianças se perdendo! Assistir noticiários  e ver estes menores vagando pelas ruas, destruindo suas famílias, distorcendo a realidade, confundindo-a com fantasia.Estas meninas não sabem mais o que é família, valores, amor, respeito a si próprio.Ouvimos muitos pais dizerem: " eu não sei mais o que fazer", "eu não estou dando mais conta dele(a)". são pais que perderam o controle de seus filhos, são filhos  que se perderam no caminho, são cidadãos medíocres, mentirosos, que neste período eleitoral já começam a manipular a mente do povo, se transformam em fada madrinha com o poder de realizar sonhos, sonhos estes muitas vezes simples como saúde, educação, habitação, Paz em troca do voto.
É preciso prestarmos atenção em nossos filhos com mais cuidado, observar suas atitudes, seu comportamento. Procurar conhecer seus amigos, trazê-los para perto, conquistar a confiança. É entre uma conversa, uma piada, uma opinião que surgirão os indícios de uma conduta. Detectado o problema é hora de agir! A solução acontecerá rápida quando descoberta de forma precoce. Não podemos perder o foco, temos que sermos fortes e tirarmos as pedras do nosso caminho. Os nossos pequenos tesouros, bem lapidados; serão com certeza os grandes homens do futuro!
Boa sorte a todos nós.


Márcia Coutinho

domingo, 27 de julho de 2014

TUDO PELA NATUREZA

O domingo amanheceu, triste, céu nublado, um friozinho, tudo para ficarmos debaixo de cobertor curtindo aquela preguiça. Que nada!. Levantei, calcei o tênis, coloquei uma roupa confortável, porém quentinha e resolvi sair para apreciar aquela manhã.Não tinha intenção de queimar calorias, queria mesmo era curtir aquele momento! Observava atenta tudo em minha volta, de um lado um morro que olho todos os dias , hoje eu vi o trabalho que a natureza vem fazendo  dia após dia, é uma verdadeira obra de arte, ali está se formando um escadão, com pouca vegetação. Parecia a mão do homem artista ali! Do outro lado, o rio silencioso, murmurando sua lamentação pela forma que vem sendo tratado: sujeira, descaso, tristeza. Os pássaros faziam um balé pelo céu, os cachorros preguiçosos pareciam comigo, apenas passeavam sem destino. O verde da mata está reluzente, agradecido pela chuva do fim de semana. Poucas pessoas fazem caminhada, acho que estão realmente descansando para o novo recomeço da semana. Mas... espere aí. Vejo algo que me chocou: um carro parou e de lá desceu um senhor que tirou do porta mala um saco preto com lixo, sem nem olhar para o lado, jogo no rio. Não vi culpa em sua ação, parece que fez a coisa certa, o pior que dentro do carro, tinha duas crianças assistindo a esta demonstração de amor à natureza, aquilo é o exemplo que está dando. No meio de tantas belezas, tanta magia, um mero ser, que diz ser humano, demonstrou desprezo pelo que é nosso. Não podemos cobrar dos outros se não somos capazes de fazermos a nossa parte. É lamentável, mas pessoas como este senhor estão por todos os lados, e nós assistindo a isto boquiabertos e nada podendo fazer.Eu não pude dizer nada, estava sozinha e não sabia qual seria a reação daquele cidadão, então o melhor jeito foi desabafar e que este alerta possa chegar de alguma maneira a estas pessoas que conseguem manchar esta sincronia de arte que chama natureza.Vamos cuidar, a natureza pede Socorro!


Márcia Coutinho

sábado, 26 de julho de 2014

AOS AVÓS O MEU RESPEITO E MINHA SAUDADE

Dia perfumado com cheiro de talco, nos remetendo a lembranças que marcaram nossas vidas. Assim defino o dia dedicado aos avós e bisavós. Tenho uma vaga lembrança dos meus queridos avós, que a muito tempo partiram, mas o que eles me ensinaram ficaram como tesouro em meu coração. Os avós podem ser considerados os maestros de uma orquestra chamada vida. Eles eram tão queridos e especiais que, tinham a missão de criar seus filhos e assisti-los educando seus filhos. Quando falamos em avós, lembramos de crochês, tricô, cadeiras de balanço, pescaria ao final da tarde. Um envelhecimento tranquilo ao lado dos filhos e netos. O tempo passou, as décadas avançaram rápidas e os avós tiveram que correr para alcançarem estes avanços. Trocaram de papéis: muitos nos dias de hoje, criam e sustentam famílias, são os responsáveis, não  podem mais simplesmente curtirem a vida, é preciso fazer parte da orquestra, o maestro tem agora várias funções. O pior disto tudo,são mutas vezes massacrados, humilhados, abandonados! Claro, ainda encontramos nossos avós vencendo barreiras, enfrentado os desafios deste novo século. Já não esperam as doenças, se cuidam melhor,já estão conectados com a realidade, curtem os prazeres da terceira idade. Adoro ver essa melhor idade curtindo a vida, dando costas para a tristeza, eles são exemplos de vigor, sabedoria e amor! A todos os avós e bisavós o meu respeito, meu amor e minha ternura pelo dia especial de hoje e para toda uma vida.
As lembranças não podem fazer parte apenas do álbum de família, tem que servir de estímulo, de incentivo para aqueles que não conviveram com o maestro de sua família! Se  os tem até hoje, agradeça por este presente de Deus. A orquestra não pode parar!

Márcia Coutinho

sexta-feira, 25 de julho de 2014

SOMOS PIPAS COLORIDAS EM UM MUNDO DE VENTO FORTE

Hoje eu estava pensando na época em que ficava vendo o meu pai construindo pipas para os meus primos. Ele tinha uma paciência, um cuidado. Eram detalhes diferentes para cada uma, eram coloridas, com rabiolas grandes, e as pipas eram cada uma maior que a outra, Quando  estavam no ar, ficava admirando a beleza daquelas obras primas do meu pai! Voavam sem direção, iam cada vez mais alto, um competindo com o outro para ver qual ia mais longe. Não havia cortes.Esta moda da pipa ultrapassou décadas, e continua encantando, hoje mais sofisticadas, são encontradas prontas, bem diferente das antigas.
Fiquei então analisando como os criadores e suas criaturas se assemelham a pais e filhos. Os pais quando recebem a missão de criarem seu filhos, usam de todo cuidado, toda atenção. Não medem esforços para vê-los vencedores, se despontando, abrindo seus caminhos. As pipas voam sem direção pois a elas foram dados este poder, os filhos completam a idade e saem em busca de novos horizontes, voam alto. Umas pipas se perdem, foram desviadas de suas rotas, alguns filhos também, se perdem de seus valores, ultrapassam limites antes proibidos, questionáveis. Enquanto podem os criadores seguram firme a linha, muitas vezes recolhem a mesma pois veem rivais chegando perto, veem o perigo bem ao lado. Assim os pais, aconselham, seguram seus filhos enquanto podem. Quando percebem que o perigo está  passando por perto, tenta segurar , aconselha, direciona. Mesmo assim, o vento pode ser forte, traidor, então não mais conseguimos segurar, é chegado o momento de confiarmos em nossas criaturas, nossos filhos. Nós fizemos a nossa parte, agora são com eles, torço para que encontrem abrigo em um lugar seguro. Que encontre novas mãos para ajudá-los a se erguerem novamente. O vento é igual para todos, apenas podemos senti-los de maneira diferente. Precisamos distinguir a que altura podemos ir, qual o melhor momento de quebrarmos a nossa linha e darmos por encerrado o ciclo de dependência de nossos pais, de nossos criadores. Construir pipas é uma arte, vê-las voando é uma realização. Criar filhos é um desafio, vê-los vencedores é uma conquista !Bom voo a todos.


Márcia coutinho

quinta-feira, 24 de julho de 2014

ESSA TAL FELICIDADE

Hoje, fiquei pensativa sobre o que escrever. São tantos temas, tantas polêmicas, tantas coisas boas ou ruins acontecendo! De repente me veio a palavra felicidade. Como é difícil ser feliz nos dias de hoje, pois mesmo que alcance suas metas diárias, fica faltando alguma coisa. Essa coisa é ver ou saber que algo está sendo feito para o bem do próximo. Não apenas eu, mas esta humanidade que corre desesperadamente em busca de algo , que nem mesmo eles sabem o que é. É uma ganância, uma necessidade de ter mais e sempre mais! Eu posso estar feliz com minhas conquistas, ao mesmo tempo não estou feliz com o que me cerca. As notícias são sempre regadas com temas sobre violência, corrupção, falta de leis, o poder público se escondendo nas brechas das leis...
Como podemos nos definir felizes se muitas vezes buscamos a felicidade na tristeza dos outros, nas traições com amigos, nos olhos fechados para a verdade, quando nos calamos no momento de decisões.
Hoje, a minha felicidade é ver meus filhos vencendo, conquistando, é ver meu marido se realizando profissionalmente, é participar e aplaudir o progresso dos meus familiares e amigos, é a espera da formatura do meu filho no fim do ano. Procuro fazer os outros felizes, sei que falho como pessoa, sou humana,com fraquezas como todos, falo o que penso, não sou fingida, digo sempre: não morrerei de infanto, pois não me calo quando tenho razão, não guardo o que me fere em meu coração, mas sei exatamente quando e onde dizer, pode demorar um tempo, mais este tempo chegará ,isto também depende, de repente o desprezo é a melhor resposta.
O pior é saber que nossa felicidade incomoda, que tem pessoas que não ficam satisfeitas em nos ver unidos, alegres, procuram saber o que fizemos para termos esta felicidade, só esquecem de viverem a própria vida e acumularem sucesso. Todos somos capazes de alcançarmos esta tal felicidade!Então: vamos a luta!


Márcia Coutinho

quarta-feira, 23 de julho de 2014

UMA ILHA EM NOSSO LAR

Imagine você, em uma ilha, com a natureza em toda sua plenitude de beleza, muito sol, água limpa  e ao longe luzes piscando  , tendo  o silêncio como seu companheiro e uma solidão que incomoda. Difícil imaginar esta situação nos dias de hoje, quando vivemos a era da tecnologia, dos Iphone, celulares, tablets...em todos os lugares com todos os tipos de pessoas. Esta situação não está longe de acontecer, pois muitos já vivem o isolamento dentro do próprio lar. Pais e filhos pouco se falam, famílias se desintegram por falta de diálogo, irmão se estranham o todo tempo. Vai chegar a época que essas tecnologias serão usadas como meio de comunicação dentro de casa pela própria família para aproveitar o tempo. Se você observar bem, quando você passa pelas pessoas, elas mal lhe cumprimentam ou  respondem ao seu cumprimento, é um corre-corre, uma falta de tempo, um medo de olhar para o lado. Vivemos no estresse! As pessoas já não se visitam mais, não param para contar o seu cotidiano,já não se falam nem ao telefone, agora tem facebook, mensagens de texto, whatsapp,nem telegrama é mais usado. Isto tudo vem causando um distanciamento entre familiares, amigos , conhecidos.Não podemos pedir atenção quando não somos capazes de dar atenção, não podemos colher se não somos capazes de semear. Temos uma tendência a procurar culpados, seja o tempo, o trânsito, o "esqueci". Vamos nos aproximarmos de quem amamos, basta de querermos acompanharmos essa evolução, ainda há tempo para continuarmos cultivando as coisas boas que ainda resistem!Conto com você!

Márcia Coutinho

terça-feira, 22 de julho de 2014

É UMA LUTA ÁRDUA E CONTÍNUA

Hoje, estava passando na rua, pela calçada, quando ouvi uma conversa entre algumas senhoras e um adolescente. Pelo que percebi elas estavam  aconselhando-o a largar este mundo cruel das drogas, ele já estava alterado, dizia sem parar que tinha 1000 motivos para sair de casa. Para cada opinião ele argumentava. Ouvi claramente quando  disse que sua mãe não o compreendia, não aceitava "seus amigos"em casa, no seu quarto, que ela fala demais.Disse ainda que, sabe o que está fazendo, que tem o controle da situação, que sai desta quando quiser, é só uma fase. Eu conheço este adolescente, ele andava com outros adolescentes bons, meninos de família boa, ele se destacava por ter atitudes diferentes dos outros, sempre arrogante, querendo aparecer. De repente, ele deve ter percebido que aquele lugar não lhe pertencia, que não teria a menor chance de obter sucesso ali, então a coisa virou: ele passou a andar com outras pessoas, todas usuárias de drogas, pessoas sem direção.
Sabendo disto, fiquei pensando naquelas contestações dele e tirei minha conclusão com uma pergunta: Esta mãe tem pelo menos 1 motivo para ter orgulho deste filho? Claro que não. Afinal ele não estuda, não trabalha e sim só dá trabalho, causa encrencas e agora quer que sua mãe aceite uma situação que ela não procurou. Mesmo assim, ela não desiste dele, de sua maneira vem travando uma luta constante com ele quando ergue barreiras contra suas acusações, suas imposições. Ela está certa sim, tem que se impor, na sua casa manda ela, se não estiver feliz ou satisfeito que mude suas atitudes, sua postura. O que não pode é  abaixar a cabeça, mudar seus valores, ser conivente com ele . É preciso coragem, é uma luta árdua e contínua. É preciso ação. Não gostaria de estar na situação destas mães, onde estão perdendo seus filhos para as drogas. Choro e lamento por elas, mães que a cada dia enfrentam novos desafios. Mães, sucesso nesta batalha! Até breve.

Márcia coutinho

segunda-feira, 21 de julho de 2014

UMA IMAGEM DISTORCIDA

Tem pessoas, que no decorrer de sua vida, vem criando uma imagem que na verdade não é sua verdadeira personalidade. Isto acontece quase que por acaso. Por que isto acontece? Penso eu que, não satisfeita com o que vem construindo, com suas conquistas, suas amizades, seu emprego e tudo que lhe diz respeito parecer não se encaixar naquilo que quer para ela, então passo a passo vem montando uma imagem para lhe agradar e convencer uma sociedade que ela é aquilo que eles esperam. Se isto a deixa feliz, bom para ela, que vive de uma imagem e não de uma verdade.Não crie uma esta imagem distorcida de você.
Essa mesma pessoa, querendo ser aceita por muitos ou quem sabe por todos esquece que não conseguirá agradar a todos, isto é impossível, não é mesmo? Então faz de tudo para ser o centro das atenções, para que o seu ibope esteja sempre em alta, não incomodando nem mesmo que isto faça as pessoas que verdadeiramente a conhecem darem boas risadas em suas tentativas de superar seus últimos feitos.Na verdade isto é uma defeito, não uma falha de caráter, é um  jeito perigoso de ser e ser aceita. Não condeno estas pessoas, apenas sinto um pesar muito grande por elas ainda existirem. Ser você mesma, ser aceita com suas qualidades e defeitos é um mérito, uma forma saudável de demonstrar que a imperfeição também tem lugar aonde você quer tanto chegar. Se você é uma destas pessoas fica a dica: Ame a você mesmo como é, e sua felicidade é coisa certa. Quem te conhecer de verdade te aceitará e certamente terá orgulho de ser seu amigo!Até breve.


Márcia Coutinho

domingo, 20 de julho de 2014

PAIS: ARTISTAS QUE MOLDAM SEUS FILHOS

Quando olhamos as crianças à nossa volta, muitas vezes parece que nos transmitem alegria  e cor. Nos remetem a um mundo de encantamento, ao mesmo tempo perguntamos: o que será do futuro delas?A resposta é simples. Elas serão da forma que foram moldadas. A metamorfose a qual elas passam é um constante aprendizado; onde pais ou "pais de coração" vem dia-a-dia ensinando. São estes os artistas que moldam o caráter e personalidade que lhe darão uma identidade futura.Os pais são espelhos, deles refletem as virtudes e ensinam também os vícios. Então: cuidado!Esses valores ficarão mais nítidos com o decorrer do tempo. O "não" faz parte da vida, o "sim" é uma consequência.
Não cobre de seus filhos aquilo que você não foi capaz de ensinar!
A criança só é sem educação ou o adulto sem respeito, porque detrás deles existe uma sociedade que cobra e nada faz, existem familiares em uma corrida alucinante pela sobrevivência, uma falta de tempo iminente, uma geração pedindo socorro.
Família: base, alicerce, sustentação. Crie, eduque sua criança para que mais tarde possa se orgulhar do adulto que ele se  tornou. Tiau


Márcia Coutinho

sábado, 19 de julho de 2014

FICA A SAUDADE!

Hoje, novamente acordo triste, porém  tenho motivo: perdi o meu tio. Sabia que isto estava para acontecer, ele estava doente em estado grave. Mesmo esperando o inevitável, assustamos quando a notícia chega, não é mesmo? Não choro a morte, choro a perda, sei que as lembranças boas, os momentos partilhados serão sempre marcados pela saudade. Dizem que saudade dói, dói sim, até acostumarmos com ela. O tempo é o senhor da razão! Ele tem o poder da cura. O momento que os familiares estão passando, não são os únicos a passarem, neste momento muitos vivem a mesma situação, outros estão solidários. É vida que segue. Com toda lástima, pesar, tristeza, abraço a todos que como eu, hoje perdem alguém querido e especial. Precisamos aceitar as perdas, precisamos acreditar em dias melhores. Ao meu tio querido, obrigado por ter feito parte da minha história, obrigado por ter marcado a vida de todos que lhe conheceram. Descanse em PAZ!. Tiau a todos.

Márcia Coutinho

sexta-feira, 18 de julho de 2014

ESTOU NA TORCIDA POR VOCÊ

Às vezes eu fico pensando como  as pessoas se preocupam umas com as outras. Na maioria das vezes se incomodam com o que vestem, como vivem, onde moram. Essa excessiva preocupação com a vida alheia nos deixa vulneráveis à nossa própria vida. Enquanto nos preocupamos com o próximo como ser humano, para ajudá-lo; estamos fazendo o nosso papel de cidadãos. A partir do momento que preocupamos como críticos passa a se chamar inveja. Neste momento deixamos a nossa existência vazia. Travamos uma competição com aquilo ou aquele que olhamos todos os dias, invejamos o que o outro conquistou e nós não fomos capazes. Lute por seus objetivos, corra, alcance. O tempo está a seu favor, só não o desperdice com tolices, picuinhas, mentiras. Olhe a vida de frente. Você jovem tem sonhos incríveis para viver, não sonhe o sonho dos outros, se curta, ultrapasse os obstáculos, se sua conquista for difícil, saboreie cada etapa, não desista jamais. Caso precise dar um tempo em sua caminhada, dê. Se precisar chorar, chore. se precisar dividir suas angústias, procure um ombro amigo, mas se precisar mesmo partilhar sua vitória, conte com aqueles que sempre acreditaram em você. Estou na torcida por você!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

EU SOU GUERREIRA

Sabe aquele dia, em que você acorda mas não desperta. Bate aquela preguiça, aquela vontade de ficar mais 15 minutinhos, enrolada em seu cobertor? Assim foi que comecei o meu dia. Eu que acordo cedo, animada, acreditem: ligo o rádio, começo ouvindo as notícias e assim animada sigo a minha rotina. Por isso preocupei-me. Alguma coisa estava errada, o dia por incrível que pareça estava claro e não fazia o mesmo frio que ontem. É... preciso avaliar o que está se passando comigo. Durante todo o dita, fiz minhas tarefas, não deixei de sorrir, segui o meu cronograma diário. Agora, já sei o que me aconteceu: tive um dia como qualquer pessoa, bateu em mim uma melancolia, alguma coisa está fora do eixo em minha vida. Preciso descobrir o que é, só assim terei certeza que o amanhã será com certeza cheio de vida, brilho e alegrias. O que não podemos nestes dias assim  é nos abatermos, nos trancarmos para balanço enquanto a vida segue.Pensando melhor,sai pra lá tristeza, eu venci mais um dia, eu sou corajosa, sou guerreira e tenho uma família linda ao meu lado. Tiau....

Márcia Coutinho

quarta-feira, 16 de julho de 2014

UMA CARTA PARA VOCÊ

Alguma vez, você já pegou um livro, seja de romance, ficção, suspense ou até mesmo infantil para ler por prazer? se sua resposta foi sim, te admiro. Se for não, te faço um convite: aprenda a ler por prazer. Ler nos faz viajar através dos sonhos dos outros, nos faz viver uma magia especial. Ler é um hábito. Quando criança  viajamos nas cores das ilustrações, sentimos uma urgência em aprender ler para saber contar a história que nos encanta! O tempo vai passando e esquecemos a leitura dos livros para aventurarmos nos fascínio da internet, nos textos curtos, nos resumos de livros, nas pesquisas rápidas onde não sabemos nem mesmo sobre o que é a pesquisa , é apenas copiar/colar, ou ctrl C/ctrl V. Nem mesmo os trabalhos são escritos no próprio punho. Com isto fica mais fácil a vida escolar,a vida acadêmica.Ainda assim, os professores cobram boa caligrafia, letra legível, escrita sem abreviaturas.
Neste mundo globalizado, rápido, você já recebeu ou escreveu uma carta? Aquela que colocamos no correio ou esperamos que o carteiro nos traga em casa? Parece que isto é coisa do passado, é fora de moda, preferimos perguntas e respostas rápidas. Mas... escrever cartas nos poe para pensar, pensamos no nosso dia a dia, nos acontecimentos marcantes sejam bons ou ruins, relembramos amores perdidos, amizades conquistadas, tudo nos leva a uma viagem ao passado. Quando recebemos uma carta de alguém que mudou, viajou, casou, ou simplesmente "foi", a leitura nos remete à saudade, às lembranças. É muito bom receber uma carta,Tente escrever para alguém, a partir do momento que começar a pensar a escrever, começará sua viagem, desde a escolher para quem escrever, o que escrever, o melhor será esperar pela resposta, vigiar o carteiro. Você gostará desta experiência, então tente. Depois você pensará que eu tinha razão. escrever, ler, recordar faz parte de um mundo que está desaparecendo com a tecnologia. Viva esta experiência! Curta esta sensação de voltar a um tempo bom! Boa sorte

Márcia Coutinho

terça-feira, 15 de julho de 2014

HOJE É UM DIA DE MUITA ALEGRIA

Hoje meu coração está em festa! É uma emoção  escolher as palavras para descrever o dia de hoje. Há 22 anos tornei-me mãe. Chegava ao mundo o meu tesouro , olhos vibrantes, cabelos espetados, um sopro de vida para mim e meu esposo! Meu sonho se tornava realidade, agora o meu pequenino ser tinha nome, tinha forma, não contive as lágrimas de felicidade, só quem vive este momento sabe o que eu senti.
Pensei que minha felicidade era completa , qual meu grande engano, 4 anos depois no mesmo dia meu segundo filho chegou: era muito branco, cabelo ruivo, pequenino no tamanho e em peso. Era a miniatura da alegria que foi colocado em meus braços.
Agora sim, minha família estava formada. Vieram as preocupações, as ansiedades, as expectativas.
Dois filhos, duas pessoas com personalidades tão diferentes, dois amores que aprendi a cuidar, respeitar, amar!Passaram-se os anos, tentei ser a melhor mãe, eduquei no melhor que pude. Ensinei que, formávamos uma família, sempre fui enérgica, quis sempre o melhor e esperei o melhor. Muitas vezes contrariando o ritmo normal da vida, tive  humildade e pedi desculpas por ter errado, assim com eles sabem que se desculpar faz para da vida.
Nos dias de hoje, meus filhos já homens, 22 e 18 anos, sentam conosco à mesa, discutem os problemas, ajudam a tomar decisões, são homens corretos, são pessoas de bem.
Eu sou uma mãe super coruja, sou orgulhosa demais dos meus filhos, estes são meus tesouros que veem com o tempo mostrando que, o que ensinei foi uma base sólida, pois os tornaram homens íntegros, honestos, sonhadores e acima de tudo humildes. Obrigado  DEUS por fazer da minha famíla a minha felicidade de viver.
Quero compartilhar com vocês esta minha emoção! Beijos

Márcia Coutinho

segunda-feira, 14 de julho de 2014

CHEGA DE NOS ESCONDERMOS ATRAS DAS MENTIRAS

Os seres humanos são dotados de virtudes, mesmo assim ainda, muitas pessoas  se escondem atras de uma cortina de mentiras... ainda se fazendo de vítimas. Coitadas! Pobres criaturas!
Estas pessoas podem ser conceituadas como covardes, porque não assumem seus erros, deletam a verdade, fingem ignorar o que está à sua volta.Por que não dar a cara a tapa?
A verdade, mesmo que doída, deve prevalecer, o que não pode é se mascarar, fingir, criar situações.Ser autêntica não é para todos, apenas para os corajosos! Às vezes a franqueza é uma falta de elegância, ser educado é um dom, dá prazer conviver com estas pessoas.
Não é vergonhoso assumir "eu errei,eu falhei",eu vacilei".
Nós seres humanos erramos como qualquer mortal, faz parte da nossa natureza, o que não podemos é nos escondermos atras de uma cortina esperando que o tempo assuma o comando de nossas vidas.Diz o ditado que é errando que aprendemos, e caindo que nos levantamos. Ninguém vence se acovardando, encare a vida de frente, os super-heróis são apenas fantasias você precisa aprender a viver o tempo real, com falhas e faltas. Encare a vida de frente, vamos ser felizes! Vamos fazer os outros felizes também!
Com carinho.

Márcia Coutinho

domingo, 13 de julho de 2014

CONTINUIDADE... UM NOVO RECOMEÇO

Continuidade. É como se fosse um recomeço. Amanhã milhares de estudantes retornam depois de l mês de férias. Agora é o tudo ou nada!
É preciso deixar a moleza para traz e fazer novos planos para este final de ano letivo. digo final porque serão os últimos meses para recuperar tempo, notas e boa vontade.
O que peço a vocês, estudantes, respeitem os professores, cumprem o papel que lhe é imposto. Existe uma hierarquia de valores: o professor estudou, dedicou seu tempo para estar preparado a lhes ensinarem conteúdos, vocês são peças fundamentais, é preciso disciplina, paciência. sei que ficar 4 horas escutando diversos professores, às vezes chatos, que não lhe acrescentarão nada no seu futuro profissional, mas é preciso escutar, esperar a sua vez, tudo a seu tempo. Sei também que tem professores que não estão na escola por opção, foi mais fácil seguir por este caminho. assim também será para muitos de vocês quando chegar o momento de decidir qual caminho profissional seguir. Então lhes pergunto: gostariam que aparecessem pessoas como você faz hoje para lhe atrapalhar a sua caminhada, fazendo muitas vezes pensar em desistir?
Cada coisa  a seu tempo: escola é lugar de aprender conhecimentos pedagógicos, namorar deve ser em lugar adequado, privado, conversar, fofocar é na hora do intervalo( recreio),ou depois da aula,  fumar, beber é diversão , deve ser feito em horas de farra, descontração, curtição!
Que este recomeço seja repensado em como você pode ser: continuar um aluno maduro, cheio de planos, confiante no sucesso, ou um trapalhão,  apenas mais um naquela escola. Vamos fazer a diferença pelo lado bom, não queira ser um marionete nas mãos daquele que sem coragem de agir fazem de você apenas o indesejado.

Boa Sorte! Curta as aulas e seja feliz!

Márcia Coutinho

sábado, 12 de julho de 2014

TEMPO QUE NÃO VOLTA MAIS

Hoje eu tive uma grande certeza: nós pais somos mesmos "babões". Fui assistir a quadrilha do meu sobrinho de 3 aninhos. As crianças todas pequenininhas estavam muito bem arrumadas, alegres, maquiadas e os meninos com carinha de rapazinhos. Eram fotos e mais fotos daqui e dali, estava difícil saber quem era mais coruja ali!Voltei ao tempo em meus pensamentos. Que saudade da época em que arrumava os meus filhos para as festas na escola, não tirava os olhos deles.Era só curtição. Tenho álbuns e mais fotos desta época. Hoje já na faculdade cada um curte a sua vida acadêmica a seu modo, e os pais ficam apenas informados que eles estão indo e nada mais.Tenho certeza que neste momento as fotos já foram postadas no facebook, é a modernidade, quem não pode estar presente pode ver através da internet, as  crianças dando o seu show! Por incrível que pareça ; cansadas e já com sono, choraram, travaram na hora H, fizeram beicinho e tudo que tiveram direito, nem isto tirou o brilho, a graça das apresentações. Professores cuidadosos, pais babões, comida farta, alegria contagiante. Foi tudo muito bom! Voltar ao passado me fez perceber que sinto saudade daquele tempo, este não volta mais. Agora é nos orgulharmos do sucesso e das novas conquistas de nossos já adolescentes e jovens filhos, que um dia passarão por tudo isto que passamos hoje; curtimos os momentos dos outros e pensando: como foi bom eu estar aqui e um dia ter esta história para contar!
Abraços.

Márcia Coutinho

sexta-feira, 11 de julho de 2014

NÓS PODEMOS FAZER ACONTECER

Muitas vezes paro e fico pensando. São tantas coisas que surgem em nossos pensamentos que às vezes até nos confundem. Hoje vendo os noticiários da tarde, fiquei perplexa com tantas notícias ruins. Então me vi pensando em Deus. Será como Ele se sente vendo tantas destruição, tantas tragédias, tanto ódio entre seus filhos. Deus , quando nos criou  pensou em seres que se respeitariam e acima de tudo amariam uns aos outros. No entanto, parece que o mundo está de pernas para o ar. São inimigos dentro da própria casa, pais e filhos em uma desunião de chamar a atenção, familiares inteiro em discórdia, ninguém quer respeitar mais ninguém. Como Deus deve está desolado! Deus sabe que a convivência entre as pessoas é difícil, afinal são pessoas diferentes, culturas e tradições diferentes, pensamentos conflitantes, ideias que não combinam,  Ele fez a união entre homem e mulher acontecer, nos deu o amor, para partilharmos e aprendermos com as diferenças. Mesmo assim Deus não desiste de seus filhos, ele vem mostrando seu infinito amor por nós a cada dia, em pequenos detalhes, em atitudes que fazem a diferença. Nós é que fechamos nossos olhos, fingimos não vermos Deus se manifestando para nós. Dizer que Deus nos castiga é uma grande tolice, Deus nos testa, nos mostra os caminhos que devemos seguir,às vezes dificulta as coisas para nos fazermos pararmos , meditarmos e mudarmos nossas atitudes, nossas posturas, nós sim, ignoramos os sinais, queremos provar a nossa força, discordar do obvio!.
Se Deus, com tantos e tantos filhos, com tantas diferenças entre eles não desiste nunca, porque nós pais de poucos filhos às vezes desistimos deles?
Pais, vamos nos unir a Deus, vamos fazer uma corrente de fé e acreditarmos que somos capazes de mudar o mundo, não como um todo, vamos começar em nossas casas, vamos fazer de nossos filhos, o nosso orgulho. Não vamos temer esta sociedade que chama nossos filhos para o caminho errado, ainda há tempo, vamos fazer a nossa vitória acontecer! Unidos sermos sempre mais um a lutar pelo mundo mais justo e humano! Conto com vocês.

Márcia Coutinho

quinta-feira, 10 de julho de 2014

UM POUCO DE MIM

Quando alguém quer lhe conhecer a pergunta mais comum é: De que você mais gosta? Não é mesmo? Então para que você me conheça um pouco melhor vou me definir: Sou uma pessoa alegre, comunicativa, adora ajudar as pessoas e se vejo uma injustiça acontecer, fico uma fera. Acredito que exista ainda pessoas  boas que praticam o bem sem olhar a quem, acredito no amor verdadeiro, na magia da vida. O que eu mais aprecio no ser humano tirando o caráter, a humildade, respeito, fidelidade e tudo mais que deveria fazer parte do ser humano,  admiro as pessoas de bom humor.Não um humor que se diverte com as desgraças do  próximo( estou curtindo muito as piadas referentes ao fracasso da seleção), sorrir faz bem para a alma, faz nos sentirmos leves e de bem com a vida, adoro ouvir rádio, gosto de ouvir até futebol, coisa de herança, genética...
O que me deixa triste? A falsidade, a hipocrisia, os que se dizem uma coisa para uns e na verdade são outras pessoas, os famosos bipolares de personalidade. Não gosto do silêncio, onde eu estiver há sempre vozes. O silencio me deprime, me angustia. Não gosto de ficar sozinha, vejo o que não existe, ouço o som do silêncio, então porque ficar próxima dele, tô fora! O escuro me dá medo, medo do improvável, medo do acaso. Não sou insegura, na verdade sou confiante em meus atos, sou amiga de verdade.
Esqueci de dizer: adora dançar. Não frequento baladas, gosto da música do dia a dia, por isto faço aeróbica, me divirto com minhas colegas, faço dos desafios uma conquista.
Se você algum dia, encontrar comigo e me ver cabisbaixa, pode se preocupar, esta não sou eu, é alguém que não conseguir enfrentar o improvável do momento. Eu sou uma vencedora, corro atras do que quero e gosto, posso me sentir cansada, porém não deixo o desânimo se abater sobre mim, faça como eu, encare a vida de frente, tropece, caia, levante, mas sempre de bom humor. Valeu!!!!!
Márcia Coutinho

quarta-feira, 9 de julho de 2014

AMIGO VERDADEIRO É UMA JÓIA RARA

A muitos dias venho pensando em falar para vocês sobre amizade. Procurei então no dicionário o verdadeiro significado desta palavra. Descobri que significa uma relação de confiança, cumplicidade, afeição, lealdade e assim por diante. Ter um amigo de verdade é muito difícil, já que é uma conquista. Os amigos se tornam aliados, confidentes.
Então, como conhecer um verdadeiro amigo? Eu achava que era fácil, foi aí que eu dancei bonito. Tinha uma pessoa, que não gosto nem de pensar que me dá ânsia de vômito, ansiedade, pois esta me traiu, e juro, gostaria de saber o que ganhou com tamanha traição, pois se tem uma coisa que eu prezo é a lealdade, a verdade.Se uma pessoa que você convive, acha que conhece, olha nos olhos, ainda assim você se engana, como dizer então para os quatro cantos que tem tantos e tantos amigos no facebook ? Número diz apenas  o que se refere a quantidade, qualidade é outro papo. Quando alguém pedir para ser seu amigo virtual, cuidado.
Ele é apenas virtual, pode criar uma imagem para lhe agradar, mentir, dizer ser alguém que por detrás não é nada daquilo que lhe passou, pode ser uma pessoa mascarada , abusar de sua solidão, da competição com outros colegas,vontade de mais conquistas,quer apenas descobrir um pouco de você e talvez aproveitar destas informações.
Acredito que, existem colegas virtuais que se tornam amigos verdadeiros, assim como acredito no amor que surge entre um papo e outro. Isto é raro, porém pode acontecer. Ser cauteloso é bom para todos.
Não se iluda pelo papo cabeça, pelas coisas em comum. Procure conhecer, descobrir realmente quem está por trás das palavras. Não se deixe enganar.
Eu fui uma vítima de uma falsa amiga, ela destruiu a confiança que eu acreditei que tínhamos uma pela outra, acabou com a amizade que tinha com minha irmã, me distanciou das pessoas que gosto. Foi uma coisa bem bolada, planejada. Eu acredito que a máscara vai cair, como já está caindo, com certeza o tempo vai ajudar a curar as feridas deste episódio, só não posso afirmar que aceitarei as pessoas que hoje me julgam e já me condenaram por uma coisa que não disse ou fiz.
Esta é a vida, cheia de mistérios! Estes são os colegas que juguei conhecer e serem meus amigos de fato. Esta é uma luta minha. Este é o meu modo de dizer: se encontrar um AMIGO, seja leal, aliado, parceiro, seja você mesmo o tempo todo, amigo virtual com o tempo encontra novos parceiros, o amigo verdadeiro está bem próximo de você: são os seus pais! Curta-os, respeite-os e acima de tudo: AME-OS!
Desculpe o desabafo. Tiau.
Márcia Coutinho

terça-feira, 8 de julho de 2014

ESTOU TRISTE SIM, DECEPCIONADA NÃO.

Seria mentira dizer que este fiasco da seleção brasileira nesta semifinal não me entristece, eu acreditei o tempo todo nestes meninos, pensei que eles sairiam vencedores, mesmo com tanta torcida contra. Digo que tinham quem não torcia pelo hexa, afinal foram milhões investidos em estádios, infraestrutura dos aeroportos, e muito mais, esqueceram que este investimento era para apenas 1 mês, enquanto este tempo é o que os brasileiros estão aguardando nas filas para tratamento de saúde.Sempre dizia para quem afirmava ser contra: gente deveríamos ter gritado, protestado antes de se concretizar a confirmação da realização da copa aqui, agora é torcer para um final feliz para nós brasileiros, pois podem acreditar; se estava ruim, agora vai piorar, a conta desta festa somos nós que vamos pagar!
Muito disseram, até mesmo que a copa estava comprada a nosso favor, que isto seria usado nas próximas eleições. agora fica a pergunta: Quem pagou quem? Juízes, jogadores, comissão técnica, governo, Fifa? Se você tiver uma resposta, que bom, eu estou tão triste, chateada que prefiro esperar as respostas, Quero ver as desculpas que surgirão para este placar lamentável. Neymar...  será o herói , afinal não esteve em campo participando deste jogo , o grande vilão será o colombiano que o tirou desta jogada. Talvez daqui a 4 anos , amadurecidos este time consiga realizar o seu sonho, o nosso sonho, o sonho do HEXA CAMPEONATO!
Até mais.

Márcia Coutinho.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

SE DROGA É UMA DROGA, POR QUE EXPERIMENTAR?

Curiosidade, desafio, vontade, rebeldia. Seja qual for o caso para a primeira vez é sempre arriscado. Pior ainda se esta primeira vez estiver se referindo ao uso de drogas, sejam elas cigarro, bebidas ou drogas ilícitas. Cuidado, você pode estar entrando em uma gelada! Não experimente, não tente, você pode se viciar. Sair do vício não é como dizem por aí: se eu quiser eu consigo.
Outro dia, estava em um salão de beleza e um jovem de uns 35 anos chegou pedindo ajuda para pegar um ônibus pois precisava ir ao HPS, eles sempre tem uma desculpa que mexa com a sensibilidade das pessoas. Eu curiosa entre uma conversa e outra perguntei: Por que você entrou neste mundo tão cruel? Você não sabia dos riscos? Ele disse cabisbaixo : foram os amigos, eles viviam insistindo, eu sempre rejeitei, até que um dia estava chateado com minha mulher, quis afrontar a natureza e experimentei. Conclusão: não consigo mais parar, perdi minha família, o respeito do meu filho de 13 anos, minha dignidade, passei a praticar pequenos furtos dentro da minha própria casa. Hoje vivo nas ruas, corro atras de restos e fumo quando consigo alguma grana para comprar uma pedra.
Esta é a dura realidade, experimentou e não sabe mais como sair desta.
Que exemplo este pai está dando para seu filho adolescente?
Há sempre uma desculpa para ter começado: briga com os pais ou namorada, perda do emprego,sem estímulo, vontade de se sentir livre, rejeição, e por aí vai...
Se você sabe dos riscos, os aletras estão por todos os lados, a estatística aponta crescente índice de criminalidade , prisão e morte entre os usuários e traficantes, então para que se arriscar? Se usar droga faz você ficar por fora da turma, então fique por dentro dos que querem ter um futuro.
Quem te ensina a drogar, quem te inicia nesta vida, não é o seu inimigo, mas sim seu falso "amigo", cuidado com suas amizades. Se cuide, seja uma pessoa limpa.
Use o seu tempo para estudar, se profissionalizar, amar, curtir a vida!
Cair em uma cilada é fácil, talvez você nem perceba a princípio, o difícil é encontrar pessoas capazes de lhe estenderem a mão e você perceber que ali sim existe alguém que ainda acredita em você.  Ouça o que vou lhe dizer bem baixinho em seu ouvido: SE QUALQUER DROGA É UMA DROGA: POR QUE EXPERIMENTAR?

Márcia Coutinho

domingo, 6 de julho de 2014

EU SOU UMA PESSOA FELIZ!

Comecei salpicando ideias sobre os sonhos e expectativas. Isto foi inspirado em minha experiência de vida, pois neste mês completa 10 anos que moro em Juiz de Fora. Quando resolvi sair da minha cidade, deixei para traz minha casa própria, meus amigos, meu emprego, a minha mãezinha e meus familiares. Eu queria mais, sabia que podia alçar voos maiores. Tinha uma meta de vida: estar ao lado dos meus dois filhos quando estes precisassem estudar em uma boa faculdade e ter sucesso profissional, cidade de interior é boa, aconchegante, porém falta oportunidades concretas para a realização de sonhos. Pensei juntamente com meu marido que o nosso tempo ali estava no fim, ele trabalhava muitas horas por dia e ganhava pouco mais que o salário mínimo, eu trabalhava também  e ganhava somente o salário, como mandar os filhos para uma cidade "grande" com o nosso salário? Planos foram feitos, decisão tomada e partimos em busca de melhores condições de vida. Fomos muitos criticados, chamados de doidos, inconsequentes... e muitas outras coisas. Estávamos decididos, corremos atrás de nossos sonhos.  Deixamos uma interrogação sobre o que deixamos , criamos uma nova história para o nosso futuro. O que aconteceu nestes 10 anos? Vitórias e mais vitórias, houve momentos em que as dificuldades foi o que cimentou a nossa união. Hoje meu marido é um profissional respeitado, tem o seu diploma universitário  e já atua na sua área, meu filho mais velho forma neste fim do ano em Direito, já trabalha e tem sua namorada , meu caçula já entrou na faculdade e está contando os dias para completar 18 anos e entrar no mercado de trabalho. e eu? Sou uma mãe orgulhosa, uma esposa dedicada, uma amiga fiel e uma profissional realizada, já que , como professora particular auxilio meus alunos e me realizo vendo tantas crianças se alfabetizando com a minha dedicação. Preciso de Deus em minha vida cada dia mais, ele me fortalece, me guia , me orienta e acima de tudo não me deixa desviar do meu caminho em busca da realização das minhas metas. Eu sou uma pessoa feliz!

Márcia Coutinho

sábado, 5 de julho de 2014

EU ESTOU PRESA

Hoje estou me sentindo mais uma prisioneira neste país sem leis chamado Brasil!
É isto mesmo: coloquei grades nas janelas da minha casa. Por que isto? você deve estar se perguntando ou pensando como eu, preciso me proteger e à minha família também.
Nas ruas os menores infratores se espalham, crescem assustadoramente. Metem medo na sociedade, assustam  as pessoas de bem, invadem nossa privacidade, roubam-nos  a paz, escondem nas brechas das leis.
A culpa não é apenas deles, não tiro ou justifico as ações de cada um infrator, culpo o poder público que não toma atitudes coerentes para frearem estas aberrações. Faltam leis severas, faltam políticos confiáveis, faltam a voz e a vez do povo brasileiro.
Estou presa em minha casa, olho pelas frestas da janela e sinto que está me faltando alguma coisa, a respiração parece fraca, porém sei que isto não impede que um infrator ou assaltante penetre em meu lar, quero dificultar a sua ação. Quem pode facilitar as nossas vidas são aqueles que neste ano prometem uma realidade distante, afinal é um ano eleitoral, nós somos as vozes, somos um gigante que acordou.Somos sim, uma sociedade que busca e espera por liberdade!
Eu estou presa ainda, talvez por pouco tempo, se nós soubermos agirmos com coerência nas próximas eleições. Não podemos ficarmos presos a uma sociedade mentirosa, fantasiosa que se presta a prometer o impossível e a comprar o nosso direito do voto, o nosso direito de ação.
Tudo só vai começar a mudar quando alguém bem próximo dos nossos governantes como filhos, netos, sobrinhos, pais  que hoje tem carros blindados, seguranças, verem o perigo rondando bem próximos deles.
Aí sim: seremos lembrados como seres humanos e não mais apenas um eleitor!
Beijos    Márcia Coutinho

sexta-feira, 4 de julho de 2014

EU AINDA ACREDITO NOS JOVENS!

Eu sinto que o meu gosto em falar aos jovens é uma coisa natural ;que me dá alegria e ao mesmo tempo espero que de alguma forma chegue  positivamente a aqueles que compartilham das minhas ideais.
Ser jovem é uma complicada mistura de adolescência com maturidade: sobra-nos restos de rebeldia embalados com a  ansiedade de novas responsabilidades e conquistas.
O jovem quer se encontrar, precisa tirar a imagem de criança ou de rebelde, e provar que já é capaz de assumir erros e consequências, no entanto quando lhe é chamado na responsabilidade procura no olhar severo do pai uma opinião que antes ele achava careta, busca no semblante terno da mãe a compreensão pelo seu ato do momento.
Não é vergonha dizer: eu não sei o que fazer. Vergonha é fazer como lhe vem a cabeça e respingar em todos as assustadoras mazelas de sua atitude.
sonhar é preciso, criar metas é o que todos temos pela frente. só não podemos esquecermos que cada decisão é nossa, os caminhos foram apresentados, agora é hora de usarmos a sabedoria e fazermos a escolha certa, não se envergonhe por ter dúvidas, não se sinta um fora da realidade por querer mais um tempo para pensar, seja um cara "por fora", não caia nas lábias dos que se dizem espertos, você é dono de sua vida e de suas decisões, aprenda a se respeitar, a se conhecer melhor, aceite que os seus pais são de um tempo que ficou para traz, ele se esforça para entender as mudanças propostas pelo dia a dia, você é que precisa compreender que olhar para o ontem nos enriquece, nos faz compreendermos muitos avanços que até nós mesmos temos medo de compreendermos. não use a mentira como sua aliada, ela pode te trair e você não terá argumentos para se justificar perante você mesmo. Boa sorte em seus sonhos!

Márcia Coutinho