Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sábado, 30 de agosto de 2014

Casa Nova

Caros leitores,

Estamos nos mudando para o endereço:

http://salpicandoideias.wordpress.com/

EU NÃO SEI.

A verdade é que eu não sei! Porque as pessoas insistem em dizer que não sabem,  quando elas bem sabem a resposta? Mas dizer que sabem pode vir acompanhado de uma explicação inexplicável. Esta resposta é tão espontânea, talvez de forma imediata para lhe tirar de uma situação complicada ou por ser mais cômoda.
Na verdade, você nunca sabe quantos quilos perdeu ou quantos quilos ganhou. É muita falta de educação lhe perguntarem isso, não é mesmo? Talvez você nem saiba mesmo. E quem comeu a última bolacha do pacote, nunca aparece quem foi. Quem deixou a luz acesa é uma pergunta sem resposta, ninguém nunca foi o último a sair. E quem deixou a panela destampada? Esta resposta eu não sei mesmo! E se a mãe perguntar como foi na prova? Não sei é a resposta imediata, principalmente se já sabe que não se saiu bem.  E se lhe perguntarem que hora chegou em casa? Não sei mesmo, sempre respondem assim. E quando a coisa parte para o pessoal? Não sei como te aguentei por tanto tempo! Isso dói.  São muitos “não sei.” Pensando bem, verdades em alguns casos expõem nossos pensamentos, ideias, defeitos e até limitações que gostaríamos que ninguém soubesse, visse ou pensasse. No fundo dizem não sei, porque tem pessoas que não aceitam a verdade quando ela não lhe convém. Existe uma diferença muito grande entre não saber verdadeiramente alguma coisa e acreditar que não sabe. Quando começar a ouvir uma mesma pessoa dizer sempre:
Eu não sei onde é...
Eu não sei escolher...
Eu não sei onde fica...
Eu não sei quem foi...
Eu não sei...
Está na hora de olhar bem para ela e simplesmente dizer: Ah! De uma coisa eu tenho certeza, não fui eu!

Márcia Coutinho


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

MEU VIZINHO É UMA COISA...

A convivência anda muito difícil. É muito estresse, muito cansaço. Está faltando bom humor para conviver com as diversidades .Devemos saber uma coisa básica: bom senso e bons modos ainda fazem parte de uma receita infalível para uma boa convivência com seu vizinho.
Ao mesmo tempo, este dia-a-dia é um grande exercício de flexibilidade e aceitação.
Vizinhos, ou se odeia ou se adora... o que não pode é gostar de viver sozinho, sem se relacionar com aquele que está mais próximo de você, que é na verdade seu parente mais próximo. Se o seu vizinho é aquele chato, que adora bisbilhotar a vida de todos, aquele que incomoda sem fazer esforço, fuja dele, nem tente ser seu amigo, apenas conviva com ele de forma cordial. Se seu vizinho é solidário, seja amigo, não precisa frequentar a cada dele, converse, pare um pouco para bater um papo, falar da vida, coisa de amigos. Assim terá alguém que lhe proporcionará uma feliz convivência, através do respeito. Esta relação com seu vizinho favorecerá uma construção social, naturalmente entre vocês deverá haver regras de boa convivência que fará de suas vidas algo altamente benéfico. Não se esqueça nunca de guardar privacidade, saber o momento oportuno de entrar e sair, lembrando também que o seu vizinho tem hábitos diferentes do seu, então respeite estas diferenças e com certeza terá no seu vizinho um grande e estimado amigo!



Márcia Coutinho


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CONVIVER PARA CONHECER

Para conhecer tem que ver ou para ver tem que  conhecer? Isto é um dilema que nos deixa pensativos. Afinal, as aparências enganam e muitas vezes acreditamos conhecer e na verdade tudo não passa de uma embalagem ou você nem conhece o que está vendo e pensa ser uma miragem. Assim é a nossa vida: um constante conhecer, buscando a verdade pela nossa visão.
Diz um ditado que nem tudo que reluz é ouro, que julgamos um livro pela capa,  são os famosos amigos que convivem conosco, mostram um jeito que na verdade ele criou, ele se maquiou daquele jeito para ser aceito, assim estamos vendo uma fraude, convivendo com uma farsa. É como a convivência de um casal que com o tempo  começam as rachaduras da personalidade. Outras vezes não fazemos questão de ter uma determinada  pessoa ao nosso lado, criamos desculpas para  não aceita-la em nosso meio, no entanto esta sim é uma pessoa fiel, uma amiga(o) de fato. Por isso é importante não criarmos uma imagem em nossa vida, é preciso o tempo, a aprendizagem, a convivência para sim fazermos um verdadeiro diagnóstico daquilo que nos apresenta. Ao tomarmos consciência dos pontos fracos que temos diante de nós mesmos o nosso processo de decisão se tornará completo, afinal cada um luta como pode em busca de seu lugar, às vezes se enganam na postura de suas ações. É de suma importância destacar que a vida é curta, não podemos perder tempo com pessoas que não mostram sua verdadeira identidade. Conhecer para conviver, viver para conhecer, assim seguimos adiante trilhando caminhos, buscando um lugar no coração daqueles que sabem viver!


Márcia Coutinho



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

SAI DA FRENTE QUE ESTOU COM PRESSA.

Pressa de que? Pressa pra que? Para onde vai com tanta pressa? De onde chegou com tanta pressa? Não adianta correr quando tudo tem o seu tempo. O relógio não anda como você deseja, ele segue seu caminho, segundo a segundo, sem pressa., o que não pode é você andar devagar, parando, descansando, enquanto os outros não esperam sentados as oportunidades acontecerem, eles se lançam nas aventuras, buscam respostas, eles vivem. O maior erro que podemos cometer é acharmos que o tempo espera por nós, ele não tem pressa, apenas acontece, não perca tempo, continue andando, tentando. Não fique para trás, ande, mesmo que devagar, ande mais um pouco, sem pressa. Não pare.
Para as nossas ações, queremos resultados imediatos, não temos paciência de esperar. Aquela boa ideia precisa ser amadurecida, precisa de seu tempo, O problemas é que queremos um retorno rápido. Parece que para nós o mundo gira mais rápido. Calma!
Quem nunca teve pressa para chegar a um encontro, a uma entrevista de emprego, a uma prova de concurso ou vestibular? Quantos querem resultados rápido para aquela dieta mirabolante Quem nunca teve pressa para chegar aos 18 anos e poder fazer tudo que sempre quis? Como temos pressa de nos tornarmos independentes!
Se você se apressa, pula etapas, tenta enganar o tempo, você não registra os que de melhor está acontecendo, na pressa esqueceu de viver o tempo presente. Aproveite cada momento bem aproveitado como se fosse o último, porque quando você na correria de se chegar a lugar algum perdeu preciosos momentos e talvez nem na lembrança nada ficou registrado. Se guardou suas memória; que elas sejam boas, que tenham valido a pena,
Por termos pressa, o lógico é fazermos as coisas rapidamente. E fazer rapidamente deixamos de fazer de forma coerente e equilibrada. procure ir devagar e desta forma garantirá que chegará em uma nova posição de forma sólida.

Portanto, se está com tanta pressa, cuidado: vá devagar!


Márcia Coutinho

terça-feira, 26 de agosto de 2014

TOQUE... TOQUE....TOQUE.

Apenas um toque. Às vezes só pedimos um pequeno e simples gesto: um roçar de mãos. Pele com pele e é dada uma vazão de sentimentos importantes no cotidiano de cada um. Este gesto pode servir de marco na nossa vida, fazer a diferença. Se  estamos tristes, um carinho nos acalma, acalenta nosso coração. Na alegria o toque divide a emoção do momento. Ele  é tão importante que começamos a ser gerados pelo toque de duas pessoas que se querem bem e este ciclo se completa quando chegamos ao mundo pelas mãos de outras pessoas: é o toque da vida, da esperança!
Se o toque tem o poder de cura, o abraço tem a sensação de aconchego, afeição. Quem nunca sentiu falta de um abraço apertado para matar a saudade, para selar um reencontro, para  iniciar uma amizade? Ficar abraçado com quem se ama não precisa de palavras, o toque , o calor nos revitaliza. A vida ganha cor, as emoções afloram. Você sabe quando o abraço não é verdadeiro, ele não passa magia, mas quando é “abraço afetuoso” aquele bem apertado , dado por uma pessoa bem íntima ; ele faz com que o ar que estava reprimido possa sair e um novo entre nos renovando. Essa troca de energia feita através do toque, do abraço nos revigora, estabelece um equilíbrio emocional nos momentos mais difíceis, ele demonstra atenção, apoio, pode significar solidariedade.
Não se percebe o tempo passar quando chegamos perto de alguém  que nos toca com o olhar e nos abraça com um sorriso. Abrace a quem você ama , toque, faça este momento se tornar eterno!




Márcia Coutinho

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CASAMENTO TEM QUE SER PARA SEMPRE?

Dizem que casamento é para os corajosos. É  verdade. Só quem não tem medo de enfrentar os desafios assume um casamento; porque casamento é uma doação. Ele foi feito para durar. Mas durar quanto tempo? Eis a pergunta. Talvez para sempre, assim desejam os apaixonados. Aqueles que juram amor eterno, na saúde, na doença, na alegria, na tristeza... No início de um relacionamento, quando acontece o conhecer tudo é lindo, encantamos até com os defeitos que parecem pequenos e curáveis com o tempo, na verdade ele tende a ser o grande vilão do casamento se não houver aceitação de ambos. O casamento é uma escolha diária, é um reconhecimento do outro em todos os momentos, são falhas que começam a aparecer, são sonhos que não combinam, a simpatia e carisma tendem a desaparecer. O tempo começa a criar defeitos  .  Deve-se amar na totalidade. Todos os casais tem crise, tem acerto de contas, são arestas aparadas  no decorrer de uma discussão. Amar é ser parceiro. É dizer não para não fazê-lo chorar, é dizer sim e vê-lo sorrir. Quando já não sabemos como conviver com as brigas, com as divergências, afetando filhos e familiares, quando o diálogo já não faz parte  do casamento, quando olhamos para o outro e não o reconhecemos, principalmente quando nos perdemos um do outro no caminho, nos sentindo sozinhos é chegado o momento do fim. Você não tem o direito de tirar a felicidade daquele que caminhou com você, lhe ensinou os segredos de uma relação, partilhou alegrias, tristezas, angustias, conquistas. Não precisa ser traumático, o término tem que ser bom para os dois. No início soltam-se faíscas, as garras aparecem, muitas coisas são jogadas no ventilador, aqueles defeitos do início se sobressaem . No entanto depois de cabeça fria perceberão que mais vale ter um bom amigo do que um inimigo que sabe de muito de seus mais secretos segredos. Se ainda houver respeito, uma pequena chance de continuar , então tente. Não desista de seus sonhos. Casamento é muito bom! Nós nascemos para sermos felizes.  


Márcia Coutinho

domingo, 24 de agosto de 2014

DEIXE DE SER BAGUNCEIRO: ORGANIZE-SE.

Às vezes pensamos que deixar um copo em cima da mesa, uma toalha molhada em cima da cama, ou mesmo esquecer onde guardou a agenda ou o celular, parece coisa de rotina, esquecimento. Mas isto pode ser algo sério. Você já se perguntou se é uma pessoa organizada? Consegui  fazer uma coisa de cada vez? Focar no que está fazendo já é um bom começo. Você consegue administrar seu tempo em casa, no trabalho? Claro que isto é importante para a sua vida, quem  organiza seu dia, economiza em dor de cabeça. Nem toda pessoa organizada é chata, ela é apenas prática, quer desperdiçar dores de cabeça, cansaço. A pessoa organizada consegue crescer sem prejudicar o outro. É mais fácil conviver com quem sabe para onde vai e de onde veio do que com uma pessoa que se perde a todo o  momento. Esquecer é uma coisa, perder o que deveria estar guardado é diferente. Só você deve decidir como quer levar a sua vida, o que fazer, quando fazer  e principalmente, porque fazer. No setor profissional se você consegue lidar com as adversidades, conseguirá delegar funções, questionar. Organização  é fundamental para  se movimentar, seja para chegar até você ou para ir além de você. Se sua vida sentimental está uma bagunça, mexa-se rápido. Organize-se!. Quando o casal encontra dificuldades no relacionamento um apoia o outro naquilo que ele faz bem, que cria métodos, que usa as palavras de forma clara e adequada. Não queira ser o centro do mundo, onde todos ficam ao seu redor esperando suas ações organizadas, faça aquilo que lhe parece o certo, adequado, perca seu tempo hoje organizando-se e perceberá que ganhou  em qualidade de vida. Há detalhes no seu dia-a-dia que farão você se resolver rapidinho. Tente deixar a bagunça pra lá, organize-se.


Márcia Coutinho

sábado, 23 de agosto de 2014

O MELHOR A FAZER É AGRADECER.

Ela desce rosto abaixo, sem rumo, sem motivo aparente. Mas a realidade mostra o caminho incerto que ela faz. Agora já encontra  outras para lhe seguir. São lágrimas. De repente descobri  em meu peito uma dor, uma tristeza. Não vejo motivo para esta tristeza, apenas sei que sinto algo que me incomoda. A certeza que tenho que não são lágrimas de felicidade. Tento buscar respostas para esta angústia, na verdade não gosto do que estou sentindo, pois é fato, quando  fico assim algo não muito bom acontece, então as lágrimas são sinais de que tem alguma coisa fora da sintonia. Neste momento percebo que somos vulneráveis, somos incapazes de compreendermos a magia da vida, seus avisos, seus acontecimentos. Preciso conversar com alguém, passar o tempo. Talvez ler um bom livro, com algum suspense, uma situação diferente. Não quero ver TV, são notícias trágicas a todo  momento , quero  ver alegria, gente vivendo, sorrindo, sonhando, realizando sonhos...  acho  que posso ouvir uma música, desde que seja pra cima, nada que me deixe mais angustiada que estou. Pensando  bem, vou parar , fazer uma oração, tentar buscar respostas dentro do meu coração. Fico relembrando o que me aconteceu  hoje para me deixar de baixo astral, pode até ser um sexto sentido , um pressentimento, acho mesmo que vou olhar pela janela, admirar a beleza do dia, o sol que já brilha intensamente e agradecer: por estar aqui agora, pela minha vida ao lado das pessoas que amo e que sei que me amam e me respeitam.


Márcia Coutinho

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

BATE FORTE CORAÇÃO!

Eu costumo dizer que não abro o meu coração para qualquer pessoa. Para fazer parte de minha vida não é fácil, pois já me machuquei muito, as decepções fizeram com que eu me tornasse mais seletiva. Imagine você aceitar uma pessoa em sua vida, contar detalhes, fazer com que ela participe de seus melhores momentos, de suas descobertas, e então tudo não passou de uma ilusão.
Coração é terra que ninguém pisa . Os comandos são nossos. Mesmo sabendo que ele pode se ferir, acabamos cedendo um pouco daqui, um pouco dali, e estamos fadados a um coração machucado.
Dentro do nosso peito ele bate forte, às vezes descompassado em um ritmo acelerado, outras vezes tranquilo deixando a vida ser levada, ele comanda, ele bate.
Não podemos sempre  ceder aos seus caprichos, devemos sim, cuidar para que ele prolongue seu trabalho com saúde, ritmo e muito feliz!
Quer magoar seu coração é dizer não quando deveria dizer sim, quando precisamos falar a verdade a alguém que não  merece passar por aquele constrangimento, quando inconsciente viramos a cara para alguém que faz tudo para que sejamos felizes, quando dizemos sim por medo de ferir, nos acovardamos da verdade. Isto sim, chateia , nos deixa entristecidos, com o coração em lágrimas. Mas este mesmo coração sorri quando descobri o amor, quando conquista uma amizade, quando percebe que ele dita o ritmo de nossos passos. Se você hoje está chateado, sentindo que seu coração te traiu, converse com quem você ache que te magoou,isto se for valer a pena, mostre o seu amadurecimento. O diálogo ainda é o melhor remédio, ele resolve os desentendimentos  , ele cura também os males do coração. Ouça o meu conselho, você sentirá bem melhor e esta caixa que bate forte em seu peito aborrecido voltará a bater feliz! É por estas e outras que você mora em meu coração!

Márcia Coutinho

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

IMAGENS DA NATUREZA EM SUA VOLTA




































É POUCO. MAS PODE SER A SUA FELICIDADE.

Quando desejamos algo pequeno e logo conseguimos, aquilo parece significar pouco; afinal a sensação de vitória é por uma conquista grande. Isto é um engano que todos nós cometemos. Saber apreciar as pequenas coisas, os pequenos detalhes nos enriquecem, nos tornam pessoas capazes de assimilarmos tudo a nossa volta. Já; quando almejamos uma conquista grande, esquecemos  de olharmos ao nosso redor e seguimos em frente sempre com o que queremos em mente. É difícil nos desligarmos das nossas metas, os objetivos parecem ser para já. Mas, nada na vida acontece por acaso. Tudo a seu tempo, na medida certa. É impossível caminhar sem antes engatinhar. É um passo de cada vez. Assim são as conquistas, uma a uma, sem atropelar ninguém, sem ultrapassar etapas. Se fizermos uma curva fechada demais as consequências podem ser catastróficas. Explicando, se não respeitarmos as pessoas, os limites, estaremos fadados a perdas futuras, não há vitórias sem arranhões, a vida nos cobra um preço alto pelas nossas ações. Tudo tem os degraus, os mais, os nãos, as  limitações. Não podemos trocar um papo amigo por um descanso, não podemos pensar que estamos perdendo tempo olhando o caderno do filho, não podemos esquecer  de perguntar como foi o dia, a aula. Talvez este detalhe nos ajude a enxergar uma falha, um problema. Se  pensarmos em fazer isto mais tarde, talvez este” mais tarde” nem aconteça como planejou e você deixou passar a oportunidade única de descobrir a importância do agora. São estes pequenos detalhes esquecidos em um canto que farão a diferença no amanhã. É imprescindível vivermos com o pouco agora, conquistado com garra do que ficarmos esperando por algo que pode não acontecer, este algo quando chegar talvez nem seja aquilo que você tanto almejou, é incrível que você deixou escapar a oportunidade de se sentir realizada!


Márcia Coutinho

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

EU POSSO E NÃO CONSIGO.ELE NÃO PODE E ESTÁ CHEGANDO LÁ.

Quando um casal resolve ter filho e a gravidez acontece, um turbilhão de emoções acontece: alegria, medo, insegurança, realização.
O tempo parece parar, tão grande a espera pelo tão sonhado presente chegar. Tudo pronto, feito com amor e carinho. E chega o grande dia!
A  família aguarda ansiosa as notícias do bebê que acabou de chegar. As notícias não foram nada animadoras: a criança nasceu com problema.Faltou oxigênio no cérebro. Revolta. Será um erro médico, uma fatalidade? Agora não é hora para perguntas sem respostas, o momento é de união, ação.
Daquele momento em diante, cada dia será especial, uma nova descoberta, grandes vitorias.
Será uma superação constante de desafios, muitas dúvidas surgirão, e uma pergunta que não quer calar: Ele um dia será normal? Há sempre uma esperança, porém as dificuldades e limitações serão certas, o que não pode haver é desânimo.
O tempo passa . Aquele pequeno ser vem para mostrar que o importante é nunca desistir, acreditar sempre que coisas boas virão. Superar cada obstáculo, vencer barreiras, nunca desesperar.
Quando olhamos aquela criança sorrir, brincar, brigar, estuda, lê, percebemos que ela é uma vencedora,  está sempre de bom humor, um sujeito camarada, um exemplo de força e superações. Descobrimos que muitas vezes achamos que os nossos problemas são os maiores, nos acovardamos e desistimos. E ele, com dificuldades dependente, não perde o brilho no olhar, continua carismático, ele quer mais, ele busca vencer seus limites!
Esta criança também sonha ... quer andar de bicicleta. é um sonho impossível, distante? Não, porque ele já dá seus primeiros passos, já sabe onde quer chegar, não se abate, não tem pressa, vive um dia de cada vez, cada manhã um novo recomeço. Nos dá em cada passo uma lição: Nós podemos e estamos sempre desistindo, ele não pode e já está quase lá. Isto é acreditar. Isto é exemplo!


Márcia Coutinho

terça-feira, 19 de agosto de 2014

A COR ESCURA

Preconceito de qualquer jeito é inaceitável. Porém em quase tudo temos escolhas, a definição da cor da nossa pela não pode ser no par ou impar. Acontece.
Me  pediram que falasse sobre este tipo de preconceito, já que a pessoa foi vítima dele. O mais incrível disto tudo, é saber que o Brasil é de uma miscigenação muito grande, esta mistura de raça, culturas faz com que sejamos diferentes.
Se você não aceita a opção sexual do outro, está deixando de aceitar o outro como ele é, sendo escolha dele, doença ou o que seja, apenas é mais uma escolha que precisa ser feita e bem definida.
Se a sua religião o diferencia dos outros, também foi sua escolha, afinal as opções são muitas. Cada um fica onde as doutrinas batem com o seu pensamento , o seu jeito de ser e agir. Lembrando que seja qual for a sua religião, todos querem e acreditam no mesmo Deus.
Ser portador de deficiência, ainda nos dias de hoje, também é motivo de preconceito, o acesso à sociedade ainda é feita de forma precária, o melhor é que eles já estão conseguindo serem aceitos já que existe a lei que favorece a inclusão social.
É sem lógica mesmo a discriminação racial. A cor é apenas um detalhe, o que deve prevalecer é o caráter de cada um.
Sabemos que existe preconceito dentro da própria raça, eles não se aceitam e querem que a sociedade os encarem de forma normal.
 Ser negro é assumir suas raízes com coragem e atitudes . Deveria ser uma coisa tão natural, no entanto a todos os momentos podemos perceber alguém sendo vítima. O melhor de tudo é quando presenciamos um negro na mídia, não na página policial, mas sim, quando leva ao orgulho uma nação por sua coragem e luta.
Em um país hipócrita que não aceita seus filhos como eles são, o que mais podemos esperar? Falta princípios, falta coerência, falta leis.
Hoje o negro já é destaque como ser humano, como artista, político, profissionais em várias áreas. Já imaginou se estes tivessem baixado a cabeça, tendo dó de si mesmo e não encarado a vida de frente, com preconceitos ou não?
 Não podemos nos calar: O maior preconceito vem de onde menos se espera!

Márcia Coutinho 

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

QUEM GOSTA MAIS DE SEXO: HOMEM OU MULHER?

Se fosse a algum tempo atrás a resposta imediata seria os homens. No entanto uma pesquisa revela que a mulher está na frente deles.
Parece um absurdo esta afirmação, principalmente se fizermos uma retrospectiva no tempo e olharmos a posição de ambos na sociedade.
O homem sempre foi visto como o macho, o que trabalha e mantem sua família. A mulher era submissa, antes do pai e depois do marido. Ia para o casamento inexperiente, confiava apenas na experiência do marido, já que falar de sexo em casa era um tabu. Hoje algumas levam na bagagem experiência, traumas, porém ainda acreditam na relação saudável a dois.
A sociedade machista fechava os olhos para as “puladas de cerca”, era coisa de homem. No entanto a mulher vem ocupando seu espaço, vem deixando de viver à sombra dos homens e assumem suas atitudes. Antes quando davam suas escapadas, eram discretas, agora arcam com as consequências já que se tornaram independentes e encaram o sexo igual para os dois.
A grande preocupação nos dias de hoje é que andam banalizando o sexo, ele se tornou moeda de troca, não está mais ligado ao amor. No início era conhecer, namorar, casar, agora é paquerar, ficar e morar. Simples assim. E que aceitem esta situação! Mas a coisa não é bem assim. Ainda existem muitos  valores em jogo!
Sexo deveria ser uma consequência de uma relação baseada no amor, cumplicidade doação e respeito.
Homens e mulheres igualmente usam o sexo, não há quem goste mais ou menos, há os que fazem, querem e gostam uns mais que os outros.
É uma pena, pois o sexo feito de forma íntima é gostoso, o sexo casual  nos leva a uma sociedade fria e desgastada.
Se sexo sempre existiu, é natural, então por que fazer dele uma arma?



Márcia Coutinho

domingo, 17 de agosto de 2014

NINGUÉM ESTÁ PREPARADO PARA ISTO!!

Esta semana falei muito sobre vida, a importância de viver bem cada dia, viver intensamente. Não deixar nada para depois, pois não sabemos nem se chegaremos no amanhã! Estamos vendo tantas vidas sendo perdidas prematuramente que muitas vezes ficamos chocados com o sentido que a vida tem para uns, como ela é preciosa demais para outros. Alguns tiram suas próprias vidas por covardia, solidão, depressão, mas a jogam fora sem explicações. Outros lutam com toda a energia, com toda garra, não querem partir, buscam força em tudo, nas lembranças, na família, no agora.
Nesta semana, acredito eu, foi triste, pesarosa para muitos, e recebi  uma notícia que me desestruturou: uma tia bem próxima, está com uma doença grave, seu estado é crítico. Caiu como uma bomba  para todos nós familiares. Ficamos e estamos sem ação. Nos  unimos em oração. Ontem ela estava feliz, curtindo seu primeiro bisneto recém-nascido, acreditando que vai acompanhar seu crescimento, seu primeiro dentinho, seus primeiros passos, suas primeiras palavras. No entanto isto tudo é uma incógnita para ela, se nós que acreditamos estarmos sadios não temos certeza de nada, imagine alguém que tenha este diagnóstico?Então mais uma vez repito: vamos deixar de nos preocuparmos em fazer o mau às pessoas e vivermos bem com todos, um dia de cada vez, sempre almejando vencer os desafios, cultivando amigos e nos fortalecendo na fé. Assim teremos certeza de missão cumprida ao final de cada dia. É lamentável, somente quando nos deparamos com um problema desta proporção  bem próximos de nós é que descobrimos que não somos inatingíveis, estamos também na mira! Então apenas viva!



Márcia Coutinho  

sábado, 16 de agosto de 2014

VENDE-SE O QUE VOCÊ PROCURA.

Oba! Chegou sábado. Dia de descansar, curtir a família, tomar aquela cervejinha, comer aquele churrasco com os amigos. Que nada, Hoje é dia de gastar, ir às compras. Espere aí: você precisa mesmo comprar alguma coisa? É mesmo necessário fazer este gasto ou vai apenas aproveitar mais uma liquidação?
É isso aí, uma boa propaganda leva os consumistas a loucura. Quem nunca comprou sem necessidade pelo menos uma vez? São muitas tentações...
Pense comigo: é algo que você sempre desejou, nunca pode e agora o preço caiu e não quer perder esta chance ou  você nem precisa, mas a oportunidade é única?
Se pensar bem, esta loucura de momento pode te endividar  , pode te agradar no momento mas vai tirar o seu sono .Mesmo que seja só desta vez! Cuidado! Pense bem.
Resista às tentações... esmola quando é demais o santo desconfia .Você já reparou em quantas pessoas andam pelas ruas num vai e vem, sem nada comprarem
É o prazer de olhar vitrines, pesquisar, vasculhar bancas, olhar panfletos, conferir preços que fazem com que os consumistas gastem sempre mais. É uma verdadeira maratona, ela nunca tem fim!

Se você quer  aprender a se controlar preste atenção nestas 3 perguntas: Você precisa mesmo deste item? É uma necessidade? Se não comprar hoje, vai lhe acarretar algum prejuízo? Pronto, respondeu? Agora resolva o que vai ser melhor . Valorize o consumo de forma consciente, compre na medida certa e perceberá as diferenças. Te cuida.


Márcia Coutinho

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ESSE CRACK NÃO PODE VENCER ESTA GUERRA!

Se você parar só um pouquinho para se informar sobre a situação do crack no Brasil, ficará alarmado. A coisa está tão feia, que a cada informação mais indignados ficamos. Eles apontam estatísticas, dizem que é epidemia, uma doença que se alastra, dizimando famílias inteiras, condenando cidadãos que não tiveram a oportunidade de uma segunda chance, ou quem sabem, não aceitaram ajuda ou conselhos,” conseguem se livrarem sozinhos”. Não se apontam soluções. Dizem quer farão politicas públicas para solucionar o problemas, são promessas que não saem do papel. A situação da saúde é tão crítica que, o cidadão que procura um médico para curar um resfriado, ou uma pressão alta, quem sabe até uma suspeita de infarto não encontra atendimento. Imagine então quem procura ajuda para se livrar da dependência química!
Na maioria das vezes é criticado, claro, ele entrou nessa porque quis, teve opção de escolha, falhou, vacilou feio. Ele pede socorro quando vai até um posto de saúde .Quantas vezes lhe viram as costas, dizem não, simplesmente ignoram. Assim somos tratados! Meros cidadãos uteis apenas na época das eleições.
Você já viu algum político, visitar sua rua, a comunidade em geral fora do período eleitoral? E depois que ganham? Tornam-se pessoas tão distantes da nossa realidade, que depois nos desconhecem. A situação está se agravando mais para as mulheres que vivem nas ruas, são dependentes , grávidas, cortaram o elo com suas famílias e colocarão mais um bebê no mundo. Serão crianças que já nascem com problemas ; pois foram geradas por pais muitas vezes infectados, no meio do caos. Serão abandonados ou colocados para adoção. Fecha-se mais um ciclo. Novamente nas ruas começa tudo outra vez. Não podemos cruzar os braços e assistirmos a tudo isto sem nos manifestarmos. Basta de promessas, é hora de se colocar as mãos na massa! Esse crack não pode vencer esta guerra!


Márcia Coutinho

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

VOCÊ ESTÁ VIVENDO?

O assunto hoje não poderia ser outro: a importância de nossas vidas.
É estranho, como a morte de alguém tão longe de nós, que nem mesmo sabe de nossa existência mexa conosco.Com isto fica a pergunta de sempre: quem é responsável pela nossa existência, e como agimos para vive-la em plenitude?
Nós construímos a nossa vida através dos valores e da forma que queremos que ela seja vivida, estamos em busca da sabedoria, de conceitos, de estilos ,estamos sempre querendo enganar o nosso coração, fingindo que nossas ações são obras da nossa razão.
Ninguém passa pela vida sem deixar alguma coisa, são suas ações que o reconhecem, assim como não partimos sem levar algo, mesmo que seja a saudade daquilo que poderíamos ter feito. Os motivos das nossas omissões e atitudes que contrariam a sociedade apenas nós sofreremos seus reflexos: somos meras criações de um sistema chamado sociedade.
Enquanto fazemos da nossa vida uma arma para se atingir um alvo, fazemos de nós cúmplices de nós mesmos.
Você pode ter uma filosofia de vida que o agrade, porém ela está fora do alcance de muitos, a compreensão é como se fossem letras embaralhadas no mundo do analfabeto, sem nexo algum.
Nós temos uma responsabilidade com quem nos cerca, porque o resumo da vida se faz com amor. Se amamos ou magoamos, acabamos destruindo a nós mesmo, prejudicamos uma relação que teria tudo para dar certo, assim é a vida: passageira, inconstante, rápida. Ela cruza nosso caminho apenas uma vez, vamos então aproveitá-la com intensidade.



 Márcia Coutinho

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ESTOU CHOCADA!

Levantem de sua cadeira, saiam desta depressão, corram, vamos agir rápido, ainda dá tempo de realizar mais um sonho. Mas faça agora, talvez se deixarmos  para amanhã seu tempo se esgote e você deixou para traz mais uma conquista.
Digo isto, porque ontem, quando assistia ao Jornal Nacional, vi o candidato Eduardo Campos dando uma entrevista. Ele falava bem, uma voz calma, passava confiança, falava de suas propostas, fazia tantos planos para ajudar a tirar o povo desta roda vida de desconfianças.
Eu não tenho candidato, talvez nem escolha nenhum, mesmo assim, parei, assisti e pensei que aquele candidato ia crescer, estamos cansados da mesmice, os mesmos candidatos de sempre. Imaginem o meu susto, quando ouço que o mesmo candidato que ontem a noite, traçava metas, tinha planos, sonhos, buscava com sua palavras ganhar nossa confiança e com isto o nosso voto, agora já não está mais entre nós. Ironias do destino ou fatalidade? Somente a perícia poderá afirmar o que aconteceu. Espero que seja descoberto as causas, afinal não foi apenas 1 candidato a presidência que faleceu, foram vidas que se foram precocemente, foram famílias destruídas. Tudo em menos de 24 horas!
Neste momento me pergunto: quantas pessoas passam seus dias traçando metas para prejudicar alguém, passam sentindo pena de si mesmo, deixam a vida passar sem perceberem que a vida é única, passa rápido e nós não temos o dom de prevermos o nosso fim. Não façamos o mal agora, nem nunca, façamos o nosso melhor hoje!



Márcia Coutinho

MINHA CAIXINHA DE LEMBRANÇAS

Hoje, abri com cuidado a  minha caixinha de lembranças. Ela estava trancada, parece que ali guardava um grande segredo. Na verdade, guardava as lembranças de um tempo bom que não volta mais. Não sei porque, mas deu saudade, e de repente, estava eu, revirando imagens, acontecimentos, trapalhadas, gargalhadas e momentos inesquecíveis.
Foi na infância que aprendi a dar valor ao pouco que tínhamos, era tudo muito difícil, havia algumas faltas, sobrava muito amor. Sempre lembro das minhas amigas de escola, foi uma conquista ano a ano, são pessoas que até hoje partilham algum momento comigo!
A adolescência passou sem traumas, não tínhamos muito a descobrir, era tudo a seu tempo;adolescência era uma continuação das brincadeiras, de cultivar amigos, de falar de sonhos.
Na juventude, tudo se transformou, foram mudanças físicas, emocionais, o encantamento pela vida veio com um brilho de descobertas. Dei  a cada momento um valor especial, foram tantas alegrias, algumas partidas, outras chegadas, o amadurecimento veio recheado de responsabilidades, tropeços, expectativas, o primeiro beijo, o primeiro amor, o primeiro de muitos outros acontecimentos. Era uma fase de transição.
As palavras que martelavam em nosso inconsciente eram: experimentar, partilhar, desejar, emoções!
Vejo com cautela as mudanças em todas as fases nos dias de hoje. As crianças já não brincam de casinha, de carrinho como eu, meu irmão e meus primos. Quantas  vezes me sujei de poeira, subi em árvores, me arranhei, levei bronca. Tempo bom. Muito bom.
Quantos adolescentes perderam a doçura da sua idade, a magia das descobertas, hoje já são pais, são trabalhadores, são gente grande em um corpo ainda frágil, quantos encontraram pedras em seus caminhos limitando suas caminhadas!
Os jovens, acreditam ser sábios, espertos, estão atropelando o tempo em busca de independência, muitas vezes obrigados a trocarem seus estudos, seus ideais por obrigações.
Entendem agora, porque a minha caixinha de lembranças é tão especial? Eu sim, como muitos por aí, a qualquer hora podemos parar e olharmos para traz e sentirmos saudades , as lembranças boas ficaram guardadas, podem ser remexidas, as ruins estão  apenas nas linhas da historia de nossas vidas!



Márcia Coutinho

terça-feira, 12 de agosto de 2014

VOCÊ É HOMEM?

Calma. Isto não é o que você está pensando. Esta foi a pergunta que meu filho me fez quando chegou da sua primeira aula da faculdade. Disse-me que o professor começou perguntando se cada um saberia definir o que é ser homem. Ele guardou uma frase que foi a seguinte: "O homem é e sabe que ele é, mas não sabe quem ele é". Pois é, muito sábio quem disse isto, somente difícil é compreender estas palavras. Afinal para o homem tudo é possível, mas nada é certo. É uma constante tentativa!Ele busca algo que nem mesmo sabe o que é, vive indo até onde acha que é o seu máximo.
O homem vive em constante processo, podendo escolher.Existe a possibilidade da escolha errada, isto é um fato. Ele é algo que pode ser, é um ser vago, é coisa alguma em busca do impossível.
Vive o tempo presente, não tem consciência do quão próximo está o seu passado e a distancia que terá que percorrer para atingir o futuro.
Pense sempre que você um dia terá que prestar contas a você mesmo. Será que foi capaz de viver a vida que planejou? Estará disposto a reconhecer que mexeu com sua vida e ela não é mais a mesma que você recebeu?
Neste momento, você sabe de onde veio, onde está, o que faz neste momento e para onde vai?
Lembre-se sempre de pensar, ponderar, decidir. A vida é uma coisa certa, ela lhe dá oportunidades de crescimento. O homem é um ser confuso. Ele corre sem sair do lugar , não pode voltar no tempo para consertar o errado, se o fizer ficará um remendo, então ficará um ser estagnado, acomodado, frustado.
Quando te pergunto se você é um homem, quero na verdade saber se você sabe quem é você.
Viver com consciência do que quer ser, de onde quer chegar já é um bom começo, lembrando sempre que a muitos anos, ainda na idade média , acreditava-se que o homem era um ser dotado de liberdade, capaz de transformar a natureza e o mundo que o cerca, ele deve usar a razão e seu espírito crítico. Só não pode esquecer que ele quer muito saber  quem ele realmente é.


Márcia Coutinho

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

ISSO É COISA DE BRASIL. QUE VERGONHA!

Era uma vez... assim começam os contos de fadas. Mas no Brasil assim começa uma piada, mais uma de falta de leis, da falta de punição.
Um dia distante, acreditamos que havíamos encontrado uma luz ao fim do túnel, o Ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, conseguiu colocar na cadeia os responsáveis pelo mensalão. era chegado o momento da Pizzaria do Planalto fechar  para balanço. porém esta história estava apenas começando, depois de muitas páginas de uma historia "de terror", muitas brechas nas leis,muitos disse me disse, falta de documentos e tantas novidades que nós leigos nem sabíamos que existia., aquele que escrevia uma nova história teve que interromper sua trajetória, havia mexido com gente importante, "graúda". sob ameças  já esperadas por quem conhece este nosso país, precisou se afastar, dizer tiau, e nós ficamos mais uma vez com uma historia inacabada conforme acreditamos que teria um final feliz.
Poucos meses depois chega o anúncio da reabertura da nova pizzaria, agora mudaram o nome para tentar nos enganar ; agora é  PIZZARIA DA VERGONHA NACIONAL.  A pizza do dia: José Genuino aos quatro cantos do Brasil.  É isto mesmo, amanhã este exemplo de brasileiro, deixará a cadeia onde deveria cumprir 4 anos e 8 meses.Ele cumprirá em regime domiciliar.  Para os próximos dias aguardem um novo cardápio, com sabores indigestos diversos como: José Dirceu, Delúbio Soares, João Paulo Cunha,Pedro Cunha e muitos outros que como o já citado acima passarão a fazer parte dos ilustres brasileiros debochando das leis do nosso país.
Enquanto cumprem pena em regime fechado, eles apenas passam dias em um SPA 3 estrelas, já que  lá curtem mordomias que nós brasileiros que trabalhamos não somos capazes de conseguirmos de jeito nenhum, e o pior, somos nós quem pagamos para  eles desfrutarem de todo este conforto. Bem que eles poderiam aproveitarem  destes momentos de relaxamento, para  em quantas pessoas enganaram, iludiram.Será pedir muito que eles desconfiem como são indesejáveis e não mais ponham seus nomes para as eleições que virão? Será que com tanta safadeza ainda tem vota neles?

domingo, 10 de agosto de 2014

Passeando por ai!!