Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

VOCÊ É HOMEM?

Calma. Isto não é o que você está pensando. Esta foi a pergunta que meu filho me fez quando chegou da sua primeira aula da faculdade. Disse-me que o professor começou perguntando se cada um saberia definir o que é ser homem. Ele guardou uma frase que foi a seguinte: "O homem é e sabe que ele é, mas não sabe quem ele é". Pois é, muito sábio quem disse isto, somente difícil é compreender estas palavras. Afinal para o homem tudo é possível, mas nada é certo. É uma constante tentativa!Ele busca algo que nem mesmo sabe o que é, vive indo até onde acha que é o seu máximo.
O homem vive em constante processo, podendo escolher.Existe a possibilidade da escolha errada, isto é um fato. Ele é algo que pode ser, é um ser vago, é coisa alguma em busca do impossível.
Vive o tempo presente, não tem consciência do quão próximo está o seu passado e a distancia que terá que percorrer para atingir o futuro.
Pense sempre que você um dia terá que prestar contas a você mesmo. Será que foi capaz de viver a vida que planejou? Estará disposto a reconhecer que mexeu com sua vida e ela não é mais a mesma que você recebeu?
Neste momento, você sabe de onde veio, onde está, o que faz neste momento e para onde vai?
Lembre-se sempre de pensar, ponderar, decidir. A vida é uma coisa certa, ela lhe dá oportunidades de crescimento. O homem é um ser confuso. Ele corre sem sair do lugar , não pode voltar no tempo para consertar o errado, se o fizer ficará um remendo, então ficará um ser estagnado, acomodado, frustado.
Quando te pergunto se você é um homem, quero na verdade saber se você sabe quem é você.
Viver com consciência do que quer ser, de onde quer chegar já é um bom começo, lembrando sempre que a muitos anos, ainda na idade média , acreditava-se que o homem era um ser dotado de liberdade, capaz de transformar a natureza e o mundo que o cerca, ele deve usar a razão e seu espírito crítico. Só não pode esquecer que ele quer muito saber  quem ele realmente é.


Márcia Coutinho

0 comentários:

Postar um comentário