Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

MINHA CAIXINHA DE LEMBRANÇAS

Hoje, abri com cuidado a  minha caixinha de lembranças. Ela estava trancada, parece que ali guardava um grande segredo. Na verdade, guardava as lembranças de um tempo bom que não volta mais. Não sei porque, mas deu saudade, e de repente, estava eu, revirando imagens, acontecimentos, trapalhadas, gargalhadas e momentos inesquecíveis.
Foi na infância que aprendi a dar valor ao pouco que tínhamos, era tudo muito difícil, havia algumas faltas, sobrava muito amor. Sempre lembro das minhas amigas de escola, foi uma conquista ano a ano, são pessoas que até hoje partilham algum momento comigo!
A adolescência passou sem traumas, não tínhamos muito a descobrir, era tudo a seu tempo;adolescência era uma continuação das brincadeiras, de cultivar amigos, de falar de sonhos.
Na juventude, tudo se transformou, foram mudanças físicas, emocionais, o encantamento pela vida veio com um brilho de descobertas. Dei  a cada momento um valor especial, foram tantas alegrias, algumas partidas, outras chegadas, o amadurecimento veio recheado de responsabilidades, tropeços, expectativas, o primeiro beijo, o primeiro amor, o primeiro de muitos outros acontecimentos. Era uma fase de transição.
As palavras que martelavam em nosso inconsciente eram: experimentar, partilhar, desejar, emoções!
Vejo com cautela as mudanças em todas as fases nos dias de hoje. As crianças já não brincam de casinha, de carrinho como eu, meu irmão e meus primos. Quantas  vezes me sujei de poeira, subi em árvores, me arranhei, levei bronca. Tempo bom. Muito bom.
Quantos adolescentes perderam a doçura da sua idade, a magia das descobertas, hoje já são pais, são trabalhadores, são gente grande em um corpo ainda frágil, quantos encontraram pedras em seus caminhos limitando suas caminhadas!
Os jovens, acreditam ser sábios, espertos, estão atropelando o tempo em busca de independência, muitas vezes obrigados a trocarem seus estudos, seus ideais por obrigações.
Entendem agora, porque a minha caixinha de lembranças é tão especial? Eu sim, como muitos por aí, a qualquer hora podemos parar e olharmos para traz e sentirmos saudades , as lembranças boas ficaram guardadas, podem ser remexidas, as ruins estão  apenas nas linhas da historia de nossas vidas!



Márcia Coutinho

0 comentários:

Postar um comentário