Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

domingo, 30 de dezembro de 2018

ENCERRANDO MAIS UM ANO.

E mais um ano chega ao fim, e ao fazer um balanço da minha vida, vejo o quanto sou uma sobrevivente de um ano de grandes perdas.

Sim. Perdi mais do que ganhei. Na minha balança da vida; o prato negativo teve um peso maior. Como está sendo difícil chegar ao fim de mais um ano, onde vi tantas conquistas se perderem, vi minha saúde escorrendo pelo ralo, vi o desrespeito frente a frente.

Mas enfim, como em tudo temos que dar graças. Preciso agradecer por ter confirmado a amizade de pessoas que caminham ao meu lado. Foi preciso nessas perdas olhar para os lados e ver quem realmente se preocupa comigo, quem não me deixou abater e muito menos cair.

Como vi minha esperança balançar, vi minha fé sendo questionada, mas acima de tudo, vi o quanto tem pessoas que realmente se importam comigo, o quanto pude colher o que havia semeado e foi isso o diferencial que não me deixou entregar os pontos.

Graças a Deus estou entregando mais um ano. Apesar dos pesares, sinto-me vitoriosa por poder compartilhar com vocês nesse ano de 2018 um pouco de minha história de vida e superação. a depressão entrou na minha vida sem pedir licença, estou lutando bravamente para vencer essa doença do século, porém sei que a luta é grande mas a minha força e fé são maiores.

Eu tenho depressão, mas ela não me tem. Assim encerro meu ano, dando mais um passo e desejando a todos vocês que me acompanharam um ano novo de muitas conquistas e grandes vitórias.

Nos encontramos no caminho desse novo ano que logo se iniciará.,

Um forte abraço e obrigado pela companhia.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

MASCARANDO AS EMOÇÕES.




Nem sempre podemos deixar que nossas emoções e sentimentos falem por nós. Faz parte de nossa vida tentar ser o que as pessoas querem que sejamos. Muitas vezes até conseguimos manter as aparências, mas o tempo nos ensina a ser nós mesmos.

Agora que venho enfrentando a depressão, sei bem o que é “fingir estar bem”. Por diversas vezes sorri quando por dentro meu coração se desmanchava em lágrimas por causa da angústia que me sufocava.

Mesmo passando por esse momento difícil, ainda encontro forças para dar alguns passos, não me permito fraquejar, mesmo sabendo que em algum momento fraquejarei. Erguer-se nem sempre é uma tarefa fácil e com as fragilidades que vamos acumulando vai piorando. Com isso percebemos que mesmo estando rodeado de pessoas conseguimos nos sentir só. Uma solidão que dói, que nos corrói por não saber explicar o que sentimos.

Quando se deparar com alguém que tem no olhar uma tristeza escondida, dê a mão, acolha com seu abraço porque esse acolhimento, esse afago, essa atenção pode tirar alguém de um momento ruim e transforma-lo em um dia com arco-íris.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

EI, EU ESTOU AQUI.

Por quantas vezes meu pranto parecia não ter fim. Uma angústia apertava meu coração e oprimia meus pensamentos. A dor era imensa e meu olhar se perdia. 

Pensava que tudo estava perdendo as cores. Não percebia que, cada vez que eu me escondia era a minha vontade de desistir de tudo que batia à minha porta. 

Nesse instante conseguia olhar a procura de um sinal para que eu me levantasse, mesmo com as pernas trêmulas . E esse sinal vinha em forma de um "oi, como você está?"

Naquele instante consegui ver alguém acendendo uma luz para mim, um alguém acenando dizendo: eu estou aqui. Conte comigo.

Então, quando lhe bater a tristeza, angústia ou a solidão, não se entregue. Tem muitas pessoas que estão te apoiando, segurando em suas mãos para não te deixar desistir de lutar.

- Ei, eu estou aqui.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

VISITANDO O PASSADO.


De repente me veio uma vontade de visitar o meu passado. Queria saber até onde consigo viajar.

Peguei meu melhor traje e junto com minha mala vazia comecei a vasculhar cada canto da minha memória. Não procurei por atalhos, quis ir a cada lugar que marcou a minha vida. Precisava rever a minha história, cada fato precisava ganhar uma nova versão.

Não é porque houve fracassos que minha história não tenha valido a pena, muito pelo contrário, essas quedas me fortaleceram e mostraram o quanto eu sou guerreira, não desisti, mas sim, aprendi a vencer.

Eu não queria que nas minhas memórias ficassem registradas apenas coisas boas, precisava passar a limpo todas as histórias inacabadas; qual a minha surpresa? Eu vivi plenamente tudo que a vida me ofereceu. Não tenho o que me arrepender, fiz certo ou errado, mas fiz. Não precisei ficar apagando as minhas memórias. Cada uma foi guardada com carinho, como se fosse um presente.

Talvez por isso as lágrimas que derramei foram de saudade, saudade de um tempo bom onde vivi com alegria. Onde não me arrependi de nada. Saudades dos tropeços, das gargalhadas e de cada aprendizado.

Mesmo estando vivendo uma fase ruim, cuidando de reverter esse quadro de depressão, sei que essa angústia, essa tristeza será apenas uma fase difícil que passará, mesmo assim entrará em meu livro de memórias como uma batalha difícil que vencerei.

Assim eu acredito.

Márcia Coutinho


domingo, 25 de novembro de 2018

EU NÃO VOU DESISTIR DE MIM.

Se alguém lhe disser que depressão não se cura sozinho; é verdade. Você precisa nais do que nunca do querer.

Querer vencer o que te fragiliza e te angústia é uma luta diária.  Você chora, se esconde. Você chega a fingir ser quem não é para esconder o seu problema.

Não adianta psiquiatra, psicólogo ou outras alternativas se você nao esta disposto a se ajudar.

Não fuja de si mesmo. Se encare de frente. Busque dentro de você a causa da sua depressão. Esta causa vai se esconder e se você estiver disposto a encontrar a sua cura, sua procura não será em vão.

Eu sei por onde começar, falta-me apenas ânimo para dar o primeiro passo.

Uma coisa é  certa: eu não vou desistir de mim.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 20 de novembro de 2018

EU ESTOU LUTANDO.

A depressão tem a capacidade de aprisionar a borboleta que existe em nós.  Aos poucos ela perde a capacidade de voar e vai percebendo que suas cores vão perdendo o tom.

Assim somos nós.  Com a depressão perdemos o ânimo, a esperança, a alegria. Nos aprisionamos em um mundo restrito; onde perdemos a vontade de sonhar.


É preciso ter coragem para pedir ajuda, assumir que não está nada bem . Sozinho não vamos a lugar algum.

É preciso libertar a borboleta que está aprisionada em você, para que ela volte a voar, a ganhar o mundo.

Sem ajuda não saímos desse estado de depressão. Muito pelo contrário, vamos ficando cada dia mais sozinhos. A vida passa a nos sufocar, pouco a pouco aqueles nossos sonhos  vão  virando sombras.

Deixe a borboleta abrir suas asas, já atrofiadas pelo tempo de prisão dentro de você. Ela precisa voltar a confiar em sua própria capacidade de alçar longo e voos.

Deixe a esperança renascer em você.  Não dê chances para a depressão te derrotar. Lute com todas as armas. Não se acomode.

Depressão é uma doença séria e silenciosa. Ela não pode ser nais forte que você. Convoque um exército se for preciso, só não perca essa batalha. Tem muitas pessoas que acreditam em você.

Eu estou lutando. Eu vou vencer.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 17 de novembro de 2018

NEM TODOS PERCEBEM.





Falar do que nos aflige é muito difícil, o mais difícil é lidar com o descaso das pessoas que até poucos dias você tinha como amigos.

Na verdade, se confirma algo que ouvimos tanto por aí: “quer saber quem é seu amigo de verdade, deixe ele saber de suas dificuldades. “ Isso é a mais pura verdade. As pessoas simplesmente desaparecem, o medo que elas têm de você pedir ajuda é maior que tal da amizade.

No meu caso, o que mais preciso no momento é de carinho, atenção, palavras que elevam minha autoestima. Dinheiro em todo tempo é sempre útil, mas não adianta dinheiro se você não tem saúde para usufruir.

É nesta fase que venho encontrando forças de onde menos esperava, é onde venho reconhecendo os interesseiros, aqueles que sempre estavam perto para desabafar, jogar para você seus problemas para aliviar seus corações.

Pois é, sugaram minha energia. Doei demais pelos outros e esqueci que também sou uma pessoa com problemas e dilemas, que preciso buscar forças, que preciso me manter de pé.

Já comecei o tratamento para depressão. Ainda choro por tudo e por nada. Muitas vezes viajo no tempo em busca de algo que me impulsione levantar da cama ou mesmo do sofá. Busco lembrar o quanto já ajudei tantas pessoas, o quanto o meu sorriso, minha alegria era contagiante. Eu não posso deixar que tudo que construí ao longo da minha vida se perca por aí.

Algumas vezes; peguei a chave de casa e quis sair por aí, andar sem rumo, mas na hora de trancar porta; olhei as fotos dos meus filhos sorrindo para mim e desisti. Pensei: eu não tenho o direito de apagar o sorriso daqueles que são a razão da minha vida.

Depressão é sério e precisa ser conversado sobre o assunto. Não deixe de olhar as pessoas ao seu lado. Talvez um oi ou um abraço possa salvar uma vida.


Márcia Coutinho


domingo, 11 de novembro de 2018

É PRECISO DE AJUDA.


Oi. Hoje vou contar para vocês uma experiência que estou vivendo. Pensar que por diversas vezes tratei desse assunto com o carinho especial e muita preocupação: a depressão.

Sim. Infelizmente estou com depressão e mediante o diagnóstico comecei logo o tratamento, preciso voltar a sentir a vida me beijando e isso deixei de sentir a muito tempo.

E como aconteceu tudo isso? Dizer uma data precisa é difícil, mas preciso relatar como venho me sentindo de uns tempos para cá.

Sabe quando você abre a janela ao amanhecer, vê o sol brilhando e não tem coragem de sair do quarto para receber o abraço daquele dia quente e aconchegante? Pois é, assim estava acontecendo comigo.
Tinha tanta coisa para fazer, tinha sonhos e aos pouco eles foram perdendo o contorno. Minha alegria que sempre contagiava as pessoas passou a desaparecer. Imaginava que era cansaço ou falta de estímulo, na verdade eram desculpas que inventava para esconder minha tristeza, minhas agonias e melancolia.

Passei a chorar por tudo e também por nada. Derramava lágrimas em casa, na rua, entre os amigos ou debaixo do chuveiro. Tinha horas que era um pranto sem fim. Buscava um motivo, sempre pensava no que estava perdendo. Passei a me sentir uma fracassada. Era como se a vida estive me engolindo e eu sem forças para reagir, para sair daquele buraco.

Quantas vezes eu sorria, tentava fazer piada das coisas ruins que estavam acontecendo comigo, precisava mostrar aos outros que eu estava bem, quando na verdade não conseguia mais nem me olhar no espelho. Desconhecia aquela que insistia em me encarar.

Já não tinha mais orgulho das rugas, antes sentia que elas eram marcas de minha história devida. Agora já representavam minhas frustrações. Já não conseguia mais me iludir: eu precisava de ajuda, e urgente.

Nos meus desabafos encontrei duas pessoas que antes sabia que eram amigas, mas não imaginavam o quanto minha pessoa era importante para elas. E foi através do apoio destas pessoas que consegui ir a um especialista e começar essa nova realidade: dar um passo por vez, sem pressa, sempre pensando em mim e esquecendo de pessoas que não estão agregando nada na minha vida.

Eu preciso reverter esse quadro, e será pelos desabafos em meu blog que posso me recuperar e servir de alerta a outras pessoas.

Não será fácil, mas creio que o primeiro passo já dei. Agora é seguir sempre em frente e nunca desistir, por mais que o dia esteja nublado.

Orem por mim. Abraços

Márcia Coutinho




quinta-feira, 8 de novembro de 2018

SONHO QUE SE FOI.


O tempo nos ensina a não amar demais as pessoas, a não criar expectativa naquilo que não está ao nosso alcance.

Por desejar ter quem amamos ao nosso lado, muitas vezes esquecemos que primeiramente precisamos nos amar o suficiente para superar tudo. Não podemos amar alguém se não conseguimos dar prioridade aos nossos desejos e sonhos.

Uma maneira de demonstrar nosso amor a nós mesmos é deixar que o pássaro voe livre, assim quando abrirmos a gaiola vamos ter certeza que, se ele não olhar para trás é porque não valia a pena lutar por algo que já estava perdido.

Somente a maturidade para nos acalentar quando as lágrimas insistirem em rolar. A dor do adeus, da entrega para o mundo vem sempre acompanhada de questões e reflexões. Mas o melhor é quando colocarmos a cabeça no travesseiro; vamos ter um sono diferente, libertador. Missão cumprida: abrimos mão daquilo que um dia tanto amamos para que ele também seja feliz.

Não adianta aprisionar quem se ama. Temos o direito do amor compartilhado. Esse negócio de amor unilateral não nos satisfaz, é um amor aos pedaços.

Merecemos mais. Por isso lave a gaiola, deixe que tome sol. Livre-se de todas as lembranças de um tempo de cegueira. Faça uma faxina na sua vida e liberte-se da saudade.

Faça de tudo que viveu apenas um grande maço de cartas que serão apenas parte de um sonho que se foi.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 4 de novembro de 2018

USE SUA SABEDORIA.

Procuro por uma palavra que defina como devemos viver nosso dia a dia. Tarefa difícil, pois a cada amanhecer novos desafios despontam.

É isso, a palavra que deve fazer parte de cada dia é: sabedoria.  Ninguém avança se não sabe a hora certa de calar ou silenciar.

Muitas vezes extrapolando os nossos limites e atingimos os outros. Falamos sem pensar e trazer de volta o que falamos é tarefa impossível; o estrago há foi feito.

Palavras o vento leva, as vezes passa causando destruição , outras vezes nos acalenta.

Por isso precisamos ser sábios em nossas atitudes para não nos ferir e ferir também o outro.

Para cada amanhecer saiba agradecer a oportunidade de estar vivo para contemplar as maravilhas que estão ao nosso alcance.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

SAUDADE QUE NOS ABRAÇA .

Hoje é o dia em que a saudade nos abraça.  Voltamos no tempo, naquele dia onde não houve despedida.  Apenas aconteceu. 

Saudade... Como a saudade passou de dor a um sentimento ainda maior de amor.

Tento refrescar a minha memória e não deixar que a tristeza pela perda sufoque meu coração.  Guardo na lembrança os momentos partilhados, o privilégio de ter vivido ao seu lado.

A partida sem um até breve parece que deu lugar a esperança do reencontro. Esta esperança nos motiva a caminhar, prosseguir, por mais trôpego que sejam nossos passos. 

Vem passando o tempo. Reconstruimos  nossa história, colamos os cacos e remendemis nossa vida. 

Aprendemos que nada sabemos sobre o depois da partida.  Fica apenas a certeza: ninguém é eterno.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 27 de outubro de 2018

ESTÁ CHEGANDO A HORA.

Essa eleição me ensinou uma coisa: não adianta estudo, diploma e se achar inteligente, pois quando quer atacar alguém tudo isso vai para o lixo. A pessoa se torna baixa e vulgar como qualquer um.

Algumas pessoas até fazem barraco, falam de qualquer maneira, repetem o que  ouve e se perdem por não ter OPINIÃO própria.

Isso tudo é lamentável.  Devemos lembrar que todos temos acessos a informações, basta "ganhar" tempo para procurar a veracidade dos fatos.

Tem pessoas espalhadas pelo mundo que infelizmente são analfabetas e não tem como checar os fatos, mas para mim o pior analfabeto é aquele que lê pela cartilha dia outros.

Cuidado com o que fala e repassa.  É muito sério assinar e divulgar informações falsas: fake News.

Amanhã, quando sair para votar não se venda, não se corrompe. Faça o seu papel de cidadão com consciência.  Escolha seu candidato, não deixe que o façam por você.

Serão quatro anos de administração e quem sofrerá as consequências somos todos nós e não apenas quem votou ou deixou de votar.

O tempo do voto de cabresto já passou e não é uma boa lembrança da nossa história.

Lembre-se: ninguém governa sozinho.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

ESCREVA SEU FUTURO.


Quando você realmente se preocupou com você? Quando tomou uma atitude para se beneficiar e esqueceu que para fazer os outros felizes precisa estar de bem com você mesmo?

Pensando assim, é preciso criar oportunidades para você. Basta de pensar sempre nos outros e esquecer que você é peça chave em sua vida. Não adianta todos ao seu redor estar bem e você se sentindo um fracassado, vendo sua vida passar e nada fazer por ela.

Dê um basta. Todos podem dar opinião; mesmo que você não peça. Somente faça o que achar que lhe convém. Pense sempre antes de dar ouvidos a terceiros. Muitas vezes depois de pensar vamos conseguir enxergar as coisas com mais clareza e perceber nossas falhas. A partir daí faça as coisas se encaixarem, acerte as arestas e coloque sua vida nos trilhos de novo, com tudo no lugar certo, à sua maneira.

Mas só faça por você e não porque os outros acham que você deva fazer. Se for para se sentir bem e não porque pensam e falam mal de você, então tome todas as medidas possíveis afim de fazer com que sua vida seja o que você desejou.

O seu futuro só você pode escrever. Boa sorte.

Márcia Coutinho


terça-feira, 16 de outubro de 2018

BRIGA POLÍTICA? O QUE GANHAMOS?

Política é um tema tão amplo e cheio de contradições  que muitas vezes é melhor se calar, afinal se há divergências gera sérias discussões e até inimizades.  Pra não dizer mortes.

Desde que me tornei eleitora passei a conhecer os candidatos. Me dei o direito de escolher e nunca ser induzida. Meu voto é secreto.

Quando vejo o quanto as pessoas se negam a enxergar os defeitos de seus candidatos  (todos tem defeitos, alguns defeitos muito serios), mas o seu eleitor prefere atacar o adversário. Começa aí troca de ofensas e baixarias.

Não seria melhor listar as qualidades de seu(s) candidato (s), suas propostas? Por que nos igualamoa às pessoas fanáticas e nos tornamos chatos e donos da razão?

Não estou aqui para defender esquerda ou direita, estou aqui para defender o meu direito de escolha. Assim deveria ser cada um de nós. E que os candidatos se preocupassem em levar uma vida pública
e política voltada para o povo e não contra eles, porque todo mal que aqui se faz, aqui se paga.

Pode até demorar, mas que paga, isso paga.

Vamos votar e não jogar na sorte. Somos uma nação e por ela responsáveis.

Fica minha sugestão.


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

DE QUEM É A CULPA?

Hoje, são tão poucas crianças que querem brincar de casinha, boneca, carrinho ou pega-pega.

Fico olhando o quanto elas estão perdendo uma fase tão importante: a fase da inocência, do descobrir.

A culpa não é apenas da tecnologia. A culpa é dos pais que na falta de tempo, no corre corre substitui a presença pelo presente. Já não existe mais a conversa, o olho no olho.

O castigo? Foi substituído. Se fizer algo errado te tomo o smartphone, o tablet, você vai ficar uma semana sem celular.

Sei que ainda tem pais que não deixam a modernidade interferir na educação dos seus filhos, isso é maravilhiso! A diferença só vamos observar daqui a algum a anos; vamos ver profissionais bem sucedidos e outros ainda perdido, sem rumo.

Então te pergunto: de quem é  a culpa de nossas crianças não estarem vivendo como crianças?

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 6 de outubro de 2018

A SABEDORIA DAS BORBOLETAS.


Às vezes fico pensando o quanto somos ansiosos, queremos as coisas para ontem. Não temos o dom da paciência, afinal tudo acontece no tempo certo.

Estava observando um casulo e sempre que podia voltava para ver se dali já tinha nascido uma borboleta. Queria fazer parte daquele momento. Muitas vezes ficava parada apenas observando.

Um dia tive a alegria de partilhar daquele momento de onde saiu uma borboleta colorida. Apreciei como tudo acontecia. Percebi então como elas são sábias; não se precipitam, ficam quietas à espera do tempo certo.

Aquilo foi uma grande lição que aprendi. As borboletas esperam o tempo que for preciso, elas não abrem simplesmente a porta para abrir suas asas e ganhar o voo. Nós, pelo contrário, estamos atropelando fases. Já não temos mais a sabedoria de esperar.

Simplesmente queremos e pronto. Não esperamos o momento certo para voar. Nos iludimos porque acreditamos se um pode o outro também poderá, só não sabemos o que cada um passa para chegar até onde está. Essa precipitação, essa ansiedade é que está fazendo as pessoas se perderem na vida.

Faça como as borboletas: espere. O que tem que ser seu será. Não se acomode a espera de um milagre, faça a sua parte.  Semeie. O tempo da colheita chegará e entre flores e o vento seu tempo de voo enfim chegará e tudo aquilo que um dia semeou estará voltando para você.

Quer que seu voo tenha direção certa, não rasgue o que lhe incomoda nem reclame do tempo da espera, sua hora chegará, basta saber esperar.

Márcia Coutinho


terça-feira, 2 de outubro de 2018

AGORA É PONTO FINAL.

Hoje resolvi fazer algumas mudanças em minha vida. Para começar tirei algumas vírgulas e troquei por pontos finais.

Isso não quer dizer que é o fim, muito pelo contrário; estou encerrando um ciclo para começar um novo.

Será diferente de agora para frente. Não vou mais viver pelos outros nem sofrer com seus problemas e a todo custo tentar resolve-los.

É  preciso olhar mais para dentro de mim mesma e enxergar onde posso mudar e como. Essa viagem ao nosso eu é o que nos proporciona o auto conhecimento. Assim vamos aprendendo a nos fortalecer e enfrentar os desafios.

Cada vírgula era a esperança de um dia dar continuidade, porém percebi que era algo da minha cabeça. Ali era o fim que eu teimava em não enxergava.

De agora em diante não vou esperar o amanhã para ser feliz, vou viver o hoje, fazendo o que gosto.  E se o amanhã não chegar? Não ficará o arrependimento, afinal eu vivi o hoje. 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

SERÁ QUE VALE A PENA?


Estamos vivendo uma época onde até mesmo o nosso voto deixou de ser secreto e passou a ser algo que nos torna vítimas de fanáticos.

Posso escolher quem eu quero que governe o meu país, pode não ser o seu candidato, e daí? Vale a pena perder um amigo por causa disso? Discussões sempre são válidas, desde que se respeite a opinião alheia. Podemos até não concordar, mas daí nos exaltar é uma outra coisa.

As redes sociais estão mais parecendo um ringue, uma conversa de ¨comadres fofoqueiras. Cada um defendendo seu candidato com fúria, como se fosse seu parente mais próximo e querido. Não podemos esquecer que agora todos são bons aos nossos olhos, mas daqui a alguns anos, isso se for eleito, nem lembrará das promessas que fez. Isso é real, não é fake News.

Quando perguntarem a sua opinião ou qual o seu candidato, se estiver disposto a dar  opinião e os argumentos fale. Senão pode apenas dizer: meu voto é secreto. Assim se encerra algo que nem começou: uma discussão calorosa.

Não vote pela amizade nem por sugestão de terceiros. Procure conhecer seus candidatos, você tem onde pesquisar, a internet é de todos e para todos. Vasculhe a vida política dele, pesquise como ele se comporta no dia a dia, veja se tem algo que o desabone. Não ouça conversas ou aceite argumentos como ¨alguém me disse¨, “falaram”, “comentaram”.

Enquanto muitos discutem e tomam partido desse ou daquele candidato. Enquanto muitos ganham para fazerem a propagando do político, você pode estar ganhando procurando conhecer seus candidatos.

Se ele é candidato a vida dele se torna pública, um livro aberto. Aprenda a ler nas entrelinhas. Dessa maneira seu voto será consciente e não um voto de cabresto como antigamente.

Eu já pesquisei e sei em quem vou votar. Meu voto é consciente. Fica a sugestão.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 24 de setembro de 2018

ONDE FICA A CULTURA?


Dizem por aí que arte salva, que a pessoa que se envolve com qualquer tipo de cultura consegue se libertar de vícios e se envolve mais na sociedade.

Mesmo ouvindo tanto essa afirmação me preocupo em ver o quanto as pessoas são avessas às demonstrações de cultura. Porque uma apresentação nunca lota como lotam os shows, festas e baladas?

Não é porque é de graça, muito pelo contrário, muitas vezes os ingressos têm preços exorbitantes e mesmo assim fazem sacrifícios para conseguir, enquanto uma apresentação de arte com preço acessível serve de desculpa, nunca tem dinheiro ou simplesmente dizem: está caro.

A arte de verdade não tem preço, ela nos agrega saber, conhecimento. Nos faz enxergar um mundo com outros olhos e em outras dimensões,

Muito pior que isso são pessoas que dizem adorar arte e nunca tem tempo para prestigiar alguém que se dispõe a apresentar música, teatro, danças ou exposições de arte. É muito mais fácil ver lotado casas de shows e barzinhos.

Onde fica a cultura?

Talvez na esquina de sua casa, na garrafa de cerveja, nas doses, nos churrascos e demais festividades. Não que sou contra isso, muito pelo contrário aprecio e vou. O que me incomoda são essas pessoas que dizem admiradores de arte e não encontram tempo para assistir aquilo que dizem gostar e apoiar. Isso se chama hipocrisia.

Apoiar não é apenas dizer que gosta, é incentivar com sua presença, seu aplauso, seu apoio ou colaboração. Não adianta fazer propaganda daquilo que você desconhece.

Passe a olhar em sua cidade o que tem em termos cultural, vá e tente enxergar o quanto quem está ali nos palcos trabalhou para levar o seu melhor. Assista e divulgue os artistas de sua cidade, só assim vamos dar mais um passo para a prosperidade cultural do lugar onde vivemos.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 20 de setembro de 2018

FICA A MINHA INDIGNAÇÃO .


Em 2004 fui diagnostica com artrite reumatoide. Uma doença autoimune e que não tem cura. O tratamento é apenas para retardar suas complicações e para que quem sofre com isso possa ter uma vida com mais qualidade.

Imediatamente ao receber esse diagnóstico procurei me informar para que esse mal não me pegasse de surpresa com suas consequências.

Comecei então o tratamento com o acompanhamento do especialista. Não é fácil de repente você começa a ganhar peso, se torna irritada por qualquer coisa, perde o sono e o apetite. Travava então uma luta diária: as medicações e seus efeitos colaterais.

Por quatro anos fiquei afastada do serviço recebendo da previdência social o auxílio-doença até que em uma perícia o médico me deu alta: já estava apta para voltar ao trabalho. A alegria da alta se transformou em transtorno quando imediatamente ao meu retorno a empresa fui demitida.

Senti que ali começa um pesadelo. Se a empresa não me aceita com esse diagnóstico como outras empresas aceitarão?

Resolvi entrar com recurso e com uma ordem judicial fiz uma nova perícia. Por mais dez anos continuei assídua em meu tratamento, vendo dias melhores e tantos outros com dores e nódulos reumáticos aparecendo. A cada dia um novo desafio, pés, mãos, joelhos e articulações inflamadas, inchadas e com dores constantes.

Os exames feitos a cada dois meses apontavam melhoras em uns pontos e inflamações em outros. Muitas vezes precisei e ainda preciso tomar injeções para a dor.

Fui convocada em agosto deste ano para uma nova perícia (pente fino da Previdência social). Um perito grosseiro que não teve o trabalho de uma conversa para saber sobre o meu estado de saúde, apenas consultou alguns exames, apertou onde dizia que doía. Pasmem, foi constatado que estou apta a voltar ao mercado de trabalho. Mas, como assim? Não aceitei o resultado e mais uma vez marquei nova perícia. Novo médico, a mesma maneira imparcial de avaliar o paciente. Novo fracasso. Estou realmente apta para voltar ao mercado de trabalho.

Fiquei então pensado: será que esses médicos peritos se tivessem uma empresa me empregariam sabendo das minhas limitações? Claro que não.

Quando sabemos que uma celebridade tem essa ou outra doença autoimune, fala-se em todos os telejornais, nas redes sociais. Se tornam referência. E eu, como fico?
Gostaria que alguém me respondesse a seguinte questão:  será que preciso estar com muitas deformidades nas mãos e pés para ser considerada incapaz ou a falta de coordenação motora, dormência nas mãos, tato comprometido e dores fortes que me tiram o sono são apenas meros detalhes?

Agora com 54 anos, com artrite reumatoide estou à procura de emprego. Com tanta concorrência acho que tenho grandes chances.

Uma coisa eu tenho certeza: o governo deve estar soltando fogos, está conseguindo tirar um salário mínimo dos trabalhadores doentes para encher os cofres dos nossos políticos para pagarem por suas mordomias.

Fica o meu desabafo.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 13 de setembro de 2018

APRENDENDO A CAMINHAR SOZINHO.




Nada como o tempo para nos ajudar a curar as feridas e aprender com as quedas.
Esse tempo também nos ensina o quanto podemos ser felizes sozinhos. Ninguém precisa colocar no outro responsabilidades que são suas.

É estranho quando nos olhamos no espelho e deparamos com a nossa imagem mais leve, com menos rugas e com semblante de felicidade, quando em outros tempos isso era algo difícil de acontecer. Isso só acontece porque descobrimos o quanto nos sentimos bem em nossa própria companhia.
 
Quando paramos de dar satisfação da nossa vida pessoal para as outras pessoas, percebemos que todas as vezes que isso acontecia era porque queríamos a opinião alheia, como se o outro não tivesse problema e fosse a nossa tábua da salvação. Dar esse basta é uma maneira de mostrar o nosso aprendizado e amadurecimento.

Aprenda a caminhar sozinho. Não fique procurando mãos para te apoiar, nem mesmo mude a direção de sua vida e de seus sonhos para invadir o caminho dos outros. Só você constrói a sua história, só você tem o direito de escolher como quer prosseguir.

Venho caminhando de forma lenta, porém são passos firmes e com direção certa. Às vezes meus olhos embaçam pelas lágrimas. Não é fácil recomeçar, porém é necessário saber quando não nos querem mais. Nesse momento nos fortalecemos, erguemos da cadeira da comodidade e vamos buscar novos caminhos.

 A dor de caminhar sozinho passa. Muitas coisas aprendemos com as derrotas.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 10 de setembro de 2018

FUJA DOS COVARDES.





Tem pessoas que não sabem a importância que tem na vida das pessoas, muitas vezes elas nos fazem mudar a direção de nossos sonhos por estarem sempre enxergando algo mais; sempre lá na frente.

A importância que damos a cada um que entra em nossa vida vai de encontro com os nossos desejos e visões. Sim, precisamos enxergar o lado bom de cada um, o que ele pode agregar aos nossos anseios.

Uns poderiam dizer que nos aproximamos dos outros por interesse, claro que, na maioria das vezes isso acontece, no entanto, ainda encontramos pessoas do bem, que se unem a nós por perceber que também temos algo a oferecer.

Ninguém é tão vazio que tudo que lhe vier é pouco ou tão completo que não precisa de algo mais.

A lei da vida é um equilíbrio de acordos. Sempre temos o que serve ao outro assim como vamos precisamos colher na estrada da vida algo que complete o nosso aprendizado. Não deixe que as pessoas que perderam sua essência, seu caráter te tirar do caminho que você vem batalhando tanto para conseguir.

Às vezes é preciso fazer escolhas, é preciso abrir mão de algo, todas as nossas escolhas vão um dia cobrar uma postura nossa. São as cobranças da vida, então não tenha medo de seguir seus objetivos, mesmo que para isso precise esbarrar em pessoas que vão tentar lhe apagar o sorriso e jogar para longe seus sonhos.

Seja forte e determinado. Você tem o direito de sonhar, mas sobretudo tem a obrigação de não desistir mediante os covardes que nada tem e querem te impedir de alcançar.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 6 de setembro de 2018

É A LEI DA VIDA.


Quantas vezes tentei entender o porquê as pessoas mudam tão rápido de humor. Alguns dizem que é porque são bipolares, outros dizem que são assim mesmo.

Na verdade, isso não é normal, acorda bem e do nada já viram a cara e se tornam frias e sem expressão.

Talvez essa seja a explicação para o mundo estar tão estranho, pessoas que não se suportam ou simplesmente não estão afim de papo e que se danem quem estiver ao seu lado. Ninguém deve se responsabilizar pelos seus problemas, afinal você tem o livre arbítrio para fazer suas escolhas.

Se não está feliz desse jeito, faça alguma coisa para mudar a situação e se sentir confortável. Só não fuja daquilo que te incomoda, pois lá na frente outros incômodos aparecerão. Não adianta tentar tampar o sol com a peneira, as frestas estão lá.

Tem momentos onde precisamos de humildade para reconhecer que não estamos conseguindo vencer os problemas sozinhos, muito pelo contrário, persistir neles sozinhos apenas aumenta a distância entre o resolver e o querer.

Pedir ajuda, aquela conversa franca, sempre será bem-vinda, sempre será o apoio que precisamos. Por isso, não feche a cara nem mude de humor, aprenda a dar pequenos passos em busca de afeto e solidariedade.

Todos temos como estender as mãos, hoje alguém tem pede ajuda amanhã essa mesma pessoa pode estar te ajudando. É a roda da vida que não para de girar.

Márcia Coutinho


terça-feira, 4 de setembro de 2018

TIRE AS PEDRAS DO SEU CAMINHO.



“Tinha uma pedra no meu caminho, no meu caminho tinha uma pedra. ”

Frase conhecida por tantas pessoas e que por diversas vezes foi interpretada de muitas maneiras. Cada um sabe qual a pedra atrapalha o seu caminhar, mesmo assim muitos ainda desistem de prosseguir por não saber como se livrar dela.

Hoje a sua pedra pode ser uma desilusão, uma dívida ou talvez o desemprego. Para cada pedra é preciso coragem para retirá-la, é preciso determinação e foco para ser mais forte que ela. Os desafios que enfrentamos todos os dias nos ensinam a contornar com sabedoria todas as vezes que eles surgem.

Assim, as pedras que surgem do nada, que nos machucam ou testam a nossa paciência, não surgem por acaso, elas estão lá para nos ensinar que nada na vida é fácil, precisamos saber que tudo tem um preço, até mesmo quando nos calamos.

Mudar a pedra de lugar ou simplesmente fingir que elas não estão ali, bem à sua frente não vai fazer com que seu caminho seja mais curto, muito pelo contrário, quando fechamos os olhos para os nossos problemas elas não somem, podem até dar um tempo, mas quando voltam chegam com força total.

Se hoje você está se sentindo triste, melancólico ou desanimado, pensando que a vida deixou de sorrir para você, levante-se, saia desse mundo que não te pertence. Retire as pedras que estão te incomodando, uma a uma, sem pressa e tenha certeza que no tempo certo tudo se acertará e seu caminho se abrirá para você.

Nenhum problema é maior que a sua força. Nenhuma pedra é tão intransponível.

Márcia Coutinho


domingo, 2 de setembro de 2018

DIA DIFÍCIL

Tenho uma agonia tão grande dentro do meio peito que chega a me sufocar.

Queria saber o que tanto me maltrata e jogar para fora; mesmo que espirra em pessoas que até ontem foram importantes em minha vida.

Choro ao acaso, às lágrimas escorrem sem rumo, apenas tiram através dia olhos um nó que comprime meu coração.

Sinto-me só e desamparada . Pergunto-me onde errei. Talvez assim comece a reparar os danos que causei.

Penso que 9as circunstancias são as causadoras dessa minha agonia.

Se sofro hoje, não posso pensar que é para sempre. Amanhã será um novo dia e, com certeza venho aprendendo todos os dias a me fortalecer.

Não vou chorar para sempre. Hoje precisei lavar a minha alma, por isso chorei.

Quem teve a capacidade de me magoar e me fazer chorar foi quem um dia me fez sorrir. Mas isso não quer dizer que tem o direito de me fazer sentir uma pessoa frágil.


Vida que segue...e que Deus que está sempre ao meu lado continue segurando minhas mãos e não me deixe desanimar.

Eu amo viver e amo meus dois tesouros que são minha força e não me deixam fraquejar.

Torçam por mim.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

ÁUREOS TEMPOS.




Tenho andando muito pensativa. Às vezes parece que o mundo está girando rápido demais e eu apenas olhando sem conseguir emitir qualquer tipo de reação.

Sei que isso não é normal, talvez seja uma fase ruim. Na verdade, meus pensamentos andam viajando muito por um tempo que não volta mais, recordar tem me mostrado o quanto eu vivi realmente cada instante e o quanto as pessoas estão perdendo enquanto buscam por independência financeira.

Talvez o cansaço, a idade que vai avançando nos faz valorizar os momentos em que tenho a possibilidade de viver. Cada dia é um presente, cada conquista por menor que seja; uma grande vitória.

Recordo-me com saudades da minha infância, onde a inocência era total, brincar descalça no quintal, subir em árvores, brincar de esconde-esconde, ficar na porta de casa até mais tarde sem medos. Isso sim era ser criança!

Uma adolescência sem tecnologia onde sair para encontrar os amigos, falar olho no olho, as festinhas em casa, os primeiros flertes era algo tão esperado. Uma época que não poderia ter sido substituída por tanta modernidade! Eu posso dizer: tenho saudades sim, de um tempo onde eu vivi.

Não me tornei uma pessoa sem escrúpulos ou um fora da lei por ter ajudado minha mãe nas tarefas de casa, por ter levado a escola tão a sério, por ter ficado de castigo por merecimento, pelas palmadas.

Quantas horas passei fazendo pesquisas em livros, jornais e revistas, escrevendo meus trabalhos em papel almaço e fazendo capas cada uma mais criativa que a outra. Não sou da época das pesquisas no google, das páginas e páginas copiadas sem nem mesmo saber sobre o que estava escrito ali.

Fui da época da reprovação, dos deveres de férias e da recuperação onde se não sabia não avançava. Só passava de ano quem sabia. Hoje; estão criando cidadãos analfabetos dentro da escola. Pais que brigam nos finais de ano por nota para seus filhos, quando nas reuniões nunca podem comparecer.

Tempos sombrios virão, profissionais sem qualificação comprando diplomas e fazendo do povo suas cobaias.

Pelo jeito ainda tenho muito o que recordar já que pra viver está cada dia mais difícil.

Márcia Coutinho





terça-feira, 28 de agosto de 2018

RECEITA DA AMIZADE.




Assim como a confeiteira separa com carinho e atenção os ingredientes para sua receita, precisamos ter a mesma atenção para selecionar as pessoas que farão parte de nossa vida.

Sabemos que, mesmo com todo o cuidado, muitas vezes uma pitada de sal pode ser fundamental para estragar aquele bolo, assim como se não o colocar faltará um certo sabor.

As nossas escolhas também são assim, por um mero detalhe colocamos dentro de nossa casa uma pessoa falsa que pode nos comprometer, assim como podemos deixar de lado alguém que seria o nosso parceiro de uma vida.

Dizem que muitas vezes comemos com os olhos, tamanha a beleza do docinho ou do bolo, seria muito bom se tivéssemos esse mesmo olhar para selecionar quem vai ouvir nossos mais íntimos segredos. Uma escolha errada e nossa vida se desmorona por causa de fofocas e mal-entendidos.

Uma xícara de açúcar, chocolate derretido, coco, manteiga, ovos e muito amor. Essa receita tem tudo para dá certo. Ingredientes de primeira qualidade para uma receita perfeita.

Uma colher de atenção, uma pitada de verdade, meio quilo de cumplicidade, gotas de respeito, amor e parceria, uma receita infalível para se conquistar amigos de verdade.

Não é difícil cozinhar, fazer os mais belos e elaborados bolos e docinhos. É preciso vontade e aquela água na boca, mas fazer amigos é muito mais complicado, uma pessoa que finge ser o que não é pode azedar qualquer relacionamento, assim como um ovo podre pode estragar qualquer receita.

Pense nisso.

Márcia Coutinho


sábado, 25 de agosto de 2018

SEJA GENTE COMO A GENTE.

Às vezes é preciso levar um "tranco" da vida para passar a perceber o quanto estamos sendo imaturos e mimados.

Sim. Enquanto milhares de pessoas morrem de fome ou vítimas da violência ou do descaso do poder público, continuamos reclamando de tudo.

Muitas vezes descontamos nossos fracassos em quem está mais próximo, um fracasso que nos permite um aprendizado, mas não, queremos que nada nos atinja. Quanta ilusão!

Somos seres humanos e a nós são  permitido as escolhas. Por isso pense bem antes de agir. Olhe sempre para os lados. Observe o mundo à sua volta.  Você não é único. Suas atitudes atingem não só a você, mas também quem passa ao seu lado.

Você pode esbarrar em um problema grave e grande, vai se assustar, chorar e desejar até morrer. São coisas que milhares de pessoas vivem a cada dia. Buscam nas derrotas sofridas e nas voltas que deram forças para superar.

Neste momento é que vai perceber que como qualquer um você não é imune a nada. Que todos sofremos e podemos vencer.

Então aprenda a enfrentar a vida e tire essa capa de super herói e vai viver como "gente como a gente".

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

DESABAFO


De repente me perguntei:
- O que fiz da minha vida?
A resposta foi simples:
-Passei todo o tempo construindo as asas para os homens da minha vida e quando elas estavam prontas, aperfeicoadas; eles voaram em busca de seus sonhos e eu fiquei em meu canto observando admirando o meu trabalho, porém fiquei sozinha. Enquanto os preparava para a vida esqueci de mim, esqueci de construir minhas próprias asas. Agora tudo é mais difícil. Então resta- me andar lentamente pois sem asas os voos se tornam quase impossíveis.

Essa é a realidade. Enquanto nos preocupamos em ajudar os outros estamos nos esquecendo de nos ajudar, nos olhar no espelho e ver que também temos nossas necessidades.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

É TEMPO DE PLANTAR.




Às vezes eu penso em ficar olhando o tempo passar. Parar para ver as pessoas no seu cotidiano, fazendo sua caminhada, correndo para o trabalho, subindo e descendo do ônibus. Cada um à sua maneira.

Então me vejo presa a observar as pessoas e se esquecendo de mim. Enquanto muitos buscam várias maneiras de correr atrás dos seus objetivos, eu, parada apenas olhando o tempo das pessoas.

Mesmo assim, considero mágico o girar do tempo. O quanto ele corre, o quanto ele anda. Sempre para frente, nunca para trás.

É nesse olhar que consigo ver o quanto o nosso crescimento só depende de nós mesmos. Criamos e construímos a nossa história, fazemos dela um conto ou um romance. A nossa história é cheia de momentos. Precisamos contorna-las com pinceladas de objetivos e cores.

Um dia, quando formos folear esse nosso livro da vida, vamos perceber o quanto o nosso amadurecimento foi importante, o quanto o tempo esteve ao nosso lado, nos favorecendo com detalhes e muitas observações.

Não tenha medo de girar a sua roda da vida. Precisamos fazer com que ela tenha o valor que merecemos. Não aceite menos do que você faça por você.

Plante em terreno fértil e colherá frutos em tempos onde já cansada perceberá o valor de cada semente que germinou.


Márcia Coutinho



quarta-feira, 15 de agosto de 2018

VIVEMOS COMO CAMALEÃO.


Vivemos em constante metamorfose. Essa nossa transformação diária se dá para que possamos nos adaptar a bipolaridade com que vive a humanidade.

Não adianta você querer manter seu jeito. Em algum momento ele vai incomodar quem vive ao seu redor

É muito fácil perceber como as pessoas querem que estejamos sempre de acordo com elas. Difícil agradar.

Se acordou feliz, está de bem com a vida e a pessoa ao seu lado está passando por um mal momento, ela vai pensar que você não dá importância para os problemas dela.

Agora, se você está em um dia ruim, curtindo suas derrotas e chega alguém feliz, radiante e você não consegue dividir aquele momento, você é chamada de egoista; não consegue ver ninguém feliz.

Viu? Ou você vira um camaleão se adequando aos momentos ou você está fora do convívio. Essa é  a lei da vida em um mundo onde as pessoas se preocupam mais com o próprio umbigo do que com o que anda acontecendo à sua volta.


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

UMA OBSESSÃO.

Tem tantas pessoas que pensam que, encontrando a perfeição serão felizes. O problema é que; enquanto se preocupam em se tornarem perfeitas, o tempo passa e a vida torna-se falha.

O resultado? Nós tornamos  reféns de uma obsessão.  Com isso os amigos se afastam, as frustrações passam a ser nossas aliadas e o tal do tempo passa a ter trabalho para nós devolver algo que ficou para trás: a nossa verdadeira felicidade.

Seja perfeito convivendo com suas imperfeições.

Pense nisso.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 12 de agosto de 2018

APENAS MAIS UM MINUTO.


Em tempos difíceis onde pais precisam ser ameaçados de prisão para pagarem a mísera pensão alimentícia para seus filhos, ainda podemos ver pais que desafiam o improvável para não deixar faltar o alimento e principalmente amor, atenção e presença a seus filhos.

Em um mundo de contraste, filhos deveriam ser tratados na mesma medida em todas as classes sociais.  Filhos deveriam respeitar os pais de forma incondicional.

Amor e respeito cabem em qualquer lugar, qualquer hora e em qualquer classe social.

Quando vejo a distância que está se criando entre pais e filhos, quando vejo o trabalho ser mais importante que a família, quando percebo que o futebol, a cerveja com os amigos, as reuniões se tornam o momento de prazer dos pais; sinto uma tristeza muito grande: um abismo cresce de forma descompensada entre os valores.

Neste momento; percebo o quanto sou privilegiada, tive o meu pai em tempo integral, tive amor, cuidado, zelo.  Tive um grande amigo que me protegeu, ensinou e direcionou para uma vida onde continuo fazendo de cada dia um aprendizado.

Obrigado meu pai por ter sido um homem simples e de valores tão essenciais.  Não te esquecerei. Você continua sendo minha referência.

Queria apenas mais um dia ao seu lado para te sussurar: como te amo, meu pai!


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO.

Enquanto as pessoas ficam a procura da perfeição, a vida vai passar à sua frente e nada vai acontecer. Será uma pena, mas essa busca não vai nos levar a lugar algum, muito pelo contrário; vai nos estagnar.

Aprenda a viver da melhor maneira com o que tem. Vá aprimorando suas conquistas para que elas te satisfaça, mas não perca seu tempo tentando se acertar sempre.

Sã o nos erros que aprendemos a acertar as arestas. Sã o nas quedas que aprendemos a dar importância ao equilíbrio. Tudo na vida tem um porquê.  Então, não se desespere se as coisas não saem como você quer.

A perfeição é difícil de se alcançar. O melhor da vida é não desistir. Continue batalhando para realizar seus sonhos e seja feliz como que conquista.

O resto? São aoenas detalhes 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 7 de agosto de 2018

SE PREOCUPE COM SUA VIDA.



Eu queria saber o que as pessoas ganham em ser maldosas e tão amargas. O que as levam a fazer comentários azedos em assuntos que não lhe dizem respeito?

Por que se intrometem tanto na vida alheia? Será que sua vida é tão perfeita que procura problemas na vida dos outros ou será uma vida tão vazia que não tendo o que fazer resolve jogar suas frustrações para fora?

Por que dar pitacos inoportunos onde pessoas resolvem expor seus momentos? 

Tudo isso me fez concluir o quanto o ser humano está se perdendo da ética e isso é muito triste, talvez até possa dizer; lamentável.

Ver pessoas maltratando, alfinetando, opinando por assuntos que não sabem a real situação, julgando pela aparência é cruel, isso porque tem pessoas que levam a vida praticando o bem, preocupando em ser solidário, em  trabalhar, em  se ocupando com a própria vida.

Em tempos de globalização, de uma tecnologia tão avançada, realmente todos podem falar o que querem mas também podem receber o que não desejam; por isso é preciso ter cuidado com os comentários.

Hoje você julga, amanhã será jugado.

Vamos viver mais a nossa vida, cuidar dos nossos problemas e tentar fazer com que valha a pena viver, sem rancor, sem magoar, sem ferir.

Todos nós temos nossos momentos ruins, não vamos nos deixar afetar por comentários maldosos e mutos menos: não vamos nos igualar a quem adora ver a destruição dos outros.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

QUE SENSAÇÃO É ESSA?


Por que essa sensação de abandono quando olho a minha volta e tantos olhos me encaram?

Por que esse medo de caminhar e não saber qual direção tomar?

Que é isso tudo ao meu redor? São apenas pessoas que seguem suas vidas ou são  seres perdidos como eu?

Sinto um vazio enorme ao meu lado. Sinto um vácuo em meu coração.  Bate forte uma inquietação. Será que essas incertezas me levarão a algum lugar?

Pergunto porquê tenho medo da solidão.  Se for para prosseguir que seja para soltar fogos em comemoração  ao meu sucesso ou quem sabe para aplaudir a conquista de alguém que caminha ao meu lado.

Sinceramente; estou perdida, indecisa, cansada.

A grande verdade é que o abandono que sofro é por falta de um abraço, um carinho, uma presença sei da de quem. O que maus desejaria para hoje?

Desejo que aprenda a conviver comigo mesmo, pois do jeito que anda a humanidade um dia do ente a nossa presença dentro de nós vai bastar.

Márcia  Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 31 de julho de 2018

NÃO APAGUE SEU SORRISO.




É tão fácil para o mundo apagar o nosso sorriso, basta nos impedir de caminhar até nossos sonhos.
Enquanto vivemos a espera de realizar algo concreto, a nossa vida passa a ser um grande atrativo, por ela e afim de que seja sempre uma grande conquista, vale a pena nos arriscar em sonhos audaciosos e grandes.

O grande perigo é colocar nossos sonhos em asas enormes da imaginação, sem medir consequências de nossos voos altos ou rasantes; porque se tem algo perigoso é não ter medo das consequências, afinal tudo tem um preço.

Imaginar um mundo colorido é muito fácil, o difícil é combinar os tons com os momentos. Nem sempre o vermelho será de alegria e conquistas, pode ser a decepção, o desastre. Assim como o verde pode nos acalmar ele pode nos mostrar o infinito, algo difícil de se alcançar.


Saber ler nas entrelinhas é um dom. muitas vezes encontramos nelas detalhes que nos indicam as melhores opções, o caminho mais seguro.

Não deixe que nada nem ninguém apague o seu sorriso, camufle os seus sonhos. Liberte-se das opiniões alheias e voe até onde consiga alcançar.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 30 de julho de 2018

CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO.



É muito fácil olhar para os lados e começar a julgar quem passa ao seu lado; ou as comparamos como um modelo a ser seguido, ou ficamos encarando procurando um defeito ou até mesmo julgamos pela maneira como anda, fala ou veste.

Esta nossa mania de querer nos intrometer em tudo, até parece que somos perfeitos!

E é justamente por nos achar acima de todos e de tudo que vivemos colocando defeitos nos outros, que ousadia a nossa!

Parece até brincadeira quando não temos um emprego dos sonhos, nem nos vestimos tão bem assim e olhamos as pessoas como se elas nos devessem algo, nós somos seres imperfeitos que achamos que tudo podemos quando na verdade nada somos.

Vivemos dependendo dos outros, vivemos em um mundo cheio de egoísmo, de pessoas rancorosas, cheias de defeitos e manias, cada um querendo tirar o tapete do outro.

Mundo cruel, pessoas covardes, até onde vamos?

É preciso que cada um busque ser melhor, dê o melhor de si para construir um mundo mais humano, com menos interesses e mais boa vontade.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


domingo, 29 de julho de 2018

TEM MUITA COISA ERRADA.


Fiz as contas e concluí: tem muita coisa errada. Quantas vezes tentamos encontrar a diferença ou quem sabe onde falhamos e mesmo assim a resposta nunca é exata.

Pois bem, o melhor que temos a fazer é tentar levar a vida com mais tranquilidade e equilíbrio. Não adianta tentar atropelar os acontecimentos a nosso favir: qualquer hora a casa cai e a vergonha por tentar driblar a verdade será apenas nossa.

O mundo está cheio de pessoas que se acham espertas, é como tem, só que elas não imaginam que lá na frente tem outros mais espertos que ela. Assim, quando a roda da vida girar...alguem vai se dar mal.

Não tente burlar as regras, não faça contas pela metade, ignore as falsas oportunidades, fuja das propostas boas demais e trabalhe para alcançar o sucesso com seus méritos, sem " ajudinhas" e ver a o quanto é gratificante colher os frutos os quais você semeou.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 26 de julho de 2018

AH SE EU PUDESSE...




Se tudo que fosse por nós pedido se realizasse ; com certeza não existiria fome, miséria, violência e corrupção.  Teríamos um mundo quase perfeito.

No entanto, as coisas não acontecessem como um passe de mágica, por menor que seja nosso desejo é preciso trabalho, preparo e muita luta.

Talvez por isso estamos assistindo a um mundo se despedaçando e descrente de positividade.

Estamos vendo um país se afundar na corrupção se amparando em leis fracas.

Estamos vendo traficantes dominando comunidades, fazendo vítimas e medindo forças com uma polícia despreparada.

Estamos tristemente vendo a nossa educação sendo desvalorizada, nossos profissionais da área sendo tratados com tanto descaso que nos causa indignação.

Se pudéssemos ter nossos sonhos e pedidos realizados, tenho plena certeza que todos nos uniríamos pela paz em dias onde perdemos a esperança junto com tantas vidas que se vão por balas oerdidas e descuido de nossas autoridades.

Ah se eu pudesse...

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 23 de julho de 2018

O VALOR DA SIMPLICIDADE

Se cada um soubesse o quanto é importante na vida do outro, não sairia por aí fazendo os estragos que fazem.

Falar mal, desrespeitar, induzir, mentir e tantas coisas mais. Isso atrai tanta negatividade que acaba nos levando ao abismo.

Se soubéssemos o poder que temos ao dar um sorriso, um abraço não iríamos desperdiçar nosso tempo virando a cara ou simplesmente fingindo indiferença.

As pessoas estão cansadas de tentar entender o outro. Por mais que tentam, elas não conseguem decifrar o enigma que se tornou o ser humano.

É...a verdade é que estamos deixando de perceber a simplicidade das coisas e nos preocupando muito em ter, quando deveríamos optar por ser, ser melhor como pessoa em tempos onde a simplicidade está perdendo seu valor.

Márcia  Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 21 de julho de 2018

FAÇA POR VOCÊ.

Enquanto passamos grande parte da nossa vida tentando agradar aos outros, nos esquecemos de nos agradar primeiro. 

Como podemos pensar na felicidade alheia enquanto  não somos capazes de fazer por nós mesmos?

A vida tem esses mistérios, por isso desvenda-los deveria ser nossa prioridade. Sem traçar metas que nos façam sentir bem e realizados fica quase impossível saber para onde vamos e o que pretendemos fazer.

Não procure muito agradar, procure ser agradável. As pessoas de bem reconhecerão o seu valor e o seu esforço; você com certeza estará de bem consigo mesmo e pronto para fazer feliz quem mereça ser feliz. 

NÃO se canse pelos outros. O caminho é longo e você precisará de tida sua energia. 

Pense nisso. Boa sorte. 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 19 de julho de 2018

NEM TODOS ENVELHECEM.

Imagem relacionada
                                                                                 
Quando criança, pensava que envelhecer era ter cabelos brancos, pele enrugada e voz mansa. Isso é apenas o efeito da passagem do tempo.


Sim, o tempo passou e percebi que envelhecer tem suas características físicas, mas o verdadeiro envelhecimento vem da alma, do aprendizado.

Envelhecemos quando aprendemos a pensar antes de agir, onde conseguimos tirar lições do nosso cotidiano. Tudo se torna urgente. Não temos muito tempo, por isso o viver se torna essencial.

Antes, ainda jovem muitas vezes me calei em respeito ou pela paz. Pensando bem, de nada adiantou, quantas vezes de nada valeu meu silêncio, continuei sendo a vilã. Agora mais madura, nem diria velha, entendo que manifestar nossas opiniões é necessário, mesmo que bata de frente com o outro.

Não posso gerar a guerra porque não concordo, mas posso manifestar a paz através de minhas sugestões.

Estou envelhecendo, por isso vejo a necessidade de realizar meus pequenos sonhos. Quero ainda colher os frutos das árvores que plantei. Quero carregar e embalar meus netos. Tudo no tempo certo. Por mais distante que pareça, ainda é possível.

Seja na estrada, na cidade, no amanhecer ou anoitecer, eu ainda posso caminhar sozinha, dando os passos do tamanho que quero, eu ainda tenho consciência da minha importância na vida das pessoas, estou lúcida e ativa. Então com isso posso ter a tranquilidade que, o meu envelhecimento está me tornando uma pessoa mais sábia.

Que bom!

Márcia Coutinho