Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sábado, 31 de dezembro de 2022

É PEGAR OU LARGAR.

 E hoje vamos terminar de escrever o último capítulo de nossa história que começou a um ano atrás.

Tivemos a oportunidade de registrar nossos piores e melhores momentos . Foram tomadas muitas decisões, porém tivemos momentos que fomos omissos.

O ano acaba hoje.  E o que você planejou que não realizou? Ainda da tempo de fechar essa conta?

Você, como todos nós ganhou um caderno em branco, lápis e borracha. Teve o livre arbítrio para escrever a sua história  assim como pôde apagar aquilo que não encaixou em suas diretrizes. 

Você usou sua borracha ou a esqueceu num canto qualquer? Às vezes deletar, apagar nos dá o direito de reconhecer nossos erros e refazer de onde paramos.

Tempo ainda temos de saber se fizemos nossa lição de casa como devíamos ou se vamos deixar pendências para o próximo ano.

Hoje é  sua última chance de encerrar mais um capítulo de sua história com dignidade , coerência ou vai continuar se escondendo covardemente como vem fazendo?

A hora é  agora: é  pegar ou largar .

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

A PALAVRA DO DIA: GRATIDÃO.

 A palavra do dia: gratidão.

Como posso fazer outra coisa nesse dia além de agradecer a Deus por todo o aprendizado?

Foi sim um ano que não apenas sonhei grande,  foi um grande ano onde realizei um sonho: vivi para esperar e carregar meu neto no colo.

Parece para muitos algo corriqueiro, afinal quantos avós existem.no mundo! No entanto cada um sabe das suas dificuldades e limitações.

Tive medo sim, de não conseguir dar banho,  colocar para dormir, trocar sua fralda, coisas simples mas devido a situações que eu sei que poderiam me impedir.

Eu consegui. Deus segurou mais uma vez nas minhas mãos e me ajudou. É  uma felicidade que se multiplica todos os dias. É  você não desistir no meio do caminho.

Quero mais, muito mais.  E eu posso porque creio em Deus é faço a minha parte.

Para 2023 estou me desafiando a ser minha prioridade, me fazer feliz e poder a cada amanhecer ter a certeza que somos reflexos daquilo qu sonhamos, desejamos e corremos atrás.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

ESSE ZÉ.

Todo mundo tinha que ter um amigo chamado José, o famoso  Zé. 

Sabe aquele cara gente boa   carismático,  sorriso largo,  inteligente...?

Pois é.  Eu tenho esse amigo Zé. Não é um Zé qualquer. A vida me presenteou com um amigo assim. E para ser ainda melhor,  temos uma coisa em comum: o amor pela arte.

Nos esbarramos através de uma forma de arte e a conexão foi rápida. Não demorou muito e eu é o Zé  nos tornamos amigos.

E vou te contar algo surpreendente: ele nunca entrou na minha casa. Nossa amizade também não é  apenas virtual.  Zé  existe. 

Conversarmos pelas redes sociais pois não moramos no mesmo estado. Ele além de ser sempre carinhoso é  um grande incentivador daqueles que tem a arte na veia.

Desejo a ele tantos "Zé " espalhados por aí um novo ano de grandes momentos. Se esse ano não foi o esperado,  o próximo vai superar suas expectativas. Se foi bom  o novo será uma continuação de tudo de bom que você conquistou.

Que tenhamos muitos "Zé " espalhados por aí e você tenha o mesmo privilégio que um dia tive.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

ENXERGUE AS OPORTUNIDADES.

 A vida é feita de oportunidades. Quem sabe identifica-las é privilegiado.  Mas, elas não caem do céu,  vem de formas diferentes.

Muitas vezes queremos tanto uma chance para crescer profissionalmente,  adquirir um bem ou mesmo conseguir uma colocação no mercado de trabalho e deixamos a oportunidade passar por não saber agarrá-la. 

Criamos um roteiro e acreditamos nele, porém nem tudo vem embrulhado de presente. É  preciso coragem, persistência  determinação e muita atenção aos sinais.

Sua oportunidade pode estar onde menos espera e surgir de uma maneira inusitada. Não existe um alarme para te chamar a atenção.

Não fique parado esperando pela sorte.  É  preciso ação.  Suas atitudes que abrirão portas.  Tudo que vem muito fácil vai embora mais fácil ainda.

A temporada de novas oportunidades estão sempre chegando. Elas vêm e vão.  Vá de encontro a elas e faça a sua parte.

O resto será consequências de cada passo que der. 

Tem um mundo lá fora esperando quem não tem medo de arriscar.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


terça-feira, 27 de dezembro de 2022

DESAPEGO.

 Quando vamos fazer uma viagem que tanto queremos; a nossa primeira preocupação é sobre o que levar.

Ao abrirmis o guarda roupa escolhemos nossas melhores roupas, sapatos, maquiagens,  produtos de barbear, peças íntimas, etc.

Temos o cuidado de não levar aquela roupa que gostamos muito, porém não nos serve mais,  vai só ocupar espaço.

É  hora do desapego.

Assim também precisamos nos preparar para nossa viagem para 2023. Precisamos levar conosco apenas bons sentimentos, conquistas  sonhos e os bons e velhos AMIGOS. 

 Não adianta alimentar a ilusão que as pessoas que não agregaram nada a sua vida vão fazer falta.  Desapegue.

Deixe a raiva, a mágoa dentro da gaveta.  Tranque tudo. As desilusões por mais que te ensinaram a não confiar cegamente nos outros precisam ficar para trás também.

É  novo ano, novas oportunidades. Tudo que te fez mal, mas foi bom para seu crescinento não deve estar nessa sua bagagem. Leve só as experiências vividas.

Não ocupe espaço em seu coração com as críticas, as maldades e os lobos em pele de cordeiro. Ocupe cada espaço com amor, paz, sorrisos e muitos sonhos. 

O próximo ano será de vitórias para aqueles que são capazes de usar o desapego das coisas inúteis. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

PLANEJANDO O AMANHÃ.

 Estamos começando hoje a última semana do ano.

Ufa!!! Quão gratos devemos ser! 

Agora não é  hora de arrependimentos pelo que não fizemos, mas é exatamente o momento certo para fazermos um balanço de tudo que fizemos e conquistamos.

Avaliar nossos erros só nos ajuda a entender o quanto somos frágeis e sujeitos ao erro, porém não é por causa dessas falhas que vamos baixar nossa cabeça.

A oportunidade de sermos diferente bate à nossa porta a cada amanhecer. É  preciso coragem e atitudes para fazermos a diferença por nós. 

Que tal 2023 ser o ano da grande mudança, da virada de vida? E que praticar o bem sem olhar a quem seja a nossa grande proposta como ser humano?

Vamos olhar um pouco mais para o próximo,  colocar nossa empatia em ação?

Quando aprendermos que temos a capacidade de sermos doadores de esperança; tudo vai melhorar, afinal quem serve ao próximo de coração só faz bem a ele mesmo e essa corrente do bem só tende a multiplicar. 

Então,  bora ser feliz . Temos novas propostas em pauta e que Deus ajude a todos nós. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 25 de dezembro de 2022

NÃO PEÇA DESCULPAS.

 Muitas vezes passamos parte de nossas vidas justificando nossos atos e pedindo desculpas. Mas na maioria são pelos nossos fracassos.

Mas espere aí! Eu não tenho que pedir desculpas a ninguém, preciso me desculpar por exigir demais de mim.

Muitas vezes queremos agradar aos outros e esquecemos que somos protagonistas da nossa própria história. 

Se erramos ou acertamos temos que prestar contas a nós mesmos.  Quem se incomodar que se olhe no espelho,  se enxergue e que  faça melhor.

Chega de pedir desculpas.  Somos seres humanos e como qualquer um erramos.  Isso faz parte do nosso crescimentoe aprendizado.

Se preciso for; faça as pazes com você mesmo,  busque consertar os erros que você sabe que cometeu e siga sua vida com responsabilidade. 

E quanto a opiniões alheias? Só escute se for interessante pra você . Se quem opina é  aquela pessoa que caminha ao seu lado, que agrega algo de bom e quer te ver sempre bem, talvez valha a pena ouvir. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 24 de dezembro de 2022

DESEJE APENAS O BEM

 Para o dia de hoje só posso desejar o bem. Que cada um à sua maneira tenha paz no coração para aproveitar esse momento de confraternização e entender o verdadeiro sentido dessa data.

Que a comemoração do nascimento de Jesus seja de festa para aquele que veio para nos salvar, mas antes de tudo nos ensinou a sermis humildes e aceitar as provações. 

Não deixe de fazer as suas orações e de ser grato por estar vivo no dia de hoje .

Feliz Natal. Que o bom velhinho lhe deixe de presente: saúde, paz e sabedoria para conduzir sua vida , tomar as melhores decisões e fazer as escolhas certas.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

NESTE ANO EU VI...

 2022 já começa a arrumar as suas malas para encerrar um ano onde vimos coisas estranhas acontecerem.

Foi mais um ano difícil de se compreender e viver.

Vi o homem mostrando seu pior lado, se desrespeitando,  se agredindo, se matando.

A violência foi muito maior, casos de feminicidio,  abusos contra crianças,  intolerâncias diversas se multiplicaram.

Vi o medo nos olhos das pessoas. Vi a fome se transformar em desespero, pessoas buscando ossos nos lixos,  comerciantes impiedosos, preços da cesta básica disparando.

Procuro em minha memória por algo positivo, reviro tudo e são poucas as coisas boas. 

Nessa busca choro ao lembrar da família amiga que se foi de forma bruta vítima de acidente de trânsito. Uma despedida precoce. Dói ao lembrar.

Acredito que foi um ano onde por pior que tenha sido ; nós sobrevivemos. 

Que tenhamos aprendido alguma coisa com tudo isso e que possamos pelo menor tentar fazer diferente no próximo ano.

Desse jeito que está não pode continuar.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias  


quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

E O QUE VOCÊ FEZ?

 O Natal vai se aproximando e chega a pergunta em forma de música: " estão é Natal e o que você fez , o ano termina e nasce outra vez ..."

Eu sinceramente vivi um ano de grandes emoções. Como para muitos eu sorri e chorei . Eu me reinvente várias vezes . Eu cheguei até aqui.

Mais um ano difícil, cheio de desafios, decisões importantes, medos, conquistas. 

Talvez tenha sido o meu grande ano, onde saí da minha zona de conforto para viver uma experiência desafiadora,  viver momentos criativos e de descobertas.

Passei a metade do ano me perguntando: como ser avó/avô pode ser mágico? Estava embarcando nessa aventura e  mesmo vivendo momentos de recauda da depressão me agarrei a esse ser que ainda não tinha chegado para me reerguer.

Mais uma vez me levantei e ainda senti a maior de todas as emoções: eu segurei pela primeira vez meu neto no colo, dei seu primeiro banho,  vi seu umbigo cair,  o acalentei e vivi a magia de ser mãe com açúcar.

Vou resumir: sabe o que eu fiz? Eu simplesmente  vivi o melhor ano da minha  vida!

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

A PROCURA DA PAZ.

 Li uma frase que me fez pensar : o verdadeiro objetivo da guerra é  a busca pela paz.

Realmente, se entramos em guerra com alguém é  para tentar encontrar o equilíbrio,  se chegar a um acordo.

Nem sempre se resolve " essa guerra"em pouco tempo, ou como dizem por ai:" do dia para a noite".

Muitas vezes seu adversário não tem o mesmo objetivo seu e por isso dificulta o acordo, o entendimento. Essa paz que você busca fica cada vez mais distante.

Se estamos a procura de  selar essa paz; precisamos entender o real motivo da guerra, afinal se um não quer; dois não brigam.

Muitas vezes evitamos a guerra quando fazemos silêncio já que o diálogo não é possível.

E preciso trabalhar o bom relacionamento, interagir,  saber ouvir e principalmente saber a hora de falar e o quê falar.

Não haverá guerra se a sua paz for o motivo dos conflitos, então procure manter seu foco sem invadir o espaço do outro.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/ salpicandoideias 

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

E A VIDA MUDA...

 E num piscar de olhos a vida muda, seu mundo particular muda e nos vemos sem ação e precisamos tomar sérias e profundas decisões.

Talvez naquele instante sua vida passa na sua frente como um flash e então entendemos o quanto somos pequenos e muitas vezes nos fazemos de grandes.

Há!!! Essa vida e suas surpresas! Até queremos ter controle dela, mas na verdade é  ela quem nos controla.

Somos responsáveis pelas nossas ações. Sabemos que em cada decisão tem suas consequências: boas ou ruins. Elas existem e são suas e não as transferimos para ninguém.

Por isso, vamos pegar leve, ser menos críticos e mais amáveis,  vamos nos permitir ser quem queremos, fazer o que desejamos de maneira a não nos arrepender mais tarde.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

PROPAGANDA ENGANOSA.

 Dizem que o cão da raça pitbull é  dócil, que ele só se torna agressivo se ameaçado.

Essas afirmações podem até ser verdade, porém discordo em partes.

Estamos vendo atraves das mídias os ataques desses cães principalmente em crianças e seus donos.  O que faz eu discordar em partes de tais afirmações.

Um cão que oferece perigo deve andar com focinheira e guia. É  lei. 

Por que alguns donos insistem em não adotarem tais itens?

Estou falando sobre esse assunto como um desabafo.

Ontem a tarde, como faço todos os dias, saí com minhas cachorrinhas para passear. São dóceis,  raça pequena e mesmo assim só saem na guia.

Pois é.  Ao sair não dei nem 50 passos de minha casa quando um pitbull atacou uma das minhas cachorrinhas. Foi uma cena de terror.

Vi naquele momento que a tinha perdido, tamanha a violência do maldito cão contra ela.

Nada adiantava, foram muitas cadeiradas de plástico, chinelada, gritos.  Quanto mais mordia, mais queria. Me desesperei, os vizinhos e pedestres também.

Não sei como consegui abri o portão e em fração de segundos,  quando o pitbull procurava uma maneira melhor de terminar o que começou,  cambaleando minha cachorrinha escapou e entrou em casa. 

Ele ainda tentou acompanha-lá mas não sei como fechei o portão a tempo .

Podem estar perguntando: e o dono? Simplesmente não apareceu. O corpo de bombeiros a levou para o canil.

A outra cachorrinhas no desespero fugiu. Foi encontrada tempos depois assustada dentro de um bar. Longe de casa.

As minha cachorrinha está machucada, mancando e quietinha. A outra ainda assustada, trêmula e insegurança.

Conclusão: pensei que perderia minhas meninas, mas mesmo com tamanho trauma e violência elas estão bem. Talvez eu esteja pior do que elas. 

Fica o aviso: não confiem nessa raça de cão, mesmo que digam que são dóceis. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 18 de dezembro de 2022

NAS ENTRELINHAS DA VIDA.

 E não é  que essa danada da vida vive a nos surpreender?

Muitas vezes não da maneira que queremos,  outras vezes sim.

Podemos reclamar pelo jeito escolhido; aquele jeito que vem para nos dar uma lição, mostrar que muitas vezes almejamos o que não será bom para nós .

Difícil é  entender isso, mas quando temos esse entendimento; tudo melhora.

E quando acertamos em nossa escolha? É a escola da vida nos diplomado com mérito. Precisamos cair, apanhar,  voltar quantas vezes for preciso , sem medo, sem desculpas.

Refazer a lição, apagar o que está errado, construir o novo é  gratificante. 

E no final das contas,  todos os contornos que fizemos , os verdadeiros malabarismos com as diversas situações que vivemos no dia a dia, nos fortalece e nos ensina.

A vida não é  para amadores  é  para aqueles que não tem medo de reconhecer o erro e estão sempre dispostos a aprender,  independente da idade.

E o importante, evitar repetir os mesmos erros.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 17 de dezembro de 2022

SAINDO DA ZONA DE CONFORTO.

 Tem pessoas que vivem adiando certos planos. Pode ser começar uma academia, um novo curso, retornar aos estudos ou quem sabe mudar de emprego, terminar um relacionamento que já deu...

Mas por que adiamos tanto? O qye nos impede?

A resposta  simples: não queremos sair de nossa zona de conforto. Não queremos nos arriscar. E se não der certo?

É  preciso adquirir autoconfiança para sair do comodismo. É  preciso ser objetivo, buscar por resultados.  Sempre pronto para avançar sem medo do erro.

Quantas oportunidades perdemos com medo do novo, medo de não sermos capazes de ir além, medo do nosso sonho ser grande demais, medo de sermos ousados.

E daí se der errado? Pelo menos você tentou. Se der certo, ótimo; você conseguiu.

Sair da nossa zona de conforto é o primeiro grande passo para conquistar: metas  sonhos,  confiança em nós  mesmos  em nossas escolhas.  

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

E ELE CHEGOU!!!!

 Muito de vocês acompanharam a minha espera pelo meu primeiro neto. 

Não escondi de ninguém como foi cada detalhe: da montagem do quarto, enxoval, as consultas, minha expectativa.

Tentei não expor os pais, apenas citei o nome do meu príncipe Bernardo. Infelizmente tem coisas que a Internet não perdoa. 

E o tão esperado dia chegou: 15/12/2022.

Pensei que estava preparada, que às emoções estavam sobre controle. Que nada. Cada minuto a espera pela melhor notícia foi de uma grande expectativa.

O coração por vezes acelerava, outra vezes se continha. Mas não deu...quando nasceu e suas primeiras fotos chegaram até eu e a outra vovó que aguardávamos na recepção da maternidade, todo controle foi embora.

Lágrimas de alívio e felicidade escorregam sem fim, coração bateu a mil e um largo sorriso tomou conta.

Bernardo chegou. Forte  saudável. Nossos pedidos foram atendidos. 

Deus é maravilhoso!

Agora começa realmente a minha mais nova aventura: sou avó de menino. Sou avó de Bernardo!

Seja bem-vindo minha sementinha de esperança, meu pacotinho de amor.

Luz, paz, sabedoria, saúde e muito amor para essa nova família .

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

REFAÇA SEUS SONHOS.

 Se ontem você dormiu triste e desanimado com coisas que não conseguiu realizar,  sorria; o seu dia começa agora e você tem a oportunidade de continuar de onde parou. 

Não desanine.  Depois da tempestade o sol volta a brilhar. 

Precisamos esbarrar nas provações,  contornar os obstáculos, cair e levantar.

Se não der certo, insista.

Se insistir e continuar dando errado é porque não era para ser.

Às vezes a derrota não é  de tudo um fracasso,  é  livramento,  é a sua chance de refazer seus sonhos. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

OLHA O GOLPE!!!!!

 Diziam os nossos avós: mentes brilhantes, sucesso na vida.

Pois é.  Agora já não é bem assim. Estão usando a inteligência para arquitetar, planejar o mal.

Os golpes se multiplicam. Ficava pensando de onde vinham tanta criatividade. Acredito eu que saem de mentes ociosas de dentro dos presídios.

Eles estão cada vez mais ousados, perigosos e destemidos. A falta de leis mais duras os encorajam.

Golpe do amor, Golpe contra os aposentados, Golpe do pix, Golpe do falso parente sequestrado e muitos outros que desconheço.

 Eles não tem limites e sempre surpreendem aqueles mais vulneráveis e assustem: aqueles que acham que nunca cairão.

Essa semana queriam me pegar. Usaram o Golpe " mãe,  meu celular estragou. Se quiser falar comigo manda mensagem para esse número".

De imediato vi que era golpe somente pelas primeiras palavras, não era a maneira particular que cada um me chama.

Concluindo. Depois de muita conversa( quase 1:30 h) onde eu inventava nomes e situações e o " bandido" confirmava tudo,  ele me pediu 1.200,00 emprestado. Teria que fazer um pagamento e como estava sem celular estava também sem os aplicativos do banco.

Imediatamente disse que faria o pix. Aquele que pensou estar se dando bem me passou todos os dados e queria o comprovante.

Até a noite ainda tentava receber o valor em sua conta. Deve ter entendido que quis se dar bem e foi enganado.

Não sei se agi certo , porém tive a intenção de mandar uma indireta: esse seu golpe já é  conhecido.  Fica esperto.  Uma hora sua casa cai.

Vamos ficar atentos, olhos abertos. Eles já estão a procura de novos golpes. 

Que Deus nos ajude, que a polícia consiga realizar seu trabalho e que as leis sejam cumpridas.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


terça-feira, 13 de dezembro de 2022

MEMORIABILIA.

 Dizem que: recordar é  viver. E com certeza temos muito para recordar e dar um largo sorriso!

Já pensou o quanto prazeroso é ter saudade de algo que te marcou tanto e esse algo cabe na palma de sua mão?

Foi tão importante que você o guarda como relíquia. Para uns é  apenas uma "porcaria" ou "algo insignificante ".

Para você é  muito mais que isso. É  parte de sua memória,  marco de sua história.

Muitas vezes parece mesmo bobagem. Uma caneta, um autógrafo, uma foto com seu artista preferido ou mesmo com seu amor, um vidro vazio de perfume, uma carta ou até  mesmo uma garrafa de fanta( Rsrs).

Coisa que dinheiro nenhum compra.

Aquilo representa um pedacinho de você. Desfazer dele é como lhe arrancar parte de sua  história. Meio louco não?

Se é  loucura não sei,  mas eu mesmo guardo um baú de madeira que meu amado pai fez para mim com muito amor.  Eu tinha 12 anos. Hoje já com 59 não consigo desfazer dele, nesmo velho, cheio de caruncho. Ele me deixa conectada com meu pai. Vejo e revejo ele fazendo e isso me emociona. 

Desfazer do meu baú,  jamais. Levo comigo em todas as mudanças. Ele é  meu e esse ato de amar uma recordação que está ao alcance dos meus olhos , às  vezes escondido para ninguém achar e desfazer dele tem um nome: MEMORIABILIA.

É  você guardar na sua memória momentos e coisas que só importam a você  e mais ninguém.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

SE PRIORIZE. SE AME.

 Pra hoje? Eu só quero que tudo dê certo. Não só pra mim, mas para todos nós. 

Que possamos entender o por quê de tantos desafios, sonhos frustrados, decepções. Saber que essas provações são os combustíveis para nossa vitória.

Nada na vida é  fácil para os verdadeiros guerreiros.

Que tenhamos mais leveza em nossa caminhada. O fardo pode ser  mais leve quando tomarmos consciência do nosso verdadeiro potencial. Nossa vida permeia por momentos e esses momentos são os que nos estimula a acreditar mais em nós mesmos.

Se olhe e se enxergue como é em sua essência. Não se maqueie para disfarçar quem é.  Não use máscaras para agradar ninguém. Agrade a você primeiramente.

Quando se priorizar vai começar a entender que só  você pode tornar o seu dia cada vez melhor. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 11 de dezembro de 2022

O SONHO É SEU.

 O melhor jeito de ter um sonho realizado é  acreditar que ele possa se realizar.

Mesmo sabendo que vai encontrar muitos obstáculos, desanimar não entra nesse projeto.

Vai encontrar pessoas que não acreditam em você, te acham incompetentes ou até mesmo fracassado. Finja que não ouviu a opinião dele. Acredite em você.

Só  você sabe suas qualidades e habilidades. Não fraqueja.

É  um sonho grande demais? Ótimo. Só não  " vá com muita sede ao pote". Dê um passo por vez. Sem correria, porém com determinação.

Se você não se arriscar nunca saberá se teria sucesso. Essa dúvida vai te perseguir.  O melhor é  não contar para todos os seus projetos, tem muita inveja nos cercando.

Esboce seus sonhos, priorize cada detalhe e siga firme. Lembrando que, o sonho é  seu e ninguém tem o direito de tirar sua motivação. 

Espere sempre por boas surpresas quando acreditar mais em você e  fecharmos para as críticas.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 10 de dezembro de 2022

ESTÁ CHEGANDO A HORA.

 Tenho vivido dias incríveis! Dias esses que antecedem o nascimento do meu primeiro neto.

Vivo emoções diferentes o tempo todo. Mesmo assim ainda tem momentos que não acredito estar vivencindo todo esse processo.

Ver o enxoval ganhando peças lindas de um bom gosto imenso, o quartinho que pouco a pouco foi ganhando forma e se tornou um cantinho abençoado, de muito amor. Banheira, carrinho,  cortina e tantos outros itens.

Fico só na observação: como as coisas mudaram, quanta evolução! Às vezes uma coisa tão simples se transformou em várias peças e novos nomes.

Tudo isso me envolve, me faz sentir bem, acolhida. Às vezes professora, ensinando algo que já vivi. Outras vezes aluna, aprendendo a lidar com a modernidade.

Ver a cumplicidade dos pais,  a forma como estão lidando com a espera do Bernardo, as diferentes maneiras das avós, do vovô,  do tio "Noura"participarem desse momento me mostra como nosso bebê é privilegiado. 

Agora estamos na contagem regressiva. A qualquer hora ele chegará.  Pensam que a ansiedade é só da mamãe que vai passar pelo parto? 

Claro que não.  O papai disfarça bem, mas está juntinho na ansiedade. As vovós estão unidas dando todo suporte, o vovô é titio, mesmo de longe querem estar bem informados. 

É  isso aí: que tudo corra bem. Que Bernardo chegue cheio de saúde fazendo e trazendo a alegria de todos que já o amam.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

MAS, QUE MENTIRA!

 E as mentiras vão ganhando caminhos perigosos.  De um mentirinha atoa a uma grande confusão.

Quem mente sempre perde a credibilidade por onde passa. Para elas a verdade é  um mero acaso.

Tenho certa aversão a pessoas mentirosas, elas são capazes de tudo, invertem a verdade, camuflam suas verdadeiras intenções. 

Uma vez mentiroso,  sempre mentiroso. Não conseguem mais sair desse carma.

Sempre prezei pela verdade e ensinei a meus filhos o mesmo. Dizia: " quem fala a verdade não merece castigo".

Com isso a verdade prevalecia e vejo no caminhar deles a verdade sempre à frente .

Não vou ser hipócrita e dizer que nunca menti. Houve situações que a mentira foi um mal necessário. E digo de passagem; enganar a pessoa foi para o bem dela.

Talvez se tivéssemos tempo par pensar não seria necessário a mentira,  mas vivi uma situação onde falei a verdade e fui detonada: "agora ela está mal, deveria ter escondido dela".

Vai entender.

O mais importante é  não se esconder por detrás de uma mentira, quando ela for descoberta vai ficar muito feio para você.

Confiança é  algo que não se quebra. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

ESTAMOS NO OLHO DO FURACÃO.

 Será que só eu estou percebendo o quanto as pessoas estão amargas, prontas para criticar, principalmente pessoas que são corajosas e se arriscam para realizar seus sonhos?

Criticar é fácil, ter coragem e não ter medo de enfrentar os obstáculos já é outra coisa e tem grande diferença!

Vejo pelas redes sociais chuvas de comentários amargos. Pessoas que se julgam sabedores te tudo, pessoas infelizes que demonstram frieza ao darem suas opiniões.

Mas, as pessoas que postam não são " amigos"? Como apontar o dedo, criticar, denegrir, jogar assuntos particulares no ventilador de pessoas que aceitaram sua solicitação de amizade?

A Internet não é  terra sem dono. Até parece ser. Por isso cuidado com o que posta, o que curte e comenta.

Estamos no olho do furacão e infelizmente não conhecemos quem está de olho em nós. 

Amigos mesmos são poucos e raros. E tem muita gente ruim espalhado entre nós. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

EU SOU MEU FOCO.

 Sabemos que sempre tem alguém falando de nós,  seja do bem ou do mal.

Ser foco das pessoas nos incomoda, principalmente quando essas falas são negativas  , são críticas destrutivas.

E por que nos abatemos com isso?

Muito simples:  deixamos margens para falarem de nós,  tiramos satisfação, tentamos nos defender ou nos justificar.

E se ao contrário disso; passarmos a ser nosso próprio foco? Passarmos a cuidar melhor de nós mesmos, investir em coisas que acrescentam algo em nossas vidas?

Talvez dessa forma, dando menos importância ao que falam de nós e nos preocuparmos com nossas prioridades seremos mais fortes e felizes.

Coração leve e mente tranquila são  combustíveis para grandes realizações.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

AGORA É A SUA HORA.

 É  hora de deixar de engolir aquilo ou aqueles que te causem má digestão. 

Colocar para fora alivia nossa alma e tranquiliza nossos corações. 

É  tempo de cuidar um pouquinho mais do nosso bem estar, tirar de debaixo do tapete as preocupações que estão tirando o nosso sono e encarar novos desafios.

A tranquilidade faz com que o peso de nossas responsabilidades vá ficando mais leve e nossos passos vão pouco a pouco tomando rumo.

Renove seus sonhos. Eles podem ser o que você quiser.

Realize suas mais secretas fantasias. Elas estão bem escondidas e você pode e deve realizar cada uma delas.

Repense tudo que fez e deu errado. É  hora de refazer seu caminho e mudar algumas atitudes.

Agora é a hora. A sua hora. 

Comece a se reprogramar para que novas oportunidades cheguem até você. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

BONS MOMENTOS.

 Tem coisas que são fatos e não há quem diga o contrário: a vida está  muito difícil, complicada!

Muitas vezes bate um desânimo quando olhamos nossas contas,  quando percebemos as provações que as pessoas vem passando.

Talvez por isso a depressão vem aumentando em números assustadores, o número de suicídios quase duplicou. 

São pessoas desesperadas sem encontrarem saída ou por vergonha. Pedir ajuda nem sempre é fácil.

Porém,  mesmo a vida seguindo seu curso com tantos imprevistos; ela consegue nos reservar bons momentos. Momentos esses únicos que precisamos abraça-los, mesmo que não estejamos animados.

Porém um" simples" momento é capaz de nos trazer alegria , de nos fazer esquecer esses percalços, de fazer novos amigos e registrar em nossas memórias momentos que pensávamos que não desfrutaríamos por um bom tempo.

Momentos...esses registram aquilo que queremos levar conosco em nossa caminhada, que mostram a importância de nos priorizar sempre.

E a vida? É  bonita, é  bonita e é  bonita. É  só olhar pelo ângulo certo.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


domingo, 4 de dezembro de 2022

SORTE OU PERSEVERANÇA?

 Você já deve ter ouvido alguém falar que não tem sorte na vida, que tudo que faz dá  errado.

Isso acontece com pessoas que desistem de seus objetivos no primeiro obstáculo.

Fugir às vezes é mais fácil,  é  melhor ir por outros caminhos, tentar uma alternativa que tem mais chances de dá certo.

Realmente os covardes agem assim. Mas, nós que enfrentamos esses desafios de peito aberto não desistimos fácil, perseveramos. 

Se preciso for recomeçamos.

Sorte é  algo a se questionar.

 Se você ficar esperando por um bom emprego, passar em concurso, comprar a casa própria ou sei lá o que contando com a sorte,  esqueça. Você precisa antes de tudo estudar, profissionalizar,  trabalhar.

A única coisa que cai de graça do céu é  chuva.

Ficar esperando a sorte só vai lhe atrasar a vida. 

Quando pensar que sua vida está difícil, que a sorte está contra você; ore/reze.  Talvez você precisa estar mais conectado com Deus que com a sorte. 

E não se esqueça: não desista fácil, persevere e as portas começarão a abrir pra você. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sábado, 3 de dezembro de 2022

MUDE POR VOCÊ.

 Mudanças são necessárias. Elas nos fazem experimentar o novo e isso com certeza contribui com o nosso crescimento. 

Muitas pessoas nos criticam por nos ver mudar, às vezes essas mudanças são tão inesperadas que dizem que mudamos da água para o vinho.

Se você sente necessidade de mudar, seja de estilo, de casa ou cidade, de religião ou posicionamento político, é  uma escolha sua. Ninguém deve tentar fazer você mudar de opinião.

Assim como você não deve fazer qualquer mudança para agradar a esse ou aquele. Se fizer isso estará saindo fora de sua realidade para viver em função do outro.

Não se molde pelas mãos de ninguém. Você pode até se sentir bem. Porém será por pouco tempo. Ninguém consegue manter naquilo que não te pertence.

Seja quem você queira ser. Vá onde quiser,  mude quantas vezes sentir necessidade.

A vida é  sua e só você sabe o que pode te fazer feliz.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

ISSO SE CHAMA "EMPATIA".

 Fico aqui pensando: por que tem pessoas que ao ocupar determinado cargo se acham acima de todos?

Será que sua importância dá a ele direito de desfazer de quem precisa do profissional?

Isso não é  só para uma ou outra profissão. Independente de qual for precisamos deixar nosso lado humano também fazer a sua vez.

Tratar as pessoas cordialmente e com gentileza fará com que a vida dê respostas positivas.

Não quero dizer que precisa se igualar,  afinal você  " conquistou " esse lugar. Só  peço que se prepare para encarar esse desafio com humanidade e não que se sobreponha sobre os outros com indiferença e arrogância. 

Coloque o respeito em sua pauta.

Afinal, do outro lado tem alguém que precisa de você.  Não está na sua frente pedindo favor.  O profissional não trabalha de graça,  ele não é  voluntário.  Por isso a necessidade de se colocar no lugar do outro.

Isso se chama empatia 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

DE QUE AMOR ESTAMOS FALANDO?

 Estamos a procura do amor.  Não o amor de poesias, um amor cor de rosa.

O amor que procuramos é real, é difícil,  é  recíproco. 

Desejamos que as pessoas tenham " saúde e amor ", porém vivemos um momento cercado de ódio .

E por onde anda esse amor que sonhamos e desejamos? São só  palavras vazias?

Estamos vendo homens/mulheres cometendo assassinatos por não aceitarem o fim do relacionamento. Que amor é esse que mata, ameaça, agride?

Nossas crianças estão sendo violentadas, assassinadas por aqueles que deveriam dar amor.  Amor? Será que conhecem o significado dessa palavra?

Em pleno século XXI, na era da tecnologia  muitas pessoas buscam encontrar o amor em sites de relacionamentos.  É um tiro no escuro. Pode da certo, mas na maioria são ciladas que sempre terminam de forma trágica.

Do outro lado da tela, mau caráter abusam da carência para usarem seu poder de persuasão e aos poucos vão enganando suas vítimas de forma sutil até deixa-las a seus pés. 

Que amor queremos para nós? Que amor estamos oferecendo?

O amor é delicioso de se viver, porém é preciso cumplicidade, parceria e respeito. 

Se ama antes de tudo.


Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


quarta-feira, 30 de novembro de 2022

FAÇA SUAS MALAS.

 Hum!!!! Já sentimos cheiro de dezembro e com ele uma certeza: estamos vencendo mais um ano.

E que ano!

Ainda vivemos esse ano com medo que a pandemia volte, com as incertezas políticas e muitos a espera da copa do mundo.

Realmente foi e está sendo um ano diferente. Vivemos dias de tensão, porém conseguimos sobreviver até agora. 

Aproveito então para arrumar as malas. Não vou viajar, vou embarcar ( se Deus quiser) para o ano de 2023.

Nela vou levar todas as experiências que conquistei. Vou separar as alegrias, as gargalhadas, apertos de mãos,  puxadas de orelhas e alguns tropeços afim de que não me esqueça das coisas que me fizeram crescer.

Levo comigo algumas cicatrizes de atitudes que tomei.  Vou olha-las sempre para não esquecer que eu venci. Os tombos me colocaram de pé.

E para fechar colocarei por cima: otimismo,  fé e  esperança.  

No meu coração,  bem quentinho levo Deus. Ele continuará  me guiando, me fortalecendo para que esse novo ano se torne muito especial.

Faça suas malas e venha comigo.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 29 de novembro de 2022

SOMOS O FOCO DE ALGUÉM.

 Você sempre estará no foco de alguém. Se fizer coisa certa ou errada terá sempre alguém para comentar, passar adiante e te invejar.

Para aplaudir são poucos.

Por isso a necessidade de saber quem aceita do seu lado. Nem todos são o que aparentam ser.

As máscaras escondem versões do outro que ele quer esconder. 

Por isso é  importante ter segredos que só você sabe. Muitos sonhos se perdem antes de darmos o primeiro passo. Somos impedidos por pessoas que desacreditam em nossa capacidade e nos influenciam com seus argumentos ou que temem que nosso sucesso seja maior que o dele.

Muitas vezes escondemos nossos medos e fragilidades por detrás de sorrisos. Essa nossa farsa pode atrair falsos amigos. 

Sim. Eles se aproximam, ganham nossa confiança e aos poucos vão nos manipulando a seu favor.

Aprenda a reconhecer as reais intenções de quem aproxima de você afim de não se deixar iludir. 

Todos os dias precisa ser um aprendizado e uma coisa que aprendi ao longo dos anos: nem todos que dão tapinhaa nas suas costas é  seu amigo.

Pense nisso.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

SOMOS O QUE QUEREMOS SER.

 Mais uma semana se iniciando e com ela as expectativas.  Cada um carrega no peito seus sonhos e ambições.

Munidos de coragem arregaçamos as mangas. É  hora de ir para a luta, precisamos seguir em frente.

Por mais difícil que está para uma grande parte de nós , não podemos desanimar. O nosso caminho é  longo, as dificuldades são enormes. Se desanimarmos vamos estar desistindo de sonhar. 

Resgate de dentro de você aquele pontinho de esperança que ainda teima em permanecer aceso. 

Você é  muito maior do que imagina. Já venceu outros tantos obstáculos! Agora é sua vez de colher os frutos de suas lutas.  Vá! Coragem!

Se tentarem te boicotar,  dizer que você não é  capaz , que seu sonho é  impossível. Acredite: tem pessoas com medo de te ver vencedor (a) e perceber o quanto são incompetentes.

Mostre a você mesmo suas qualidades, garra, perseverança e fé. 

Que aqueles que torcem contra, não lhe tire o direito de sonhar.

Bora viver mais uma semana.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 27 de novembro de 2022

ELEGÂNCIA É TUDO.

 Para todas as situações desagradáveis é  preciso ter equilíbrio para não se perder ou perder a razão. 

Levei muitos anos para entender assim. Para mim era ferro e fogo. Tomou, levou.

Com essas minhas atitudes perdi pessoas queridas. A vida me deu então uma sacudida para enfim entender: elegância é  tudo.

Não elegância para se vestir, mas para se portar.

Descobri que a verdade não é  exclusividade minha, ela tem outras vertentes. Eu erro. 

Deixe uma pessoa vir até você com arrogância e a trate com elegância. Ela vai perder " o rebolado " como dizem por aí.

Quando damos um tropeção a vontade é xingar um palavrão. Nada disse,  seja elegante com você mesmo. Agradeça por não ter caído. 

Aceitar a nossa derrota também requer elegância,  assim como para comemorar nossas vitórias. 

Muitas vezes perdemos a elegância porque estamos cansados dos vacilou contra nós.  Mas é  preciso aprender a se controlar, usar o bom senso e principalmente a elegância. 

Sua vida vai mudar, você vai mudar e as pessoas ao seu redor também.

Entre e saia com elegância de todos os lugares e situações . Com certeza verá a leveza que sua vida se transformará. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 




sábado, 26 de novembro de 2022

AS LIÇÕES DA VIDA.

 Te pergunto: o que tem aprendido com a vida?

Sim. A vida é  nosso maior mestre. Cada passo, cada dia um novo aprendizado. 

Podemos até acreditar que nossos dias são todos iguais.  Engana-se quem pensa assim. A cada sorriso é  a resposta de uma conquista 

A cada lágrima aprendemos o valor e significado da derrota, da tristeza.

A cada olhar para o alto entendemos que, ali tem alguém que olha por nós. 

Ao contemplar o dia ensolarado ou quem sabe o dia chuvoso,  percebemis a grandeza do universo com seus mistérios.

Ao nos deparar com os desafios vamos ter a certeza da nossa força ou o quanto somos frágeis diante das adversidades.

Mas, o maior aprendizado vem quando tiramos uma lição em cada etapa, cada decisão. Tornamos seres transformadores, entendemos que para tudo há uma resposta,  que com sabedoria vamos escolhendo o melhor caminho.

Não dependa da aprovação de ninguém para ter e ser o que quiser. Só você sabe as lições que teve que aprender.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sexta-feira, 25 de novembro de 2022

NÃO SE DEIXE AFETAR.

 Muitas pessoas vivem acoadas em seus mundos. Temem por julgamento das pessoas e com isso deixam a vida passar.

Todos nós temos momentos de derrotas,  porém não podemos deixar que isso tire nosso ânimo.  Somos feitos de esperança e essa não pode faltar.

Claro que, muitas vezes opiniões errôneas de quem não conhece nossa essência nos machuca. 

Na verdade,  a pior dor vem quando quem nos conhece nos julga pelos olhares alheios. 

O grande problema é que temos tendência a abrir nossos corações e deixarem as pessoas fazerem moradia. Acabamos nos tornando reféns de seres pobres de caráter, que nos traem, nos julgam sem conhecer o outro lado da moeda.

O verdadeiro amigo não te vira as costas por causa  do " me contaram", " falaram  isso ou aquilo de você ", ele procura pela verdade, doa a quem doer.

Então,  não se incomode com certas opiniões. Faça a sua parte da melhor maneira, se não agradar, não se afete.

Você é dono de sua vida. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

DESISTIR? DE JEITO NENHUM.

 Esta noite perdi o sono completamente. Aproveitei que virava de um lado para o outro para repensar minha vida.

Queria entender principalmente esse meu ujtimo ano e especificamente esses últimos meses.

Entendi então que, por mais difícil que seja compreender a vida, uma coisa é  certa: existe sempre uma alternativa e desistir não é  uma opção.

Eu não vou desistir do " meu amor ".

Não vou desistir de sonhar. 

Não vou desistir de ser feliz.

Não vou me preocupar com a opinião dos outros. Ninguém bate na minha porta para saber como estou.

Vou mostrar para mim mesmo o tamanho da minha força, do meu querer.

Por mais que tenho ido de cá pra lá e de lá pra cá,  eu sempre estou tentando porque desistir jamais.

Mesmo sabendo que nossa vida é  uma enorme montanha russa,  que às vezes estamos no alto, segurando as emoções, precisamos segurar o coração porque logo ali tem uma queda. Mesmo assim, arriscamos e ao final saímos de pé,  plenos e felizes.

Agora o que mais me importa é  estar em pleno vigor para viver a mais nova aventura da minha vida: ser a vovó do Bernado.

O resto? Torna-se um detalhe.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

PROCURANDO A PERFEIÇÃO.

 Perfeição! Como querer ser aquilo que é  tão difícil? 

Todos gostaríamos de ser perfeitos, incontestáveis,  mas somos seres falhos em busca de nos tornarmos pessoas melhores. 

A estrada para isso é  longa e ainda encontramos pelos caminhos as inconveniências, as tentações. Tudo nos levando a procurar por um desvio.

Precisamos entender que, é necessário corrigir nossos defeitos diariamente para que esses se transformem e aos poucos vamos nos tornando aquela pessoa que nos da orgulho. 

Ninguém é  melhor que ninguém, porém podemos aprender com suas qualidades e aprimorar as nossas.

Precisamos ser tolerantes, partindo do ponto que também possuimos fraquezas e que não devemos exigir do outro aquilo que nós também não possuimos. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 22 de novembro de 2022

O QUE VIRÁ?

Um mês. Ainda parece que foi ontem a despedida repentina de vocês meus amigos,  Brenno,  Samantha e Miguel.

Até hoje não digerimos tudo. A cada dia tentamos entender a vontade do Pai. A saudade às vezes dói bem no fundo, outras vezes se transforma em recordações, o que nos faz entender o quanto os pequenos momentos nos marcam.

Não sabemos muito sobre viver,  até achamos que sabemos pois por muitas vezes atropelamos o tempo na correria diária.  Queremos fazer tudo.

Mas pra que isso? O que estamos ganhando? Na verdade estamos perdendo qualidade de vida, bons momentos e ganhando uma sobrecarga.

Meus amigos tinham uma qualidade: queriam e aproveitavam cada momento em família, não importava o cansaço. Isso era deles. Trabalhavam muito, mas o tempo deles ninguém tirava. 

Essa é  uma lição que tento implantar em minha vida: aproveitar com qualidade e boas companhias todo o tempo possível, afinal não sabemos o que Deus preparou para nós. 

Passe o tempo que for,  o lugar de vocês em nossas vidas estão marcados para sempre. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

FACA A TUA PARTE.

 Você já deve ter ouvido várias vezes essa frase:"Se Deus é  por nós,  quem será contra nós. "

Essa frase é  muito forte e nos coloca nas mãos de Deus para nos direcionar. Ele nos ama, protege, cuida sem distinção. 

Com isso nos sentimos plenos.

Porém,  apesar da força dessa mensagem existe um erro. Deus nunca nos abandona, mesmo que diante das provações deixamos nossa fé  balançar. 

Deus está fazendo a parte dele por você.  E você,  tem cuidado de si mesmo? Feito as escolhas certas, tomado o caminho do bem?

Não adianta nos acomodar a espera das providências de Deus. " Faça a tua parte e te ajudarei." 

Se não está do lado certo da via, está se aliando a pessoas erradas para se beneficiar, se comprometendo com o erro, mentiras, fofocas, julgamentos não espere ao final se dar bem.

A colheita é  certa. Deus é  justo. Você só colherá aquilo que plantou. Então, cuidado com suas sementes.

Faça sempre o bem a si, se priorize, se ame e não deixe o mal te vencer. Trabalhe a seu favor.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 20 de novembro de 2022

MALDITOS VÍCIOS.

 Precisamos falar sobre vícios. Algo que começa como uma distração e se torna uma doença.

Tentei encontrar uma palavra que definice melhor os vícios e não encontrei.  Talvez dependência.  Mas, dependência por abuso de substâncias e dependências comportamentais como jogos; não são vícios?

Antes, vícios eram apenas drogas e bebidas. Hoje essa lista se estende.

Quem nunca ouviu a frase: "vou experimentar. Paro quando quiser. " Isso não é  verdade e sabemos bem disso .

Existe sempre uma desculpa: bebo porque estou triste ou alegre.  Cigarro/drogas é  minha distração, é valendo muito pouco...

Essas pequenas distrações começam como brincadeiras,  desafios e aos poucos passam a valer alguma coisa.

De repente o viciado se vê tão " distraído" que não percebe o quanto está envolvido e o mal que está fazendo a ele mesmo.

Começam as perdas: dinheiro, bens, família, emprego, relacionamentos e a dignidade.

Muitos acreditam se curar sozinhos, mas como em qualquer doença é  preciso ajuda. 

O viciado perde o controle da própria vida. Torna-se inábil em vários setores e o pior,  causa estragos muitas vezes irreversíveis à própria vida.

Avalie suas atitudes. Se está "gostando" demais de algo é está saindo do controle,  é  hora de pedir socorro.

Pense em você.  Pense nisso.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sábado, 19 de novembro de 2022

O BOM E VELHO AMIGO.

 Se as pessoas soubessem o que é  uma amizade verdadeira, estariam por aí sempre de bem com a vida, afinal o bom é velho amigo aquece nossos corações em dias tão frios onde as indiferença, as mágoas  as derrotas nos colocam recolhidos na angústia.

O verdadeiro amigo sabe a hora certa de se calar e se manifestar. Ele tem o dom de sentir a sua dor e compartilhar suas gargalhadas. 

Ele guarda seu segredo e revela os dele. A cumplicidade e parceria se rega com confiança.

Não se trai um AMIGO, se atrai.

Para ser amigos não precisa estar sempre juntos, a distância torna-se um canal de duas vias.

É  preciso que se regue a amizade com momentos únicos , com boas histórias , com superação e muitos caminhos percorridos; contornando as adversidades e fortalecendo os laços.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sexta-feira, 18 de novembro de 2022

SE AFASTE...

 Às vezes nos afastamos das pessoas para nos proteger.  São tantas amarguras,  olhares, desconfianças que, nos retirar é  estratégico.

Mesmo com nossa vida tão corrida, tantos afazeres,  tirar um tempo para nos livrar das negatividade apenas nos resguarda do mal que podem nos causar com suas frustrações. 

Tem pessoas que estão tão agitadas, ansiosas que parar,  se afastar causa medo, mas é  necessário.

Precisamos estar de bem com nossa vida   mesmo muitas vezes nos deixando abalar pela ingratidão,  descaso e até desrespeito por parte de pessoas que já fizemos tanto.

É necessário que isso seja parte de um passado que precisamos apagar. Não acrescenta nada, apenas nos magoa. 

Quem quer ser infeliz? Ninguém.  Então se afaste , se reconecta com sua melhor versão e se preciso for , se tranque e busque a paz dentro de você e saia fortalecido. 

Tudo no tempo certo.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 







quinta-feira, 17 de novembro de 2022

TEMPO DE APRENDIZADO.

 Tenho vivido dias muitos especiais nesses últimos meses.

A espera do meu primeiro neto me fez acreditar em dias melhores. Por mais difícil que seja alguns desses dias; lembrar que em breve terei o Bernardo em meu colo faz essas diferenças se tornarem irrelevantes.

Cada detalhe,  cada roupinha ou senti-lo mexendo preenche meus dias.

A melhor escolha que fiz por mim foi poder acompanhar de perto a gravidez da minha nora e a maturidade, a calma do meu filho nesse momento.

É  muito carinho, é  muito amor que se espalha enquanto estamos à sua espera.

Estou aprendendo muito com eles e retribuo com o meu melhor. 

Agora está faltando só um pouquinho e eu me preparando para ser vovó.  Descobri que neto é  a cereja do bolo,  é  você se renovar, se reinventar, é  vencer as pedras no caminho para enfim ter a certeza que fez tudo certo,  que esta pronta para se aventurar nessa nova missão.

Esperar pelo Bernardo está me ensinando a lidar com a ansiedade, afinal é  uma coisa que não posso fazer para ontem, tem o tempo certo.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

TEM PEDRAS NO CAMINHO.

 Como dizia Carlos Drummond de Andrade,  " no meu caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meu caminho..."

Aquilo que é tão poético de repente torna-se realidade. 

Estamos deparando com muitas pedras no nosso caminho. Os desafios se multiplicam e nosso prosseguir tem se tornado muito difícil.

Lutar contra tantas adversidades faz o nosso dia a dia cansativo. Muitos estão perdendo a vontade de enfrentar essas pedras e acabam tomando outros rumos. 

Mas, espere aí, se a pedra está no meio do seu caminho; ela não te impede de seguir, você pode contorna-la, talvez demore só um pouquinho. Essas pedras estão aí para te fazer pensar sobre a direção que quer tomar em sua vida.

Por que não mudar de caminho? Construir novos sonhos e enfrentar o novo?

Se existem pedras no seu caminho,  você pode retira-las ou simplesmente vencê-las. É  sua vida em jogo, não deixe uma simples pedra virar seu jogo.

Dê para você uma chance de não desistir. A vida segue,  com ou sem pedras no caminho.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


terça-feira, 15 de novembro de 2022

SEJA SUA PRIORIDADE.

 Feriado em plena terça-feira, muito bom para descansar, dar aquela arrumada nas gavetas e ainda sobrar tempo para assistir um filme ou continuar aquela série que não conseguimos terminar.

Muito bom mesmo, não é?

Tudo aquilo que fazemos para nós é engrandecedor. É nos dar oportunidade de cuidar daquela pessoa que se importa conosco: nós  mesmos.

Quando nos priorizamos estamos na verdade cuidando com carinho de nós mesmos, estamos nos dando atenção e oportunidades de rever o que estamos de fato fazendo.

Quais os caminhos estou fazendo para chegar realmente onde quero ir? Estou focada ou deixo que mudem meus planos?

Se preciso for,  reveja seus planos,  troque suas metas, só não perca sua essência, suas virtudes. A nossa vida é  única, se você não for sua prioridade ela não terá a menor graça e seus encantos ficarão pelo caminho.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


segunda-feira, 14 de novembro de 2022

VIREM A PÁGINA.

 Gostaria muito de entender porque as pessoas ainda não aceitaram que a eleição acabou e que teve um vencedor. 

" Eu não aceito um ex-presidiário como presidente."

Mas  espere aí: por que vocês não gritaram, se manifestaram quando Lula se tornou candidato? Agora querem intervenção? Querem contestar o resultado?

Não se esqueçam,  ele passou por todo o processo eleitoral e se saiu vencedor.  Se ele cometer erros , nós  como cidadãos   como " o povo" podemos tira-lo como fizemos com Fernando  Collor e Dilma.

Não tirar porque não é ele que queremos lá,  mas porque está indo contra a constituição.

Será que essa fraude que querem provar foi só  para presidente ? E para governadores , tudo foi certinho, dentro da legalidade?

Voltem para suas casas, esperem as coisas caminharem. Vocês estão atrapalhando a vida dos trabalhadores. Aceitem a derrota e torçam pelo nosso Brasil avançar.

Acho que estou pedindo demais, mas se usarem o bom senso vão ver que não estou errada.

Já deu né.  Já passou da hora de virar a página.

Se Lula vacilar não serão somente os bolsonaristas que vão às ruas, podem ter certeza; o gigante não vai se calar.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


domingo, 13 de novembro de 2022

RELAXA.

 As coisas não andam nada boas, não é mesmo?

Também, além dos problemas que já carregamos dia a dia; ainda precisamos conviver com os problemas dos outros.

Mas como assim? Problemas dos outros?

Cada um deve resolver suas questões, estar cientes das suas atitudes e prontos para arcar com as consequências. 

Porém não precisa ser assim tudo " a ferro é fogo." 

É preciso relaxar,  ser mais coerentes e leves.  Sei e como sei que é  difícil ter paciência.  Mas o tempo nos ensina a praticar o dom do esperar,  relaxar. Assim as coisas começam a se tornarem mais claras e podemos tomar as melhores decisões.

Está  cansada de só  tomar decisões erradas? RELAXA, de cabeça quente nada resolvemos.

Te magoaram por te traíram a confiança? RELAXA. Você não errou. Errado são os covardes que agem pelas costas .

Está ansioso, triste? RELAXA. Amanhã é  um novo dia  e tudo pode mudar a seu favor.

Te ofenderam? RELAXA. Não responda.  O silêncio vai falar por ti.

A vida é um constante aprendizado.  Se não colocarmos mais açúcar no nosso cotidiano para relaxamos, com certeza lá na frente tudo vai azedar e não vai ficar bom pra você. 

Então, bora relaxar para a vida fluir melhor. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 12 de novembro de 2022

SEJA SUA MELHOR CONVIDADA.

 Às vezes a vida pede para nos resguardar, dar tempo ao tempo para que as coisas se encaminhem, que você se fortaleça. 

Porém,  esse tempo tem que acabar em algum momento.  Não podemos ficar reféns de nós mesmo. 

Na melhor hora é  preciso resgatar toda sua positividade e fazer uma festa dentro de você: é  a hora do seu retorno à vida!

Seja a melhor anfitriã e a convidada especial. É  você se mostrando para o mundo. Se reerguendo depois de um período. de recolhimento.

Nada é  eterno. Assim como as dores, a felicidade também passa. Então aproveita da melhor maneira os momentos que se abrem pra você .

Se cair,  olhe para cima e levante-se. Tem uma vida esperando por você. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sexta-feira, 11 de novembro de 2022

SEJA AUTÊNTICO.

 As pessoas não precisam gostar de você pelo jeito que veste, por onde mora, suas opiniões ou suas escolhas. Elas precisam te respeitar.

Muitos passam a vida julgando,  criticando, reclamando. Mas você  precisa agir diferente; você precisa antes de tudo se aceitar e se respeitar. 

A partir do momento que nos aceitamos e nos impomos, o respeito dos outros virá e, se não vier as críticas não podem te abalar,  afinal você se ama, se cuida.

Já imaginou fazermos mudanças para agradar a esse ou a aquele? Seremos uma colcha de retalhos  cheio de pedacinhos,  de opiniões que não são nossas vontades.

Não espere agradar a todos . Espere sempre se olhar no espelho e se reconhecer.

Assim fica mais fácil de viver: sendo autênticos. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


quinta-feira, 10 de novembro de 2022

SILENCIE-SE.

 Sempre preocupei em me defender de acusações falsas e mentiras. 

Não media as palavras.  E o que ganhei com isso?

Na verdade, mais perdi do que ganhei. E isso me ensinou a não revidar. O silêncio não é  covardia, mas sim uma sábia atitude.

O ignorante não mede as palavras agressivas que profere, ele descarrega sua arrogancia no primeiro que o encara.

Às vezes temos tanto a dizer que, a pessoa do outro lado não tem maturidade para ouvir e entender.  Nesse caso calar-se é a melhor saída.

Estamos vendo pessoas se agredindo com palavras nas redes sociais, pessoas se atracando por discordância política, estamos vendo mortes prematuras por falta do diálogo. 

No entanto, seja a diferença em uma discussão, em um desentendimento. Não adianta enfrentar quem está pronto para a briga.

Se tiver condições de haver um diálogo; ótimo. Se não; vire e saia. 

Você só tem a ganhar.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

GENTILEZE-SE.

 A primeira frase que li hoje dizia assim:"gentileze-se! Há muita gente grosseirando-se."

E não é que essa frase é  verdadeira?

As pessoas estão conseguindo através da falta de gentileza com o próximo e consigo mesmo se tornarem grosseiras. 

Elas não percebem que essa maneira de agir além de fazer mal a elas mesmos acaba afastando as pessoas.

Ninguém gosta de conviver com pessoas de mal com a vida. A gentileza atrai, o mal humor afasta .

Se você é  gentil consigo,  está perto de pessoas alegres, felizes com certeza toda essa energia positiva vai agregar a você e sua vida vai se tornar leve. 

Quando você agride ou ataca alguém, mesmo que com palavras ou responde a ataques no mesmo nível, você está deixando sua gentileza escorrer pelo ralo.

Não se boicote. Não seja grosseiro com você mesmo.

GENTILEZE-SE.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 8 de novembro de 2022

SENDO A COMPANHIA QUE FALTA.

 Correria. Falta de tempo. Essas são as desculpas que damos a todo momento para justificar nossa ausência na vida do outro.

Enquanto vivemos essa loucura, muitas pessoas ao nosso lado sofrem de solidão. Não estar só,  mas se sentindo só. 

A falta de diálogo, de atenção tem levado muitas pessoas a se sentirem melancólicos,  ansiosos e principalmente depressivos.

Muitas vezes um " Oi, como você está?" através de uma ligação ou uma simples mensagem faz uma grande diferença.

Essa atenção nos faz sentir importantes. Alguém se preocupa comigo.

Então, vamos combinar uma coisa? Que tal passarmos a ser mais atenciosos com as pessoas que queremos bem?

Não dê apenas bom dia ou mande uma mensagem pronta. Sempre pergunte como está,  se está  tudo bem. Esse seu interesse pode ser a chance que o outro precisa para conversar, desabafar.

Sua atitude pode ser o diferencial. Pense nisso. Vamos fazer uma corrente do bem e sermos a companhia que falta.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


segunda-feira, 7 de novembro de 2022

O QUE VÃO PENSAR DE MIM?

 Muitas vezes quero escrever e me falta inspiração. Às vezes olho pela janela, abro um livro ou começo a pensar algo inspirador.

Hoje porém, uma mensagem que recebi e que com certeza foi um leve puxão de orelha me fez refletir e aos poucos vai se desenhando  palavras na minha mente.

Pronto. Já tenho meu texto. E aí  vai. 

Muitas vezes queremos tomar algumas atitudes ou fazer algo que seja bom para nós,  então vem aquela pergunta: o que vão pensar de mim?

É  preciso entender que a vida é  sua, que não está agindo pelas costas de ninguém, que não é ilegal ( se for você  vai arcar com as consequências), então, que se dane as opiniões dos outros.

Você pode agir sempre corretamente que ainda vai ter quem te rotule, critique, te ache um bobo. 

Esses grandes críticos da vida alheia esquecem de se olhar no espelho, passam a vida preocupados com seus semelhantes,  pobres coitados!

Ninguém será feliz cheio de frustrações e medo.

Bora viver nossa vida, com erros e acertos, mas sempre vivendo como manda nosso coração.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


domingo, 6 de novembro de 2022

AH! ESSE AMOR!

 Ah o amor! Cantado em versos e prosas!

Sentimento profundo e de um poder inimaginável! Faz os homens perderem a razão tamanho o seu poder!

Mas, por onde anda esse amor?

Muitos dizem desacreditar nesse sentimento tamanha suas frustrações.

Outros não desistem nunca,  estão a espera do amor verdadeiro.

Realmente, esse amor existe? Claro que sim. Mas não é  esse estampado nas redes sociais,  mas sim, aquele que é recíproco, compartilhado.

O amor é uma via de mão dupla. Requer cuidados, zelo, proteção.

Hoje, não se pode deixar de amar o outro pois acaba nas páginas policiais.  Quem ama cuida, respeita, protege.

Sentimentos verdadeiros florescem, não se destroem. 

Tem tantas pessoas caindo em ciladas através desses encontros marcados em aplicativos de relacionamentos.  Procure ser mais atentos, cuidadosos consigo mesmo. 

Não deixe a carência ser maior que seu amor próprio. Se ame,  se curta.

O verdadeiro amor pode estar pertinho de você,  pode estar dentro de você. 

Se abra, se permita. Viva o seu amor.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 5 de novembro de 2022

CHEGA DE PROBLEMAS!

 Pensando bem, a vida é  mesmo muito complicada! Não pelos problemas, mas pelos causadores deles. 

Como o ser humano é  insatisfeito! Passa a vida reclamando,  nunca o que tem o satisfaz. É  uma busca desenfreada pelo ter e muitas vezes esquece de ser.

Muitos de nós nessa busca frenética para alcançar seus sonhos e enfim serem felizes acabam se atropelando,  passando por cima de seus valores e ética.

É  onde se perdem e se aliam então ao lado mais facil, aos perdedores . Começando assim sua decadência. 

Precisamos parar de reclamar e ter gratidão pelo que temos.  Essa é  a maneira mais leve de levar essa vida complicada.

Não bata de frente  com quem não concordar com suas opiniões ou ideias. Somos livres. Se não quer briga, saia de mansinho.

Afinal, já temos problemas demais. 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias 


sexta-feira, 4 de novembro de 2022

COMO AS BORBOLETAS.

 E a vida vai se transformando dia após dia, através dessas transformações vamos buscando ser pessoas melhores. 

A cada ano fechamos um ciclo e ao olhar para esse ano que encerramos somos capazes de perceber  nossa evolução ou nossas falhas.

Assim ao começar um nova contagem podemos sim refazer aquilo que erramos e mantermos o que fizemos de melhor. 

Deveríamos ser como as borboletas,  elas esperam o tempo que for preciso para sair do seu casulo e ganhar o mundo. Saem prontas para voar mundo afora. 

Nós somos inquietos, ansiosos e ao conseguir nos desfazer daquilo que nos prende saímos desesperados querendo tudo ao mesmo tempo .

Não calculamos nossa rota,  apenas temos sonhos e vamos esbarrando em quem atravessa nosso caminho. 

Precisamos ser sempre, seres em evolução,  transformando aquilo que nos derrubou em incentivo para nunca desistir, sempre estar prontos para recomeçar. 

E quem sabe, como borboletas alçar voos inimagináveis. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

SERÁ QUE TEM JEITO?

 Procuro todos os dias por uma notícia que alegre nossos dias, mas isso está  cada dia mais difícil.

Assistir aos jornais na TV, só  notícias trágicas. O medo de ir e vir está se tornando um tormento. Não sabemos o que encontrar nas esquinas, aliás, não sabemos quem encontrar.

As redes sociais estão recheadas de memes, fake News, críticas,  agressões. 

Coisas que nos assustam pelas maneiras como são colocadas. Agressões gratuitas. Esquecem que somos seres imperfeitos e ninguém é  melhor que ninguém. 

Tanta violência desnecessária. 

Sabe o que está me deixando mais perplexa? Não apenas o número assustador de tentativa de feminicidio ou do próprio feminicio, mas a quantidade de mulheres no mundo do crime, muitas delas menores de idade.

O que esperar desse nosso mundo onde a impunidade impera e nossas leis são tão brandas e cheias de brechas? 

Enquanto isso fico a espera de boas notícias ara dividir com vocês.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

AINDA ESTAMOS DE LUTO.

 Hoje é  um dia que se torna especial por elevarmos a Deus nossas preces pelos nossos entes queridos e amigos que partiram.

É  um dia de se recordar os momentos aqui partilhados. É  também um dia de luto, de dor. 

Não poderia ser diferente pra mim, nesse dia, pedir a Deus que trabalhe a aceitação a essa família amiga que nos deixou recentemente: Breno,  Samantha e Miguel.

Aceitação pela forma brusca, trágica e repentina com que eles nos deixaram. Que  estejam em um lugar de muita luz, muita paz. Eles precisam se fortalecer para entender o " por que ".

Por mais difícil que seja entender os desígnios de Deus, precisamos compreender que Ele tem um proposito para nós.  Ele sabe de tudo, do tempo que precisamos permanecer aqui,  qual o momento de virar a nossa página da vida ou simplesmente colocar um ponto final.

Não posso ajoelhar, mas posso olhar para o céu e agradecer a Deus pelo privilégio de ter convivido com esses amigos.

Ainda estamos de luto. Talvez esse luto só acabe quando essa dor virar saudade.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


terça-feira, 1 de novembro de 2022

NÃO É HORA DE SE CALAR.

 Como você, estou preocupada com a situação em que nosso país está nesse momento.

Fico estarrecida em ver a falta de informações entre as pessoas que estão parando o Brasil. Mais triste é  o nosso presidente não intervir  sendo que ele tem esse poder.

Não é  hora de se calar.

Quando ele se cala,  ele está desrespeitando quem briga por ele. Os manifestantes querem e precisam ouvir que ele aceita a derrota.

Não é  fácil,  mas é  o correto. É usar o bom senso. 

Pedir intervenção militar é  algo inaceitável. 

Se o atual presidente tivesse perdido por uma diferença muita grande,  talvez ele até entendesse que foi injustiçado , que houve fraude.

Mas, a diferença foi mínima e ele precisa entender que ele sai, mas sai fortalecido. Esse extremismo também prejudica quem o apoia.

É  preciso nesse momento dar um voto de confiança ao presidente eleito, assim como foi dado a ele quando ganhou.

Se Lula pôde concorrer ele estava amparado pela constituição. Agora é  aceitar, assumir a derrota e seguir em frente.

E que Deus ajude a nação brasileira. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

SONHE POR VOCÊ.

 Todos nós temos o direito de sonhar. Seja esse sonho pequeno ou grande. 

Assim, através dos nossos sonhos é  que vamos prosseguindo. Sempre correndo atrás de realizar nossos sonhos.

Apenas um pequeno detalhe faz tudo vir abaixo: colocamos pessoas em nossos sonhos.  Essas pessoas não sonham seu sonho. Criar expectativas nos outros é  um fracasso anunciado. 

Muitas vezes nossos caminhos se cruzam por acaso mas, fazem percurso diferente. Por isso, quando quiser muito alguma coisa; se coloque como prioridade. Vá sozinha, alcance por seus próprios méritos.

Quando se sentir cansado, pare. Se preciso for, volte. Você está indo atrás do seu sonho, por isso não espere que ninguem abra não do seu próprio sonho para sonhar com você.

Isso não vai da certo e sua decepção será muito grande.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 30 de outubro de 2022

ISSO SE CHAMA DEMOCRACIA.

 Chegou o dia tão esperado e tão temido: hoje vamos escolher o futuro presidente da nossa nação!

Cada um usou as suas estratégias. Se foram as corretas só vamos saber quando der o resultado final.

Foi um período eleitoral muito conturbado. Aliados dos presidensiáveis se degladiando. Houve um estouro de fake News e o povo no meio desse fogo cruzado de mentiras e difamações. 

Agora é  a hora da verdade. Só haverá um ganhador. Aquele que perdeu que aceite a derrota. Que seus apoiadores recolhem as armas.

Não vai adiantar críticas  ou reclamações.

O povo escolheu. 

Então: desarme seu coração. Leve consigo a Paz e se prepare para qualquer resultado. 

Isso se chama democracia.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 29 de outubro de 2022

SAIA DE FININHO.

 Quando as pessoas vão entender que gritar, ameaçar, agredir ao não são as melhores  respostas?

Se não sabem se defender, cale-se.

Se está com a razão e o outro não quer aceitar,  cale-se.

Dizem que, quando um não quer,  dois não brigam. Verdade.

As pessoas estão perdendo amizades, relacionamentos e até empregos por discussões políticas,  futebol, religião. 

É  muita imaturidade. Ao se calar,  mesmo com toda a razão para discutir e impor a sua verdade, você  não esta concordando com as falsas afirmações,  mas sim, está dando tempo para que a verdade apareça.

Certas pessoas  tem prazer em entrar em uma discussão. São donos da verdade. Fuja delas. 

A palavra branda é  sempre bem vinda e cabe em todas as rodas de conversa.

Nesse final de período eleitoral,  você vai ouvir muitas coisas que não quer.  Não se desgaste e não aceite provocações.  

Saia de fininho e com certeza vai deixar muita gente falando sozinho. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

A CHAVE VIROU.

 Uma semana hoje. Tempo que vocês se foram sem se despedir. Deixaram para trás uma dor, um grande vazio. 

Falar de vocês ainda me faz sentir um misto de tristeza e alegria.

Tristeza por saber que não voltarão. Alegria por termos convivido de forma pacífica e amigável. temos muitos momentos para recordar.

Uma semana que entendi a dimensão da vida, da necessidade de vivermos um dia por vez sem planos a longo prazo. 

Minha chave virou.

O momento é  agora! Não sabemos o que o destino nos reserva e nem nosso tempo por aqui.

Agora sei que preciso viver os meus sonhos, lutar por aquilo que vai valer a pena e principalmente, correr os riscos em busca da minha felicidade .

Eu não vou esperar sofrer mais uma dor para dar o primeiro passo. Eu preciso acreditar mais em mim, sem grandes expectativas.

Vou até onde posso ir, até  onde meus pés  me levam.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


quinta-feira, 27 de outubro de 2022

LIÇÃO DA VIDA.

 Quando crianças,  diversão é  tudo que queremos e o que temos!

Os brinquedos muitas vezes espalhados só voltam para seus devidos lugares quando alguém os guarda. A missão da criança é  divertir, sentir-se bem, acolhida e amada.

Muitas delas não terão o trabalho de guardar suas coisas, seus brinquedos. A vida é  muito fácil para elas.

Outras; além de se virarem estarão aprendendo uma sabia lição: cuidar do que é  seu.

O tempo passa e com ele vão chegando as responsabilidades.  Precisamos resolver nossos problemas,  assim como resolvíamos guardar os brinquedos no lugar certo.

Talvez pelo não aprendizado de cuidar do que é  nosso , encontramos nos nossos caminhos pessoas egoistas, egocêntricas, mimadas.

Pessoas que esperam que todos caminhem até  ela, que resolvam seus problemas. Mas não é  bem assim: você  cresceu, que aprenda mesmo que tardiamente a recolher os cacos que você mesmo espalhou.

Não podemos brincar de bonecas e carrinhos a vida toda.  Precisamos ter maturidade para abraçar nossas responsabilidades e responder por elas. 

Essa é  a grande lição da vida!

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

SOMOS O QUE QUEREMOS SER.

 Em um certo momento é preciso enxugar as lágrimas, engolir o choro e agradecer a Deus por tudo que nos ensina a cada dia, a cada situação. 

Não podemos mudar o que aconteceu,  nem prever o futuro, mas podemos fazer  diferente a casa amanhecer. 

Precisamos acreditar que se hoje está chovendo, amanhã o sol voltará a brilhar 

Se estamos com nossa esperança abalada,  amanhã ela será restaurada.

Tudo no tempo certo, não no nosso tempo.

Vamos fazer das derrotas um impulso para corrigir os erros, das cicatrizes a certeza da nossa força, da nossa perseverança que nos mantém de pé .

Não somos apenas meros passageiros nessa vida, somos também seres que vieram para se transformar, evoluir e deixar a sua marca.

Somos o que queremos ser.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 25 de outubro de 2022

MESMO ASSIM NÃO SERÁ FÁCIL.

 Estamos sempre perdendo alguma coisa pelos caminhos da vida.

Muitas vezes perdemos algo pequeno que nos faz procurar por vários ângulos. É  pequeno, mas é nosso. 

Outras vezes perdemos alguém,  sentimos; porém entendemos no decorrer da caminhada que foi um livramento. 

No entanto,  tem perdas que deixam um buraco tão grande, um vazio que nem o tempo é  capaz de preenchê-lo.

Às vezes temos paliativos. Eles apenas camuflam a dor, mas ela continua lá e de vez em quando volta em forma de flashes dos melhores momentos vividos. Juntos as lágrimas em forma de saudade.

Hoje, ainda tão sentida, em luto, com muita dor e um nó na garganta peço em oração a Deus para nos consolar por essas perdas recentes .

Não vai ser fácil preencher esse buraco, porém teremos eternizados as melhores lembranças,  os melhores sentimentos  compartilhados.

Mesmo assim, não será fácil.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


segunda-feira, 24 de outubro de 2022

PRECISAMOS NOS PERMITIR.

 Desculpem por mais um dia falar sobre meus amigos que nos deixaram nesse sábado: Brenno, Samantha e Miguel.

Quero fazer dessa perca uma reflexão para todos.

Esses meus vizinhos trabalhavam muito, mas sempre sobrava um tempinho para uma conversa no portão. Ali era nosso ponto de encontro.

Samantha vivia numa correria louca, de um emprego para outro. Sempre me dizia que no fim desse ano ela iria parar. Que estava cansada.

Sempre que me mandava mensagem era assim:

" Bom dia Márcia. Está em casa?    

"Pode me fazer um favor?" "Quebra um galho pra mim?" "Você pode...?"

Eram favores tão pequenos e eu fazia com prazer! Não me custava nada e eu podia ajudar.

Agora não terei mais esses "bom dia",  não terei o Miguel conversando comigo todas as tardes, contando sobre a escola, as notas que estavam melhorando,  sempre com seu melhor sorriso e um bolo de chocolate nas mãos para o café da tarde.

Não teremos as boas conversas com Brenno enquanto corria atrás do Henrique.

Coisas pequenas mas que marcaram nossa convivência.  Pequenos detalhes que guardo com tudo carinho em meu coração. 

Como disse o Brenno em nossa última troca de mensagens: " às  vezes precisamos nos permitir."

Eles se permitiram viver essa última viagem em família.  Que nós possamos nos permitir viver a nossa própria vida com toda intensidade, afinal não sabemos o que nos espera na próxima curva.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 23 de outubro de 2022

LUTO POR UMA FAMÍLIA.

 Dor. Palavras que define o que sinto nesse momento.  Muita dor.

Fico me perguntando: como pode uma família desaparecer tragicamente num piscar de olhos?

Ontem a noite recebi a notícia que não gostaria de receber e nem estava preparada:meus vizinhos e amigos sofreram um gravíssimo acidente e vieram a óbito. 

Pai, mãe,  1 filho de 14 anos e outro de 9 anos. Apenas o filho de 1 ano e 9 meses sobreviveu.

Não sei como tudo aconteceu, sei apenas que foi uma fatalidade que calou a nossa voz e me colocou a refletir: quanto vale nossa vida? Será que as pessoas que estão matando tão friamente, que brigam por motivos tão banais não entendem que nossa vida é  um sopro? Que estamos aqui agora mas não sabemos o que acontecerá daqui a pouco?

Fica através da minha dor e de todos que fizeram parte da vida desse casal o meu alerta: procurem viver em PAZ,  somos meros passageiros por aqui e não sabemos o que virá daqui a pouco.

EM TEMPO: Acabou de me chegar a informação que a criança de 9 anos não faleceu . Seu estado é  grave e nesse momento passa por cirurgia. Orem por ele.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 



sábado, 22 de outubro de 2022

NOS PALCOS DA VIDA.

 Hoje acordei um pouco mais pensativa.  Tentava entender o sentido da vida em sua plenitude, o nosso real papel nesse universo.

Depois de muito pensar; entendi que somos grandes artistas no palco sa vida, afinal bordamos o nosso futuro e tricotamos os detalhes.

No entanto, somos amadores na escola da vida,  aprendemos a cada dia.

Improvisamos falas e situações. Queremos ser o protagonista,  talvez no desenrolar da nossa história vamos entender que o coadjuvante tem também o seu destaques. 

Quando a cortina se abrir vamos nos deparar com vitórias e fracassos.  Não vão adiantar nos maquiar. O tempo apaga aquilo que não é  real, aos poucos vamos mostrando nossa verdadeira identidade. 

É  preciso cara limpa, autenticidade porque quando a cortina fechar, se você não se doou, não interpretou seu verdadeiro papel as críticas chegarão e os aplausos não acontecerão.

Sua  interpretação foi falsa e sua máscara caiu.

Então cuidado ao desenhar o seu futuro, ao colorir seus sonhos e decorar seu texto, nem sempre haverá plateia para te aplaudir. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/ salpicandoideias 

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

MAS QUE MENTIRA!

 Mentiras se espelham em pleno período eleitoral . Essas mentiras ganharam nome: fake News.

Combater as fakes News virou caso de polícia, afinal espalhar mentiras nas redes sociais é  algo grave.

E em nossas vidas  como lidamos com mentiras e mais mentiras?

O pior daquele que mente de cara limpa é  ele passar a acreditar que sua mentira é  verdade.

Eu seu o poder de uma mentira,eu sei o alcance delas e o seu poder de fogo.  Ela destrói amizades, relacionamentos e famílias.

Uma mentira  bem contada, bem articulada pode ter fins catastróficos. 

Hoje lido bem com a mentira que falam sobre mim. Antes sofria e tirava satisfação. Não ganhava nada com isso, muito pelo contrário; me aborrecia.

Nada como ignorar. Me calar. Fingir que não é  comigo. Me libertei dessas ervas daninhas.

Para os mentirosos fica a minha piedade. Eles não tem ideia de como é  triste a mentira quando cai por terra.

Mas o pior mesmo é  saber da mentira e fingir que não sabem. A conivência os tornam tão mentirosos quanto eles.

Mentira tem pernas curtas, se cuidem.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

NOSSOS PENSAMENTOS.

 Os nossos pensamentos vagueiam por lugares inexistentes e por caminhos já percorridos. Nos deixam ansiosos, preocupados e também esperançosos. 

Precisamos cuidar dos nossos pensamentos principalmente quando estamos sozinhos.  Eles  podem tomar proporções que fugirão do nosso controle.

Por isso a necessidade de vigia-los. 

Se, colocarmos nossos pensamentos sempre em ordem, estarmos bem conosco; com certeza nossos pensamentos ficarão em equilíbrio. Com isso nossas atitudes serão em conformidade com a positividade deles.

Não adianta pensar coisa boa e agir de forma errada, covarde.

Vamos nutrir nossos pensamentos com amor, solidariedade, esperança e respeito. Assim nossas atitudes serão sábias. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

RESSIGNIFICANDO...

 Como dizem por aí:" mexe e vira e o passado nos visita. "

Pois é,  e muitas vezes estamos em um novo momento e ainda resolvemos olhar para trás. Isso nos faz reviver algo que deveria ter ficado para trás,  mas infelizmente ainda mexe conosco.

Se esse passado é  tão importante,  por que não ressignificar o que viveu?

Não podemos simplesmente pegar uma borracha e apagar o que vivemos , mas podemos fazer desses momentos oportunidades de escrever novas aventuras com novos significados. 

O fato é: com o amadurecimento e aprendizado revivemos nosso passado com outra ótica, assim com a cabeça mais fria, a mente mais equilibrada vamos ser capazes de dar novos contornos à  nossa vida.

Talvez, seja  através do nosso passado que vamos entender a importância do que vivemos hoje para nos inspirar para o futuro.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 18 de outubro de 2022

O MUNDO É FEITO DE "NÓS ".

 Se pararmos para olhar à nossa volta, vamos ver o quanto as pessoas estão sofrendo.

Não apenas por doenças graves, mas também por doenças psicológicas, emocionais, pela falta de moradia, emprego, segurança.

O mundo está difícil e a vida muito complicada.

Ficar observando o sofrimento alheio e nada fazer é uma covardia. Todos podemos ajudar de alguma maneira. Muitas vezes um simples Oi, bom dia já faz o outro se sentir melhor.

Mas não é o que anda acontecendo. Na correria do dia a dia estamos deixando de olhar para os lados . Desconfiamos de tudo e de todos. 

Parece que o sofrimento do próximo já não nos atinge, que as desgraças só acontecem longe de nós,  atrás das telas da TV.  Estamos enganados; a violência, a dor, as fatalidades estão mais próximas de nós do que imaginamos!

A próxima vítima desse mundo intolerante,  desrespeitoso pode estar ao seu lado, procure dar mais atenção aos pequenos detalhes. 

Desacelere. Ame. Respeite. O mundo é  feito de muitos " nós ".

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

EU NA PRIMEIRA PESSOA.

 Estamos sempre procurando escrever a nossa história depois de mais um ponto final.

Procuramos assim iniciar um novo capítulo. 

Não sabemos como será, porém temos a certeza de querer mostrar sempre positividade.

No entanto,  nesse desenrolar da nossa história cometemos um grave erro: nos tornamos coadjuvantes da nossa própria história. 

Na verdade, ela só será nossa biografia quando ela acontecer na primeira pessoa.

Eu vivo, eu faço, eu quero, eu gosto. Eu...se priorizando,  sendo a verdadeira protagonista,  buscando ser o melhor para si mesmo.

É  difícil para mim que venho de muitos anos me realizando através das pessoas que gosto, daquelas que de alguma maneira ajudei , dei aquele "empurrãozinho'.

E eu? Quando farei algo por mim, me colocarei à frente dos outros? Quando vou parar de criar expectativas nas pessoas ?

O tempo está passando. As pessoas continuam seguindo suas vidas, alcançando seus voos, buscando oportunidades. 

O meu tempo é  agora e se não for comigo sempre na primeira pessoa, talvez não precise escrever um novo capítulo,  terei que começar uma nova história. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 16 de outubro de 2022

TE PERGUNTO: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

 Hoje serei breve, apenas farei um desabafo e um pedido a cada um de vocês. 

A vida está muito complicada, corrida e muito difícil. Isso não é  segredo, muito menos novidade.

No entanto; vejo as pessoas perdendo sua razão ao cometerem atos que poderiam ser evitados. 

Ontem vivi dois momentos que poderiam sim terminarem de forma diferente do planejado.

Tudo porque certos " cidadãos " saíram de casa a procura de alguém para descontaram suas frustrações. 

Pessoal, se não estão bem ou acabaram de passar por um momento de desconforto, acalme primeiro e depois saia. 

Não leve o rancor, a raiva com você, essa combinação não dá  boa coisa.

Se sair para passear, divertir; não leve nenhum tipo de arma com você.  Leve amor.

Quem sai de casa armado está disposto a tudo. Talvez se defender seja a desculpa que precisa.

Se passar por alguma situação indesejada, não use arma, não se descontrole,  use a palavra branda.

A violência está demais! Tem muitas pessoas ssias perdendo do a vida por muito pouco.

Saia de casa em paz,  volte com vida.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sábado, 15 de outubro de 2022

AO MESTRE TODO MEU RESPEITO

 Ao longo dos anos o papel do professor vem passando para além da sala de aula. Não é mais só ensinar as matérias, é saber lidar com as frustrações que as crianças trazem de casa, é  enfrentar adolescentes rebeldes e pais que vem cobrar da escola aquilo que deveriam ensinar em casa.

Uma profissão que vem se desgastando e se desvalorizando anos após anos. 

Muitos esquecem que essa profissão é a mãe de todas as profissões e por isso deveria ser reverenciada e não ser esquecida. 

Profissionais da educação se reinventam todos os dias,  se capacitam para acompanhar a evolução, eles não param. 

Por isso todo o meu respeito a aqueles que tentam construir através de seus alunos futuros profissionais, que não medem esforços e enfrentam os contratempos e adversidades para cumprirem com dignidade sua missão.

Parabéns a você professor pelo seu dia tão merecido.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

VOCÊ É O ESPELHO.

 Pais...espelhos para seus filhos. Primeiros e grandes mestres na escola da vida! 

A eles é  dado a responsabilidade de educar, direcionar para o caminho do bem com virtudes, princípios e ética.

Pais desequilibrados,  filhos inconsequentes. 

Quando nos tornamos pais, não temos dimensão do que nos espera. Não é  uma tarefa fácil mostrar o melhor caminho; quando lá fora os valores são distorcidos. 

Cumpra a sua missão com amor e verdades e terá orgulho dos "homens " que se transformarão. 

Se um dia seu filho cair nas armadilhas da vida,  não vire as costas por não tê-lo ensinado a praticar o mal, andar pela contra-mão. 

Levante seu filho amado e o coloque de novo onde ele deve ficar.  Só não se culpe se ele escolher quebrar regras ou jogar no lixo o que aprendeu ainda no berço.

A vida é  feita de escolhas e como em qualquer escola sempre haverá reprovações. 

Só um conselho: não desista do seu filho , ele será sempre seu, mesmo que a escolha dele te tire da lista de prioridades. 

Não o renegue, não o reprime,  apenas o ame e esteja pronto para ouvi-lo, aconselhar, amar.

Você é  seu espelho.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

ESTAMOS MUITO ACELERADOS.

 Tenho me assustado com o tempo. Como ele anda com pressa! Já não estamos conseguindo acompanha-lo.

Será que é o tempo que anda mesmo acelerado ou nós que estamos com muitas coisas para fazer que nem percebemos que somos nós os grande culpados por querer competir com o tempo?

Tem dias que pensamos: se o dia tivesse 30 horas eu ainda não daria conta de fazer tudo que preciso!

Mas, pra que querer abraçar o mundo " com as pernas?" Você sabe o seu tempo, as suas condições. Pra que querer fazer o que não consegue?

Dê um passo por vez, por dia. Só faça aquilo que te permita. O dia não vai esticar para te favorecer. 

E quando você terá tempo para você,  para sua vida?

O tempo continua o mesmo,  nós eque estamos acelerados. Pense nisso. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

SAUDADE DE UM TEMPO BOM.

 Ah! Que saudades da época em que criança era criança!

Lembro dos tempos onde meus filhos ainda crianças brincavam de carrinho,  jogavam bola, aprenderam a andar de bicicleta na calçada. 

Podiam ficar sentados na porta de casa ou brincando de pega-pega. Eles viveram a infância!

Mas os tempos mudaram, a modernidade chegou e com ela a insegurança. 

Nossas crianças perderam seu espaço e ficam trancadas dentro de casa. A TV, o celular e joguinhos eletrônicos passaram a fazer parte de suas rotinas.

Aposentaram os brinquedos tão queridos da nossa infância,  as bonecas estão ultra modernas, pouco acessíveis.  Os carrinhos não perdem suas rodas, eles fazem manobras alucinantes.  Haja pilhas e baterias!

Penso em como estará  o mundo quando meu neto começar a viver à sua infância. Quais as novidades? Talvez o parquinho seja de vidro blindado com acesso restrito. Os brinquedos serão apenas digitais. 

Como quero brincar com ele, resgatar os brinquedos e brincadeiras, ensinar o valor do toque, do partilhar monentos!

Meu desejo é  que os pais ganhem preciosos tempos ao lado dos filhos, que brinquem, contem histórias . Curtam momentos exclusivos com eles.

A infância passa rápida e se tiverem uma qualidade de vida ao lado dos pais e avós serão adultos felizes e equilibrados.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 11 de outubro de 2022

CONTINUE ...

 Esses dias ouvi a seguinte frase: seu problema é  se sentir bem cuidando das pessoas . Quando não tem ninguém para você cuidar, você sente essa solidão".

Eu não gosto apenas de cuidar, gosto de ajudar. Sinto-me gratificada com esses pequenos gestos, mesmo que muitas vezes essas pessoas na primeira oportunidade me traem, são ingratos 

Isso acontece com frequência e me deixava triste, magoada, principalpor vir de pessoas que você sempre ajudou,  tirou das maiores "enrascadas".

Depois de tanto questionar essas pessoas; compreendo que a errada não sou eu por ajudar. Preciso continuar como gosto de ser e agir.

O errado é  o ingrato que não sabe reconhecer os gestos vindo do coração. Esquecem que a roda da vida gira. 

Quem faz o bem segue ajudando.

Quem é  ingrato vai ter que prestar contas. Nessa hora não adianta choro,  pois a colheita não lhe favorecerá. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

QUER NOTÍCIA MELHOR?

 Todos os dias ao acordar, antes mesmo de me levantar faço minhas orações e logo depois vou me informar sobre as notícias do dia. Sempre a espera de me deparar com boas notícias.

 Notícias essas que estão cada vez mais raras!

Fico pensando em como os tempos mudaram mesmo, e para pior. Imaginava que a pandemia faria diferença na vida das pessoas, que sairíam mais humanas, mais tolerantes e que amaríam e respeitariam a vida. Isso está longe de acontecer.

Nossa vida hoje, vale realmente menos que 1,99.

Minhas amigas já sabem que sempre que nos falamos logo digo: quero notícias boas e elas sempre respondem que não tem essa notícia para me dar.

Hoje me dei conta que, a melhor notícia que eu poderia ter todos os dias e que preciso ser grata é  que vou ter mais um dia . Muitos não terão essa oportunidade. 

Não preciso procurar longe, tenho comida ,um teto sobre minha cabeça e a oportunidade de correr atrás de meus sonhos.

Quer notícia  melhor?

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 




domingo, 9 de outubro de 2022

RECOLHA SUAS ARMAS.

 Você já deve ter participado de várias conversas onde em um determinado momento a conversa vira discussão.

A parte errada começa a gritar para impor sua opinião ou se defender.

Se partirem aos gratos para se chegar a um entendimento  vira inimizade.

Por isso a importância do silêncio,  do cakar-se pela sua paz. 

Mas nem todos tem sabedoria e elegância nesses momentos críticos. 

Em tempos de eleições a coisa piora. Não só discussões em rodas de conversas e botecos. As redes sociais enchem-se de agressões,  ataques. Todos querem defender suas ideias.

Mas, é os candidatos; merecem todas essas ocorrências? Pense nisso.

Não crie inimizades, desentendimentos por causa de política. Vamos respeitar as opiniões alheias como quer ser respeitado.

Se não tiver diálogo,  recolha suas armas e saia de mansinho.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 8 de outubro de 2022

AS OPINIÕES MUDAM .

 Vejamos: as nossas opiniões sobre uma pessoa muda ao longo dos anos; ou para melhor ou pior. Isso é  fato.

Então, se mudamos nossa fala sobre um candidato é  porque algo aconteceu. Pode ser uma opinião ou atitudes que não gostamos ou não nos favoreceu. Certo?

Então deixei eu dar minha opiniao sobre tantas conversas infundadas sobre Lula e Bolsonaro.

Me admira servidores da saúde brigarem pelo atual presidente. Eles viveram na pele a pandemia, viram a morte de perto e a luta pela vida.

Viram a vacina ser questionada, a ciência ser desacreditada.

E a área da educação também aplaudir o atual presidente me causa indignação. Quantas cortes no orçamento! A educacao assim como a saúde são direitos constitucionais .

Eu vi e ouvi a mulher sendo humilhada, rebaixada por ele! Esse senhor não me representa .

Mas Lula vai apoiar o aborto, a liberação das drogas, a implantação da ideologia de gêneros nas escolas.

Se seu filho for homossexual ou usar drogas a culpa é  do Lula? Não seria uma escolha ou falta de orientação dos pais ? O último culpado é  o presidente.

Seu/sua filho (a) homossexual pode ser agredido ou morto na rua. Mas o presidente é  contra eles, é  a favor da família. Qual ideologia de família ele segue sendo este casado três vezes?

Lula é  ladrão. Sim. Ele e sua turma roubaram sim e muito, mas o maior ladrão, na minha opinião é  aquele que roubou o direito à vida de milhares de pessoas por negar a covid-19,  por minimizar o caos iminente como uma gripezinha e demorar a trazer a vacina. 

Ele não facilitou.

Então, quando defenderem esse ou aquele, pensem bem. Todos eles  como nós temos telhado de vidro.

Posso também estar errada. Mas prefiro acreditar que estou olhando por outro ângulo.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


 

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

PRATIQUE O BEM.

 Já vi pessoas dizendo: faço, faço o bem e só me ferro.

Mas se você faz o bem pensando no retorno já começa errando. O bem se faz de coração, o retorno é  uma consequência. 

O bem que fazemos hoje são as portas que se abrem em nossa caminhada,  às vezes de forma imperceptível. 

Talvez você não entenda porque as coisas demoram a acontecer na sua vida.  Elas não demoram, simplesmente tem o tempo certo.

Continue praticando o bem sem olhar a quem e entenderá os pequenos detalhes em sua vida que vem fechando os olhos para eles.

Não podemos escolher a quem ajudar. Estender a não a quem precisa é  uma obrigação do ser hunano, afinal todos um dia precisamos do outro. Se ainda não precisamos; lá na frente isso pode acontecer.

Pode ser m simples abraço na hora certa.

Deite a cabeça no travesseiro e diga: " é  muito agradável sentir que fizemos o bem  que deveríamos fazer!"

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

O QUE VOCÊ TEM SEMEADO?

 O que você tem semeado? 

Para responder é preciso entender que, mesmo em terreno árido plantando com amor e insistência tudo brota 

É  necessário não desistir. Terá dias em que o sol estará mais quente, as dúvidas, o medo o desânimo farão parte do dia .

Mas você quer ser a diferença,  quer fazer melhor,  mesmo que conspirem contra .

Semear o bem é  não passar fofocas para frente,  é não aplaudir o erro, é não ser conivente com a mentira. 

Mesmo sendo tão difícil plantar amor onde a discórdia existe, não desista. Plantando as boas sementes um dia elas vão florir. 

Faça sua parte. Logo adiante você terá a certeza na hora da sua colheita que você fez o que tinha que ter feito, mesmo que digam o contrário. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias